Golpe da chave clonada: como se proteger da nova tática criminosa no Brasil
Um crime cibernético chamou atenção das autoridades de São Paulo em 2022. Criminosos conseguiram sequestrar o sinal das chaves presenciais de dois Jeep Compass enquanto os proprietários estavam no supermercado fazendo compras. Em poucos segundos, os carros desapareceram dos estacionamentos sem deixar rastros de arrombamento.
Este ‘ataque hacker’ já acontece nos Estados Unidos e na Europa há alguns anos, onde recebeu o nome ‘relay attack’. Em 2019, viralizou o vídeo de um BMW que foi roubado em frente à casa do proprietário na Inglaterra.
Os bandidos posicionaram uma antena próximo à porta da residência, onde normalmente ficam as chaves. Com um retransmissor, as portas abriram e o carro foi levado sem levantar qualquer suspeita. O vídeo abaixo, do jornal Daily Mail, mostra como a ação aconteceu.
De acordo com Rodrigo Boutti, diretor de operações da empresa de rastreadores SAT Company e especialista em segurança pública, os bandidos estão mais engenhosos por conta da implementação de novas tecnologias nos carros. Em modelos mais antigos, basta utilizar o dispositivo conhecido como ‘chapolin’ para inibir o fechamento das portas pelo alarme.
A ação criminosa requer a participação de duas pessoas. Um dos bandidos estará dentro do estabelecimento com uma mochila com um aparelho transmissor escondido, próximo a uma vítima já identificada. Este dispositivo com antenas vai emitir o sinal da chave para o smartphone de um comparsa.
Um software fraudulento instalado no smartphone vai descriptografar o código da chave, permitindo a abertura das portas e o acionamento da ignição. Em alguns minutos, o carro é levado sem levantar maiores suspeitas.
Como o furto é feito em lugares de passagem, como padarias e supermercados, todo cuidado ainda é pouco.
1. Pare o carro em um estacionamento com seguro
2. Preste atenção ao redor
3. Tenha um rastreador que envie notificações
4. Em casos extremos, adquira uma ‘bolsa faraday’
Fonte: Auto Esporte
Matérias Relacionadas:
Segurança Automotiva com Pneus Barum e Semperit no RJ
Alinhamento 3D: A Precisão que Garante Estabilidade e Segurança
Pneus Remold. Bom preço e boa segurança?