Troca de Pneus: como saber a hora certa de trocar?
Autor: Full Pneus
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Quando precisamos fazer a troca de pneus? Essa é uma pergunta muito difícil das pessoas responder.
Assim, é normal que procuremos fazer essas substituições quando realmente são necessárias.
Pois, a cada dia, os materiais vêm se tornando mais caros. E, assim, com os pneus isso não é diferente.
Mas, por que isso? Por que do aumento? Essa é uma pergunta muito complicada de ser respondida. Dessa forma, como tudo na vida existem vários fatores.
Sendo assim, fatores esses que influenciam de diversas formas o produto final.
Então, vamos falar primeiramente da composição dos pneus. E, em seguida, tentarmos explicar um pouco sobre o porquê do aumento e quando fazer a troca.
Troca de Pneus: composição do pneu
Todo pneu tem sua forma única de composição. Sejam eles mais simples ou mais complexos.
Com isso, alguns pneus mais complexos, como os runflat possuem camadas mais grossas de borracha e uma vedação que mesmo que sejam furados, permite que o pneu rode por mais 80 km.
Outros pneus mais clássicos, não possuem essa vedação. Assim, o que determina que o veículo possua um estepe.
Porém, basicamente a estrutura dos pneus são as mesmas. Portanto, o que diferencia são suas tecnologias e a sua durabilidade, que cada marca possui a sua.
Mas, quase exclusivamente, os pneus são compostos por:
Liner: por se tratar da camada mais interna do pneu, é responsável por aprisionar o ar, ele faz a função da câmara de ar;
Talões: é a estrutura encarregada de manter o pneu no formato de rodagem, é uma estrutura composta por fios de aço revestidos com cobre e impermeabilizado com borracha antioxidante;
Parede Lateral: como podemos ver ou imaginar é a lateralidade do pneu, ela é composta pela estrutura de fios de aço e aonde carrega todas as indicações como tamanho e aro do pneu;
Lona: é a camada que fica superior aos talões, essa camada é composta basicamente de poliéster, e é incubido de ajudar na estrutura e não permitir que o pneu fure ou rasgue com facilidade; e
Banda de rolagem: é a parte superior do pneu, é onde ocorre o maior desgaste. Pois, é onde tem o maior atrito.
Sulco: são medidas que ficam na banda de rolagem que vão dando suporte para as medições de altura do pneu.
Troca de Pneus: aumento
Como estamos falando de um produto que 80% da sua composição é feita de petróleo, o seu aumento é significativo.
Assim, por conta da valorização do combustível como um todo, os valores dos pneus também aumentam.
Mas por que esse aumento do combustível?
Apesar do Brasil ser um dos maiores países que realiza drenagem de material fóssil, até mesmo em altas profundidades com o pré-sal, é localizado a cerca de 7 km da superfície do mar.
Porém, ainda sim, o país não possui uma refinaria. Por isso, encarece muito o produto final.
Neste sentido, países, como Estados Unidos, não é um país que tem uma alta extração de petróleo. Entretanto, possui refinarias. Assim, barateia muito o combustível.
Pois, o país compra o petróleo bruto a preço muito abaixo do que seria comercializado se fosse uma matéria prima já refinada.
E com isso, o Brasil compra o produto já refinado e com um preço acima do que se o mesmo fosse refinado dentro do país.
Troca dos pneus na prática
Como já falamos na composição dos pneus, agora queremos dar ênfase nos sulcos dos pneus.
Assim, os sulcos são nada mais nem nada menos que referências para saber qual foi o desgaste do pneu.
Dessa forma, quanto mais próximo da parte superior do sulco, mais próximo da troca do pneu.
Além disso, outro fator que deve ser levado em conta, é sobre bolhas, rachaduras e rachaduras profundas.
Com isso, os pneus devem ser substituídos sempre levando em conta o balanceamento, a cambagem e alinhamento.
Desta forma, é muito importante que haja um planejamento para que o indivíduo leve o seu carro no melhor Centro Automotivo e efetue a troca de pneus do veículo. Como resultado, ao comprar os seus novos materiais, será visível uma melhoria nos passeios e viagens com esse jogo de pneus.
Troca de Pneus: conheça as algumas marcas do mercado
Já que falamos algumas dicas de marcas, modelos, local, cambagem e alinhamento, vamos apresentar mais sobre cada marca que falamos no começo:
Bridgestone
Os pneus Bridgestone é um dos produtos mais famosos e mais conhecidos no meio automobilístico.
A empresa ganhou 17 vezes consecutiva o prêmio global da General Motors como a Fornecedora do Ano.
Quando compra um produto da marca, você tem certeza do que está levando, por conta da sua qualidade, durabilidade e uma alta tecnologia.
Michelin
Estamos falando de uma das marcas mais conhecidas e comercializadas no país.
Isso quer dizer que a busca por esse produto é tão grande que é dispensável falar muito do produto, pois quem nunca ouviu falar da empresa?
Mas estamos falando de um produto que possui um nível superior nos quesitos frenagem, aderência e impacto, o que garante um enorme conforto para quem utiliza.
Goodyear
Estamos falando de uma marca que busca inovar e demonstrar essas tecnologias em seus produtos.
Alguns produtos da marca chamam muito a atenção e se destacam e é o que bota eles lado a lado com as grandes marcas.
Pirelli
Como os outros pneus, os pneus Pirelli são muito conhecidos pelos brasileiros, pela sua tecnologia.
Entretanto, o que mais chama atenção nesses pneus é o seu custo benefício para com as outras marcas.
Firestone
Esse tipo de pneu chama a atenção pela sua acessibilidade financeira, sendo um produto com uma durabilidade boa.
Apesar de não ser um produto que é reconhecido como os pneus Pirelli e Michelin, são produtos que chamam a atenção dos compradores por serem mais em conta.
Continental
A marca continental tem trazido bastante tecnologia e desenvolvido essa tecnologia para os carros brasileiros.
Isso é um ponto muito positivo, pois é com esses desenvolvimentos que conseguimos ter produtos que durem e que sejam tecnológicos.
Yokohama
Estamos falando de uma marca japonesa e que como todos os japoneses tem um nome a zelar.
Sendo uma das mais novas no mercado, quando comparadas às outras marcas, porém com o seu desenvolvimento, tem mostrado uma tecnologia de invejar e com um preço acessível.
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