Manutenção Preventiva: Como funciona?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Manutenção Preventiva: Como funciona?

A melhor forma de evitar qualquer problema ou dano inesperado no seu automóvel, é investir em uma boa manutenção preventiva. Como resultado, suas viagens serão melhores e a experiência ao transitar por ruas e estradas também.

Todos os dias, muitos motoristas usam os seus veículos no Rio de Janeiro. Assim, transitam com diversos objetivos, como viagens a trabalho (taxistas e motoristas de aplicativo) ou passeios com a família. Porém, para que tudo corra bem, é preciso preservar o bom estado do seu carro. Isto porque, mesmo para os condutores que rodam pouco, é muito importante investir na manutenção preventiva.

Assim como qualquer máquina, o automóvel necessita de uma revisão contínua. Como resultado, com um ótimo acompanhamento, o motorista irá manter seu veículo em uma perfeita condição.

Portanto, ao monitorar de modo correto cada equipamento, será possível acontecer uma economia financeira. Além disso, a partir deste cuidado excepcional, o desempenho e a performance do seu carro serão muito maiores.

Desta forma, tanto o motorista, quanto os passageiros irão perceber a diferença.


Quais as principais vantagens da Manutenção Preventiva?

Quando um condutor decide implementar uma revisão, de acordo com a necessidade do automóvel, o resultado será muito bom. Isto porque, será possível identificar desgastes e situações conflituosas. Assim, com um trabalho correto, impedir estes acontecimento será muito fácil.

Mas, você sabe quais são os benefícios mais relevantes desta manutenção?

Para lhe apoiar na resolução desta questão, iremos destacar alguns pontos. Assim, será simples entender e perceber que essa atividade é muito necessária para que o seu automóvel funcione 100% durante todo o dia:

  • Mantém uma troca Adequada de Peças Automotivas: cada equipamento tem uma vida útil específica. Assim, depois de um período (veja sempre o manual para se atentar ao tempo correto), o material necessita de uma mudança. Desta forma, a revisão veicular irá ajudar o condutor a identificar as peças automotivas que devem ser modificadas, para que o veículo transite sem problemas.
  • Redução do risco de degradação do automóvel: outro ponto interessante de ressaltar. Isto porque, com uma atenção correta, dificilmente a depreciação vai acelerar. Além disso, o seu custo com os consertos no carro não terá um aumento considerável.
  • Diminuição de alto custos com novos equipamentos: para os condutores, os quais desejam economizar e que não querem gastar “rios de dinheiro” com o conserto de uma peça, a manutenção é o caminho ideal. Assim, os cuidados serão imprescindíveis para que não aconteçam danos pesados. Como resultado, você terá que desembolsar um valor monetário menor com o automóvel.

Estas e algumas outras vantagens comprovam que investir em uma boa manutenção preventiva é crucial para que o seu automóvel alcance os melhores resultados.


Por onde começar a Revisão Preventiva do meu veículo?

Neste momento, onde você identificou a importância e os benefícios de contar com esta boa prática, ainda deve ter dúvidas sobre quais os procedimentos necessários para iniciar o trabalho. Assim, a fim de facilitar a sua vida, iremos falar um pouco sobre alguns componentes do veículo.

Além disso, neste texto indicaremos algumas atividades que precisam ser desenvolvidas para manter o bom estado do automóvel. Portanto, acompanhe cada etapa abaixo:

1- Verifique os Freios

Em primeiro lugar, é muito importante analisar o estado do seu sistema de frenagem. Isto porque, este equipamento é responsável por ativar a interrupção e reduzir a velocidade. Assim, caso ele tenha algum problema, há chances de que um acidente grave ocorra (exemplo: batida entre dois automóveis).

Portanto, procure observar as pastilhas e os discos de freio. Desta forma, esses materiais precisam ser preservados. Em caso negativo, providencie a substituição por produtos novos. Além disso, verifique se no painel do carro existe algum indicador de dano neste ambiente.

2- Confira a Vida Útil da sua Bateria

Essa é outra peça de muita relevância. Assim, tem a função de armazenar energia sob um formato químico. Como resultado, sempre que o carro precisar, haverá a transformação em energia elétrica, a qual irá possibilitar a partida do motor. Na maioria dos automóveis, o seu período de funcionamento varia entre 3 a 5 anos.

Portanto, quando o carro “demorar muito a pegar”, procure ficar atento(a) e procure um bom Centro Automotivo para constatar se há a necessidade da troca para um equipamento renovado.

3- Troca de Óleo

Essa etapa é necessária para que o motor não chegue a fundir ou travar. Como resultado, se o motorista não tiver uma preocupação com esse ponto, é possível que aconteça um problema sério, que impossibilitará o funcionamento normal. Portanto, não deixe de observar a vareta que mede o nível de óleo. Além disso, programe uma boa renovação desse material de 5 em 5 mil km (ou, a cada 6 meses).

4- Observe a sua Correia Dentada

Essa peça automotiva é indispensável para que o automóvel transite de forma normal. Assim, caso aconteça algum rompimento no material, os pistões irão se chocar com as válvulas, o que poderá empenar o componente.

Como resultado, haverá a necessidade de desenvolver uma retífica do cabeçote. Portanto, mantenha a sua atenção para a revisão deste componente.

5- Pneus e Rodas

No caso do jogo de pneus, olhar o estado da solução automotiva e verificar se existem danos na estrutura é primordial. Isso porque, caso esteja muito desgastado, será necessário realizar a compra de um novo produto.

A melhor forma de amplificar a vida útil desse material é manter os serviços de alinhamento e balanceamento em dia. Além disso, não esqueça de calibrar cada pneu do modo correto.

Sobre as rodas: além de serem importantes na estética do seu carro, também apoiam na estabilidade do veículo. Assim, tome cuidado com os buracos e com o “esbarrão” no meio fio (que podem proporcionar danos e riscos ao material). Além disso, mantenha cada roda sempre limpa, evitando o acúmulo de sujeira.

6- Cinto de Segurança

Por último, não poderíamos esquecer deste componente – o qual é crucial para qualquer automóvel. Assim, todas as pessoas presentes no carro devem fazer o uso desta peça.

Além disso, caso perceba uma folga ou qualquer tipo de falha na sua função comum, procure o Centro Automotivo para corrigir o defeito! Assim, sua segurança estará 100% garantida!


Temos a total certeza de que estas dicas irão apoiar na realização da boa manutenção preventiva do carro! Assim, conte com a nossa ajuda no que for preciso para que a sua rodagem seja ainda melhor!


Além disso, se precisar fazer a sua manutenção preventiva, fale com os nossos especialistas!

Nosso endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – RJ – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >