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Freio a tambor: como funciona?

Autor: Full Pneus

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Freio a tambor: como funciona?

O freio a tambor do carro é um dos principais componentes que necessitam de uma contínua manutenção e revisão. Como resultado, a qualidade dessas peças automotivas fará com que o veículo tenha um bom desempenho. Além disso, alta performance e ótimos alcances nas pistas.

Portanto, confira agora como funciona o freio a tambor. Além disso, você vai saber mais sobre o sistema de freio a disco. Acompanhe a seguir!

 


O que é freio a tambor? 

Este componente tem a função de criar um atrito específico a fim de impedir a aceleração do carro. Assim, na maioria dos automóveis, o tambor está localizado nas rodas traseiras. 

O tambor é uma peça do carro que faz parte de um conjunto de peças que formam o sistema de frenagem do automóvel. 

O tambor começa a funcionar a partir do acionamento do pedal pelo motorista. Assim que o pedal é acionado, é transmitida uma pressão pelo fluido de freio até o cilindro.

Nessa peça, encontram-se os pistões, os quais são responsáveis por empurrar as sapatas em direção oposta contra a superfície interna do tambor. Como resultado, o tambor gira em conjunto com a roda do veículo nessa direção.

O resultado do atrito com a lona, peças presas às sapatas, é a diminuição da velocidade de rotação do tambor. Portanto, esse efeito provoca a frenagem do automóvel. Consequentemente, a energia cinética é transformada em calor.

Além dele, há também outra peça chamada disco que faz parte desse grupo de freios. Assim, em carros leves, o tambor e o disco são subcomponentes hidráulicos. Já em carros de grande peso, encontram-se os freios de ar. Assim chamados de pneumáticos.

 

Qual a diferença entre freio a disco e freio a tambor?

Basicamente, a diferença entre esses dois componentes está na maneira de como funcionam para realizar a frenagem do carro. 

Assim, como o próprio nome esclarece, o freio a disco apresenta um disco preso ao cubo da roda. Portanto, esse disco é comprimido em suas faces por outras peças chamadas pastilhas. Como resultado, gera-se o atrito preciso para frear o carro. 

Componentes do sistema de freio de um carro:

Como já explicado em uma das reportagens anteriores, o freio de um carro é formado por um conjunto de peças que trabalham em conjunto. São elas:

 


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