Sistema de Freio: confira o nosso serviço

Autor: Full Pneus

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Sistema de Freio: confira o nosso serviço

Para que um automóvel alcance ótimos resultados nas pistas, é importante que o sistema de freio tenha um bom funcionamento.

Em primeiro lugar, ao pensar no desempenho e na alta performance de um veículo, o motorista precisa estar atento a qualidade dos componentes do carro. Assim, existem algumas peças automotivas, as quais irão necessitar de uma manutenção e revisão contínua. Como resultado, a partir deste procedimento simples, o seu automóvel irá transitar com muita segurança e conforto no dia a dia. Portanto, neste conteúdo, iremos destacar o sistema de freio.

Informações Importantes sobre o Sistema de Freio

Para iniciar a explicação, é necessário falar um pouco sobre o que é o componente. Assim, para o seu conhecimento, podemos definir o sistema como um conjunto de elementos que permitem a interrupção da aceleração do veículo. Portanto, este grupo de peças irá trazer muita proteção ao motorista e aos seus passageiros.

Como resultado, quando um automóvel possui um sistema de frenagem excepcional, dificilmente acontecerá algum problema sério (como um dano ou até algum acidente) que comprometa a estrutura do veículo.

Além disso, em conjunto com a parte da suspensão e os componentes da direção, o freio proporcionará um suporte para a manutenção da segurança no automóvel.

Dois formatos para o acionamentos dos freios

Com exceção dos automóveis desenvolvidos para pessoas com deficiência, a maioria dos carros têm duas formas de acionamento manual. Desta forma, podem ser identificadas como o pedal e a alavanca.

Porém, em modelos novos ou naqueles que possuem uma maior inovação em sua composição, existe também o acionamento automático. Assim, quando há a detecção de possíveis colisões, o próprio sistema de inteligência do automóvel realiza o processo de frenagem. Como resultado, isso ajudará o motorista a evitar possíveis problemas.

Observação: em carros leves, o sistema de freio possui uma divisão específica. Assim, os subcomponentes são o disco e o tambor (ambos hidráulicos). Além disso, quando citamos os veículos de grande peso, o comum é encontrarmos os freios de ar (ou aqueles ditos como pneumáticos).


Quais são alguns dos componentes deste conjunto?

O sistema de freio, por ser um composto de muita complexidade, possui algumas características ímpares. Assim, é importante que o motorista conheça um pouco melhor cada uma delas.

Como resultado, isto apoiará na compreensão de como funciona este material e de que forma cada peça poderá afetar o seu desempenho. Portanto, para o seu conhecimento, acompanhe cada componente em ênfase abaixo:

1- Pedal

É o mais famoso entre os materiais desse sistema. Isto porque, um motorista sempre irá pensar em acionar o freio de um veículo quando tocar no componente. Assim, possui um funcionamento simples: quando o condutor pisar neste local, as rodas do automóvel serão impedidas de prosseguirem com o seu movimento naquele momento.

 2- Alavanca

Esta é considerada a segunda parte do conjunto. Porém, quando há o acionamento desta área, apenas as rodas de trás do veículo terão a ação de frear.

Portanto, este é o motivo principal para que o uso desse freio de mão ocorra apenas quando o automóvel estiver em repouso. Assim, não o utilize para parar o carro, quando o mesmo estiver em uma alta velocidade.

Uma observação: o pedal e a alavanca são materiais do sistema de freio. Porém, são independentes um do outro.

3- Disco de Freio

Esse elemento detém um formato circular. Assim, possui conexão direta com a roda e a função de acompanhar o movimento do veículo. Além disso, realiza a desaceleração e uma interrupção da velocidade no automóvel (isto, quando um material abrasivo sofre uma pressão contra ele).

4- Tambor

Este componente tem uma funcionalidade semelhante ao disco de freio. Assim, cria um atrito específico, com a meta de impedir a aceleração do carro. Possui uma forma similar a uma panela e, na maioria dos automóveis, se encontra nas rodas traseiras.

5- Pastilha

Um elemento de renome dentro deste sistema, é uma das peças automotivas responsáveis por desacelerar o veículo. Assim, necessita de trocas recorrentes, porque possui uma utilização constante: o seu material desenvolve a fricção entre os freios e as rodas. Como resultado, esse atrito gera a resistência, que interrompe o deslocamento comum.

Outro ponto – o qual precisa estar em evidência – é o fato de que as pastilhas são exclusivas dos sistemas de freio a disco. Assim, os insumos (usados para criar este componente) são devidamente escolhidos, como forma de tornar o material mais funcional e menos prejudicial à saúde.

6- Lona

Uma outra possibilidade de atrito para reduzir a velocidade do automóvel. Muito comum em veículos clássicos ou que se enquadram na categoria dos populares, está presente nos sistemas de freio a tambor. Para funcionar, as lonas devem se aproximar do tambor, para que ocorra a fricção. Como resultado, isso irá desacelerar o veículo.

7- Pinça

É o material, o qual realiza a atuação no sistema de freio a disco. Assim, atua como suporte e proteção das pastilhas. Além disso, emite a pressão contra o disco por meio de um ou mais cilindros hidráulicos com os pistões internos.

Importante: pinças flutuantes ou deslizantes é a nomenclatura dos materiais que têm apenas 1 cilindro. No caso de versões com mais de 1 pistão, o nome é pinça tipo fixa.

8- Fluido

Considerada uma das partes mais importantes. Assim, é o material responsável por transferir o movimento – o qual proporciona o bom funcionamento do sistema hidráulico.


Como funciona o serviço de manutenção do Sistema de Freio?

Em primeiro lugar, os especialistas do Centro Automotivo irão desenvolver um diagnóstico rápido e preciso. Assim, a partir de alguns sinais (como os barulhos estranhos no conjunto) e de algumas perguntas simples ao cliente (quando começou o problema ou em que condição esse dano aparece), os profissionais terão uma ideia do que ocorre.

Após este momento inicial, o próximo passo será o mecânico “dar uma volta” com o carro (junto com o dono), com a finalidade de identificar e reproduzir o defeito. Como resultado, será feito um teste de rodagem.

A partir destas etapas e ao observar o problema, o especialista em mecânica dará prosseguimento na implementação dos procedimentos. Portanto, com uma equipe de excelência, os equipamentos certos e uma boa capacidade de desenvolvimento das soluções, os resultados finais serão muito bons para o consumidor.


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