Super Banner

Freio a tambor: como funciona?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Freio a tambor: como funciona?

O freio a tambor do carro é um dos principais componentes que necessitam de uma contínua manutenção e revisão. Como resultado, a qualidade dessas peças automotivas fará com que o veículo tenha um bom desempenho. Além disso, alta performance e ótimos alcances nas pistas.

Portanto, confira agora como funciona o freio a tambor. Além disso, você vai saber mais sobre o sistema de freio a disco. Acompanhe a seguir!

 


O que é freio a tambor? 

Este componente tem a função de criar um atrito específico a fim de impedir a aceleração do carro. Assim, na maioria dos automóveis, o tambor está localizado nas rodas traseiras. 

O tambor é uma peça do carro que faz parte de um conjunto de peças que formam o sistema de frenagem do automóvel. 

O tambor começa a funcionar a partir do acionamento do pedal pelo motorista. Assim que o pedal é acionado, é transmitida uma pressão pelo fluido de freio até o cilindro.

Nessa peça, encontram-se os pistões, os quais são responsáveis por empurrar as sapatas em direção oposta contra a superfície interna do tambor. Como resultado, o tambor gira em conjunto com a roda do veículo nessa direção.

O resultado do atrito com a lona, peças presas às sapatas, é a diminuição da velocidade de rotação do tambor. Portanto, esse efeito provoca a frenagem do automóvel. Consequentemente, a energia cinética é transformada em calor.

Além dele, há também outra peça chamada disco que faz parte desse grupo de freios. Assim, em carros leves, o tambor e o disco são subcomponentes hidráulicos. Já em carros de grande peso, encontram-se os freios de ar. Assim chamados de pneumáticos.

 

Qual a diferença entre freio a disco e freio a tambor?

Basicamente, a diferença entre esses dois componentes está na maneira de como funcionam para realizar a frenagem do carro. 

Assim, como o próprio nome esclarece, o freio a disco apresenta um disco preso ao cubo da roda. Portanto, esse disco é comprimido em suas faces por outras peças chamadas pastilhas. Como resultado, gera-se o atrito preciso para frear o carro. 

Componentes do sistema de freio de um carro:

Como já explicado em uma das reportagens anteriores, o freio de um carro é formado por um conjunto de peças que trabalham em conjunto. São elas:

 


No Centro Automotivo Full Pneus, nossa estrutura está apta a receber o seu carro e implementar as melhores soluções automotivas do RJ e Baixada Fluminense!

Assim, não perca tempo! Venha conhecer a nossa loja automotiva.

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido para o Rio de Janeiro). 

 

Central de atendimento: 21 2765 6700

 

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Pneus Full Pneus

Preços de Pneus Promoção

Redes Sociais

Facebook                          Instagram

 

Matérias Relacionadas:

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção