Golpe da Folha Magnética
Dentre diversas táticas para dificultar a identificação da placa veícular, com o objetivo de evitar multas de trânsito e até praticar crimes, uma tática pode ser adquirida pela internet no Brasil e no exterior.
Trata-se do “golpe da folha magnética”: sites comercializam uma peça metálica, semelhante a uma folha de árvore, que o mau motorista adere à placa do automóvel, de forma a cobrir um ou mais caracteres da chapa.
O “truque” utiliza um ímã, posicionado sob a placa, que pode ser acionado por meio de uma espécie de controle remoto – ao apertar de um botão, o ímã é desativado e a folha cai, para dificultar uma eventual fiscalização em uma abordagem.
Esse é mais um item ilegal para burlar a fiscalização, como adesivos que “ofuscam” a câmera de radares, e placas retráteis que são ocultadas ou têm as letras e números trocados ao toque de um botão. Essa conduta também caracteriza o crime de adulteração ou remarcação de sinal identificador, previsto no Artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de três a seis anos e multa.
Por outro lado, o uso ou a venda de recursos que impeçam a correta leitura dos caracteres da placa, como é o caso do “golpe da folha magnética”, não caracteriza crime. Mas os motoristas flagrados estão sujeitos a autuação por infração de trânsito.
Fonte: Uol Carros
Matérias Relacionadas:
Golpe da chave clonada: como se proteger da nova tática criminosa no Brasil
Conforto Térmico no Carro: Dicas para o RJ
Roubo de Placa de Carro. O que fazer quando ocorrer?