Roubo de Placa de Carro. O que fazer quando ocorrer?
O Roubo de Placa de carro não é uma coisa tão rara como algunns pensam. Veja o que deve ser feito caso isso ocorra com você.
No sábado (1) viralizou nas redes sociais a publicação de uma usuária do Twitter, reconhecida como Cintia Braga, alegou ter sofrido um golpe em que a placas de identificação do seu veículo havia sido roubada.
O caso aconteceu em Fortaleza (CE). Nessa nova picaretagem os bandidos roubam o objeto, e, para que o motorista não tenha de pagar um alto valor para solicitar um novo, eles afirmam devolver a placa roubada mediante a pagamento via pix no valor de R$ 100.
As novas identificações Mercosul, embora tenham gravações a laser, efeitos visuais, número de série criptografado e o QR Code, não têm o arame e o selo que lacrava a placa traseira junto do carro – como no padrão antigo.
Primeiramente, é importante lembrar que, desde o dia 31 de janeiro de 2020, o padrão Mercosul entrou em vigor no Brasil. Por isso, não é mais possível solicitar a placa cinza, pois ela não é mais fabricada por aqui.
Caso o ladrão tenha levado apenas uma de suas placas do modelo antigo, ao fazer a solicitação, é preciso pedir uma nova dianteira e traseira. Como pedir a segunda via da placa? Os procedimentos podem variar de acordo com o Detran do seu estado.
No entanto, a orientação geral é a mesma para todo o país. Uma delas é fazer um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia. Com isso, o motorista estará resguardado, caso a placa perdida seja encontrada por outra pessoa e seja utilizada de forma indevida.
Fonte: Uol Carros
Matérias Relacionadas:
Placa Vendida nos EUA pode virar a mais cara da História
Justiça determina que pessoas endividadas e inadimplentes tenham a CNH e o passaporte apreendidos
Placa preta de carros antigos de coleção é regulamentada pelo CONTRAN