Correia Dentada: descubra a hora certa para trocá-la

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Correia Dentada: descubra a hora certa para trocá-la

Dentre as peças automotivas, as quais fazem parte do composto veicular, a correia dentada é uma das mais importantes. Assim, conhecer este equipamento e saber qual é a sua função será um diferencial no seu dia a dia. 

Dentro do ambiente automotivo, existem diversos elementos que fazem parte da sua composição. Assim, além do motor, podemos citar os pneus, as rodas e os amortecedores. Porém, existe uma peça que possui uma importância enorme para o bom funcionamento do carro. Como resultado, caso este equipamento tenha algum defeito ou esteja sem um desempenho normal, a tendência é que o veículo não consiga realizar as suas travessias. Portanto, estamos falando sobre a correia dentada.

Principais Informações – Correia Dentada

Em primeiro lugar. é muito importante enfatizar alguns dados – os quais demonstram a relevância do papel desta peça automotiva no veículo. Assim, o condutor terá a certeza de que implementar os melhores cuidados com a sua correia dentada será uma decisão correta.

Esse tipo de correia é o elemento central para que o motor funcione. Assim, realiza uma conexão entre o comando de válvulas ao virabrequim, o que possibilita que ocorram as explosões para uma boa queima de combustível. Portanto, esse processo permite que o seu carro se movimente sem nenhuma dificuldade.

Ter os melhores cuidados com esse produto é imprescindível. Isso porque, caso o motorista goste de dirigir em altas velocidades, haverá o risco do rompimento desta correia (principalmente, se estiver com uma enorme depreciação).

Consequentemente, esse fator pode gerar muitos prejuízos, como o empeno de alguns componentes ou a quebra de outros elementos cruciais para o dia a dia das viagens e passeios.

De que é composto esse material especial?

Em sua composição, podemos destacar a existência do compensado de lonas não inflamáveis. Assim, esse material necessita de atenção, porque o seu desgaste pode acontecer de forma rápida (depende do uso do carro).

Além disso, todo esse composto possui uma outra função relevante. Trata-se da coordenação dos movimentos de cada válvula e pistão. Como resultado, ajuda no trabalho sincronizado destes elementos. Portanto, partir desse procedimento, o movimento uniforme contribui para repassar a força, que movimenta as rodas do veículo.

Observação: a correia dentada também ajuda no fechamento das válvulas de escapamento, o que mantém uma maior segurança na locomoção do veículo.

Em resumo: todos os condutores precisam ter uma atenção especial com esse material. Isso porque, caso aconteça algum dano ou defeito, as consequências financeiras e para o veículo como um todo serão impactantes. Desta forma, não deixe de realizar a conferência do seu estado sempre que for necessário.

Como identificar que a correia dentada tem um desgaste acentuado?

Infelizmente, essa peça automotiva não emite sinais claros sobre a sua situação. Assim, não existem odores, ruídos ou vazamento de óleo – os quais comprovam que existe um problema.

Como resultado, o condutor precisa ficar atento e analisar, de tempos em tempos, o produto. Desta forma, o ideal é remover a capa protetora e checar se alguma das lonas está desfiada ou trincada. Porém, faça isso com o automóvel em repouso.

Outro ponto importante: analise a operação do esticador da correia – a fim de garantir que o material não escape das polias e cause estragos no motor.


Dicas para manter este material com uma boa performance

Após conhecer as principais informações acerca deste elemento automotivo, com certeza você ainda tem algumas dúvidas. Assim, uma delas deve ser sobre os cuidados essenciais para manter a peça em funcionamento.

Como resultado, quando um motorista entender as formas de preservar a sua correia dentada, a consequência será que haverá menos gastos financeiros para consertá-la e recuperar a sua funcionalidade correta.

Portanto, para facilitar o seu monitoramento do material, acompanhe cada tópico a seguir e conheça as melhores dicas:

  • Não realize a redução das marchas com alguns momentos incorretos;
  • Não use o seu pneu de “qualquer jeito” ou em “manobras arriscadas” (exemplo: cantar pneu);
  • Evite implementar alguns trancos no motor – com a finalidade de que ele “pegue” rapidamente;
  • Mantenha uma boa atenção aos prazos de validade que existem no seu manual;
  • Caso o veículo tenha uma quilometragem muito alta, verifique se há desgaste;
  • Faça sempre a revisão do seu carro como um todo (inclusive, da correia dentada);
  • Antes de adquirir um carro usado, procure um mecânico ou Centro Automotivo de sua preferência. Assim, peça para este profissional analisar as peças automotivas – a fim de averiguar se existe uma depreciação;
  • Descubra se o automóvel possui uma correia ou corrente. Isso porque, a diferença é que a correia é feita de borracha e a corrente de metal. Consequentemente, a corrente tem maior durabilidade e um preço mais alto;
  • Caso a sua correia tenha a composição de borracha, você pode fazer a substituição por uma corrente de metal.

Tenha sempre estes toques em mente, no momento de analisar essa peça. Como resultado, dificilmente, ocorrerá um problema ou dano que traga diversos contratempos emergenciais.


Como realizar a troca da sua correia dentada com agilidade e segurança?

Em primeiro lugar, é muito importante levar o seu automóvel no melhor Centro Automotivo (aquele onde você tem a maior confiança no serviço). Assim, os profissionais irão avaliar a depreciação que há no produto e indicarão outra peça com uma boa qualidade e garantia.

No caso da corrente dentada, a Full Pneus também possui excelentes opções para a escolha do cliente. Assim, será possível observar o melhor elemento metálico disponível para a troca. Porém, independente do tipo de material a sofrer uma modificação neste momento, tenha a certeza de que o procedimento é simples e não leva muito tempo.

Como resultado, o seu carro poderá rodar com a melhor experiência no segmento. Além disso, esta pró-atividade evita que ocorram novos defeitos e problemas mecânicos no futuro.

Portanto, antes de qualquer iniciativa, tenha em mente que você necessita de um apoio de primeira categoria!


Na Full Pneus, nós temos as melhores soluções para a troca da sua correia dentada ou corrente. Assim, nossos especialistas irão implementar a solução automotiva com a maior qualidade, capacidade e custo / benefício na área do RJ!

Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – próximo à Rodovia Presidente Dutra (em direção ao Rio) saída 178B.

Central de atendimento: 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
 
molas esportivas full
molas esportivas
 
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira