Super Banner

A importância da manutenção preventiva.

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

A importância da manutenção preventiva.

Toda manutenção seja ela de um item específico, de uma peça ou um conjunto de peças é muito importante. Por isso, entenda a importância da manutenção preventiva.

Com isso, todo veículo, seja ele particular ou com funcionamento como coletivo, é necessário que haja uma manutenção periódica.

Dessa forma, a periodização das manutenções é essenciais para manter os automóveis em funcionamento.

Com isso, muitos motoristas, que utilizam o automóvel como um meio de promover uma renda familiar, tentam enxugar os gastos. Assim, deixam as peças que são fundamentais para depois.

Diante deste cenário, isso causa um desgaste de outras peças e causa também uma prejudicação de toda a parte mecânica.

Nesse sentido, as peças que são mais prejudicadas são as peças que necessitam de lubrificação. Sendo assim, um dos procedimentos é a substituição do óleo lubrificante.

Mas o que acontece com o óleo lubrificante?

Confira, a seguir!


Manutenção preventiva: óleo lubrificante

O óleo é responsável pela limpeza e lubrificação de toda a parte mecânica.

Dessa forma, as principais partes mecânicas que fazem o esforço do motor são as da câmara de combustão. Assim, este local pode chegar a temperaturas altíssimas. Como, por exemplo, 900º C.

Dessa forma, a temperatura se dá pelo excesso de explosões provindas das combustões e o atrito entre a parte móvel (pistão) e o bloco do cilindro.

Assim, por conta desse nível alto de aquecimento da câmara de combustão, o excesso de resíduos se mistura com o óleo. Sendo assim, o deixa mais grosso.

Dessa forma, com o óleo mais grosso, o nível de viscosidade começa a atrapalhar. Como resultado, ele deixa de ajudar na lubrificação das peças.

Dessa forma, quando o óleo fica muito grosso por conta do excesso de calor, acaba ocorrendo uma redução. Além disso, existe a possibilidade de um acúmulo de resíduos, quando não há a troca desse óleo.

Nesse sentido, o motor começa a queimar. Isso na tentativa de fazer a lubrificação, e em muitos casos, chega a queimar o motor.

Sendo assim, um prejuízo muito maior para o dono do veículo.


Manutenção preventiva: redução de acidentes

Outro fator importante para a manutenção é o risco de acidentes. Com isso, todo acidente, principalmente, de veículo se dá por conta de uma falha.

Seja uma falha humana ou uma falha mecânica do próprio veículo. 

E na tentativa de reduzir e minimizar todos os riscos por falha mecânica o ideal é sempre manter o automóvel em perfeito estado.

Como já falamos, o desgaste dos materiais é muito comum em todos os tipos motores, sejam eles a álcool, gasolina ou a diesel.

Sendo assim, a manutenção é uma parte fundamental para que o veículo permaneça em pleno funcionamento.

Dessa forma, o funcionamento de um motor não depende apenas de combustível. Ele também necessita de uma boa pressurização e, principalmente, se manter resfriado.

Com isso, quando um motor não recebe o resfriamento de forma ideal, a chance do mesmo de vir a queimar ou causar alguma parada por conta da falta de refrigeração é muito grande.

Assim, a refrigeração de um motor é tão fundamental que quando um motor não é resfriado, ele começa a esquentar. Como resultado, ele causa aquele fumaceiro em carros que vemos em longos engarrafamentos.

Assim, o que acontece basicamente é que o motor esquentou tanto que a junta do cabeçote queimou e misturou água no óleo lubrificador.

Dessa forma, a questão da fumaça se dá porque o óleo quente com a água começa a entrar em estado de ebulição causando a queima do motor.

Geralmente, isso se dá por conta da falta da manutenção do veículo.

Assim, a manutenção preventiva existe, especialmente, para evitar uma futura dor de cabeça e um prejuízo bem maior.

Com isso, a manutenção preventiva pode ser feita em todo o motor. Como resultado, reduz o gasto de tempo.


Manutenção Preventiva: itens automotivos

Entretanto, alguns ítens que já são previstos para a manutenção são:

              – Oleo: deve ser substituído juntamente com o óleo.

              – Combustível: a troca deve ocorrer a cada 10 mil km rodados.

              – Ar-: o filtro de ar pólipo é responsável pela limpeza do ar dentro do veículo, deve ser trocado a cada 12 meses.


Manutenção preventiva do seu carro: Conheça a Full Pneus

Para que a sua manutenção preventiva seja um sucesso e o seu automóvel rode com a melhor performance, é imprescindível procurar as nossas soluções!

Assim, a Full Pneus é o Maior Centro Automotivo da América Latina. Como resultado, oferece para os condutores os serviços especializados para que o automóvel alcance o desempenho correto! Em nossa loja, temos os diferenciais que nos colocam a frente da concorrência:

Além disso, contamos com um amplo mix de produtos pneumáticos e rodas. Todos eles, fabricados pelas melhores marcas do planeta (como Pirelli, Michelin, Goodyear, Ruff Racing, TSW, dentre outras famosas).


Ao escolher o pneu ideal, o seu automóvel poderá transitar nas ruas, sem dificuldades. Portanto, se você necessita de algum destes materiais, conheça a Full Pneus e o seu portfólio!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 Redes Sociais

Facebook                  Instagram

Matérias Relacionadas

Pneu 175/70 R13. Quais carros trabalham com essa medida?

Carro movido a água: Fake ou verdade?

Carro barato no Brasil?

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

promção