Troca de Óleo: saiba o momento de trocar

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Troca de Óleo: saiba o momento de trocar

Para que um automóvel trafegue da melhor forma é preciso que a troca de óleo seja desenvolvida. Portanto, a partir de um serviço automotivo de qualidade, a tendência é que este procedimento alcance as melhores respostas.

Para que um veículo consiga manter o desempenho e transite sem dificuldades, é preciso investir em boas soluções automotivas. Assim, os serviços como troca de óleo, revisão do motor e manutenção dos amortecedores são cruciais para que o seu carro não tenha nenhum problema.

Além disso, quando se realiza este procedimento em um Centro Automotivo de primeira linha (como é o caso da Full Pneus), a tendência é que alcance o máximo de sucesso. Como resultado, o seu automóvel estará apto a transitar em viagens de curta e grande distâncias.

Assim, neste artigo, iremos falar sobre a mudança do óleo, onde iremos destacar os pontos importantes do trabalho.


Importância do óleo para o motor do automóvel

Em primeiro lugar, é muito importante ressaltar a relevância do óleo lubrificante para o funcionamento de qualquer veículo. Isto porque, possibilita as partes móveis atuarem de modo totalmente livre – a fim de transmitirem a força de combustão para as rodas.

Além disso, outro ponto positivo deste serviço nos veículos é que ocorre a redução do atrito entre as peças. Como resultado, o desgaste natural dos componentes será menor, o que manterá um período maior de uso de cada peça.

Esse óleo que lubrifica os componentes também tem um papel crucial no controle do calor que é ocasionado pelo sistema. Isso porque, evita que esta temperatura alta passe para outros materiais internos do carro. 

Portanto, ao realizar uma excelente troca do óleo, o motorista irá garantir que estes benefícios continuem presentes no seu automóvel. Tudo isso, independente da utilização ampla ou diminuta do veículo no dia a dia.


Por que é necessário realizar a Troca de Óleo em um período determinado?

Quando se realiza a troca do óleo lubrificante de um carro tem o seu óleo lubrificante, esse procedimento irá garantir que todo o sistema automotivo continue a manter uma atuação constante. Isto porque o material lubrifica diversas peças, que possuem uma relação direta com o motor de um carro.

Assim, com este trabalho, o bom funcionamento do composto veicular se manterá excepcional. Porém, caso isto não ocorra, podem acontecer alguns problemas. Como resultado, a tendência é que essa situação danosa acabe por trazer custos inesperados de conserto. Desta forma, o motorista terá de desembolsar muito dinheiro.

Além disso, há outra razão – a qual justifica essa troca de tempos em tempos. Assim, quando o óleo baixa de nível, pode ocorrer a contaminação por subprodutos, os quais surgem na queima do combustível. Como resultado, essa sujeira prejudica a propriedade de lubrificação do óleo, tornando ele mais ácido e prejudicial.

Portanto, para evitar a corrosão do motor ou danos nas peças, este procedimento é indispensável!


Troca de Óleo: como e quando fazer?

Em primeiro lugar, antes de programar a mudança deste material no seu motor, é importante verificar se os níveis estão aceitáveis ou não. Assim, será possível identificar – através da medição com a vareta – a necessidade de fazer o procedimento o quanto antes.

Porém, para fazer a checagem do nível, em primeiro lugar deve-se aguardar um tempo com o motor desligado. Desta forma, espere – pelo menos – 5 minutos antes de implementar a verificação. Após este período, observe na vareta se o nível do óleo está na marca ideal.

Importante: o nível correto de óleo no motor acontece quando a medição encontra-se no meio entre o alto e o baixo. Isto porque, quando o óleo está com o nível alto pode ocorrer um vazamento do material. No caso de um nível baixo, o que poderá acontecer é a falta de lubrificação das peças.

Quando implementar a troca do seu óleo?

Há uma variação no período de troca, quando estudamos o manual de cada automóvel. Isto porque, alguns modelos e marcas diferentes apresentam propriedades específicas – que estão de acordo com a manutenção e revisão veicular. Portanto, será preciso observar o manual, a fim de identificar os períodos corretos para troca de óleo.

Porém, nos carros antigos (por exemplo), o recomendável é que este procedimento seja implementado de 5 em 5 mil km. No caso dos automóveis novos, existe uma média diferente para a aplicação das mudanças. Assim, o ideal é que seja feita de 10 em 10 mil km ou depois de 1 ano de utilização nas ruas e estradas.

Mesmo assim, existem alguns veículos que são exceções. Portanto, no caso de alguns modelos das marcas Jeep, Fiat e Renault, a troca deve ser feita de 20 em 20 mil km.

Observação: essa indicação é ideal para os motores que utilizam o formato de combustível diesel. Portanto, a melhor forma de descobrir quando a troca de óleo do seu veículo deve ser efetivada é através do manual e das especificações acerca deste automóvel. Assim, a partir destes cuidados importantes, você saberá quando deve fazer esta mudança.

Importante: para implementar essa solução, não deixe de procurar o melhor Centro Automotivo do estado do Rio de Janeiro! Assim, conte sempre com a equipe e todos os equipamentos de alta tecnologia da Full Pneus!


Conheça outras Soluções Automotivas

Trocar o óleo do seu automóvel é muito importante para que não aconteça nenhum imprevisto ao viajar ou transitar pelas ruas de grandes cidades. Porém, existem outros serviços que devem ser realizados periodicamente. Assim, com a manutenção em dia, o seu automóvel poderá rodar em qualquer local, sem que você tenha algum receio sobre possíveis problemas que venham a ocorrer.

Mas, quais são os principais serviços em carros que devo solicitar ao Centro Automotivo?

Para o seu conhecimento, iremos destacar alguns trabalhos importantes que precisam ser feitos em um automóvel:

  • Manutenção da Embreagem: imprescindível para que o carro consiga transitar no dia a dia.
  • Recuperação de Rodas: vai solucionar danos que buracos e ondulações podem ocasionar nestes materiais.
  • Troca dos Amortecedores: este serviço irá proporcionar uma maior estabilidade no seu veículo.
  • Limpeza do Ar Condicionado Automotivo: deixará o ar limpo, sem nenhum tipo de sujeira ou poeira.
  • Mudança da Correia Dentada: de 50 em 50 mil km, o motorista deve proceder com essa troca de material.

Portanto, caso precise implementar a troca de óleo ou qualquer outro serviço automotivo, não perca tempo! Conte com a Full Pneus para lhe proporcionar todo o apoio e suporte necessário!


Em nossa loja, o seu carro irá encontrar o que necessita, pelo melhor preço no RJ!

Além disso, venha agora nos visitar: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro. Perto da Via Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento: telefone 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira