Super Banner

Troca de Óleo: como saber qual utilizar no seu carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Troca de Óleo: como saber qual utilizar no seu carro?

Você já se preocupou com a constância de realizar a troca de óleo do motor do seu carro? Esse hábito pode ser bem simples quando comparado aos benefícios que  ele pode trazer ao seu veículo. Além disso, um óleo de boa qualidade pode evitar estragos e danificações de peças.   

Neste sentido, o óleo do motor do carro é importante para lubrificar o motor. Dessa forma, isso impede com que haja atrito entre o motor e as peças. 

Sendo assim, para evitar o desgaste entre as peças com esse atrito, é preciso usar um óleo de qualidade. E para manter o bom estado do motor e das outras peças, é preciso uma manutenção recorrente. 

Com isso, para fazer uma troca de óleo que seja eficaz para o seu veículo, é preciso saber qual tipo de óleo colocar. Neste sentido, o mercado automotivo oferece diversos tipos de produtos para os mais variados perfis de carros e de motoristas.

Neste caso, entender as especificidades do seu carro será fundamental para você adquirir o melhor tipo de óleo para inserir nas peças do seu veículo. 

Assim, você pode evitar o estresse e o gasto desnecessário com material e conserto de peças, caso um óleo inadequado venha danificá-las.  

Quer saber mais sobre os tipos de óleo disponíveis no mercado? Confira, a seguir! 

Além disso, saiba mais sobre o serviço de troca de óleo e como ele pode ser feito de maneira eficiente.


Troca de óleo: conheça os tipos

Basicamente, existem 3 tipos de óleo:

Os óleos sintéticos possuem um aditivo químico. Dessa forma, esse tipo de óleo é todo elaborado e fabricado em laboratório.

Isso proporciona uma maior qualidade, limpeza, economia e desempenho.

Já os óleos semissintéticos são óleos naturais que passam por laboratórios e recebem adição de material químico.

Dessa forma, esse material químico ajuda o óleo natural a ter uma melhor qualidade, e com menos oxidação das peças.

Os óleos minerais naturais são extraídos diretamente do petróleo bruto.

Dessa forma, esse petróleo em seus processos de subprodutos vão gerando matérias primas para outros produtos.

Assim, o óleo é um produto que é extraído do petróleo logo que ele é retirado ou extraído das jazidas.

Agora que sabemos os tipos de óleo, temos que ir atrás de outros fatores que definem o tipo de óleo para cada veículo.


Troca de óleo: tempo de duração

O óleo tem um tempo de duração, pois quando o mesmo começa a ficar muito tempo em funcionamento o óleo começa a perder suas propriedades e, como consequência, a queimar.

Quanto mais tempo esse óleo está dentro do motor, mais impurezas ele leva e menos ele lubrifica.

Por conta disso, o óleo tem um tempo que é previsto para cada manutenção preventiva.

No caso de 6 em 6 meses ou a cada 10 mil km rodados.

Você deve estar se perguntando, mas eu não posso passar desse tempo ou da quilometragem?

A resposta é: pode. 

No entanto, quanto mais tempo demorar para trocar, menos esse motor vai ser lubrificado e o risco de causar um desgaste nas peças é maior.

Por isso, sempre procure um profissional para fazer a troca do óleo e do filtro de óleo. Assim, você terá uma garantia de que o seu veículo não vai parar.

Não sabe pra quem procurar? Conte com os nossos profissionais da Full Pneus! Neles, você pode confiar. 

Com uma gama de experiências, nossos especialistas vão realizar a troca de óleo do seu carro. E, acima de tudo, te orientar para manter o automóvel em bom estado.


Troca de Óleo: você sabe o que é viscosidade? 

A viscosidade é a grosso modo é uma propriedade física que promove a resistência do fluido (líquido ou gás) de passar entre os obstáculos, nos casos dos motores das peças.

Assim os óleos mais viscosos possuem uma numeração maior. Mas, como assim?

Os óleos são descritos por numerações. Ou seja, quanto menor a numeração menor é a resistência. E quanto maior a numeração, maior é  a resistência. 

Isso quer dizer que um óleo com uma numeração 30 tem mais dificuldade de lubrificar as peças do que os óleos com menor número.

Mas, aqui no Brasil, existe uma diferença. Isto porque, este produto vem com 2 numerações e no meio existe a letra W. O que isso significa? 

A letra W que separa os dois números vem do inglês Winter. Pois isso, utilizamos um óleo multiviscoso.

Exemplo:

O óleo 5w30 é mais fluido do que o óleo 15w30 à temperatura ambiente, mas ambos têm a mesma viscosidade quando o motor é aquecido. Isso permite que o óleo responda melhor a cada tipo de motor, por isso é importante seguir as recomendações do fabricante.

Existem óleos para motores de várias viscosidades em todos os tipos de óleos de motor.

O principal fator que leva ao uso desse método no Brasil é que ele é suave no início, mas ainda mantém um bom desempenho no clima quente do país.

Lembramos que é ideal que antes de qualquer tipo de troca,seja verificado no manual do proprietário. Se não possuir o manual é muito importante que consulte um especialista para que seja trocado o óleo.

Também relembramos que ideal como outras peças que são visíveis é muito importante que a troca de óleo e filtro sejam feitas por pessoas especializadas e também que sejam trocadas juntas, já que o filtro é importante para a limpeza do óleo.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook          Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Veja as principais medidas de Pneus da Pirelli

A importância da manutenção preventiva.

Cuidados com os pneus do carro no verão

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção