Super Banner

Quando devo trocar a embreagem do meu carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quando devo trocar a embreagem do meu carro?

Recentemente, comentamos aqui no blog sobre quais são as principais marcas de embreagem no Brasil. Confira aqui esse artigo e saiba mais. Hoje, separamos esta matéria para comentar sobre uma dúvida que muitos motoristas têm e também pode ser a sua: “Quando devo trocar a embreagem do meu carro?”

Assim como todas as peças internas do carro, a embreagem é uma parte importante do automóvel. Desse modo, ela controla a força necessária que o carro precisa realizar em cada situação. 

Na prática, só pisamos na embreagem, engatamos na primeira e o carro já anda. Ao querer aumentar a velocidade, pisamos na embreagem, engatamos a segunda e por aí vai. 

Sendo assim, a embreagem controla a força que o carro precisa fazer para sair do lugar e mudar de velocidade durante a direção, por exemplo. 

Desse modo, ela trabalha em união com o eixo que movimenta as rodas e também com o eixo que move o motor do carro. 

Com isso, não podemos resumir a embreagem em apenas um pedal. No entanto, o funcionamento dela vai muito mais além, tornando essa peça fundamental para usarmos o carro no dia a dia. 

Na verdade, a embreagem faz parte de um sistema composto por várias outras peças que fazem todo esse mecanismo de andar com o carro girar. Dentre as peças, podemos citar o platô, disco, cabo, sistema hidráulico, rolamento e o pedal.

De modo geral, essas peças começam a interagir entre si quando trocamos de marcha ao longo da direção.

Por isso, já deu para perceber que usamos constantemente essa peça e precisamos estar atentos para quando for a hora de trocar, não é mesmo? 

Então, confira a seguir, quando será preciso trocar a embreagem do carro. 


Sinais de falhas: quando devo trocar a embreagem do meu carro?

Um dos primeiros sinais que a embreagem apresenta é um ruído após o acionamento.

Assim, esse ruído é proveniente do disco de embreagem que está em atrito com o platô. Assim, isso também significa que está nas últimas.

Outro sinal é a dificuldade na troca da marcha. Geralmente, o cambio da marcha começa a emperrar, fica difícil encaixar, ou o pedal fica duro e é necessário fazer mais força para que ele funcione.

Assim, a embreagem patinando ou trepidando é um dos sinais mais comuns de que ela está na hora de ser substituída.

Ou pedal mais baixo que o normal. Esse tipo de coisa algumas pessoas não percebem e quando percebem já está com um desnível muito grande.

Isso pode causar diversos problemas e alguns graves em relação a sua e a segurança de quem está a sua volta.

Pois, pode ocorrer em casos de embreagem mecânica o rompimento do cabo, e esse rompimento pode ocorrer justamente na hora em que o veículo está andando.

O ideal nessa hora é sair da via para que não ocorra nenhum acidente e apenas frear o veículo.

Não é necessário que seja feita uma frenagem brusca. No entanto, já sabemos que essa frenagem vai fazer o carro morrer.


Quando devo trocar a embreagem do meu carro?

Para cuidarmos bem dessa parte do automóvel, é necessário identificar alguns sinais comuns e possíveis problemas. Assim, o condutor terá a oportunidade de se preparar, caso algo de errado aconteça.

Além disso, cada sinal possui uma característica própria. Como resultado, o motorista irá observar os contratempos de forma ágil.

Portanto, a manutenção poderá ser feita de modo rápido. Além disso, será a oportunidade de manter o seu carro em constante funcionamento pelas vias urbanas e estradas sem nenhuma dificuldade.

Fique atento a esses hábitos para acompanhar o estado da embreagem automotiva:

  1. Quando acionar a sua embreagem, procure ouvir a reação do carro. Assim, se existir algum som estranho, procure um Centro Automotivo que lhe ajude da melhor forma (Full Pneus).
  2. Se houver alguma dificuldade na mudança da marcha, isto também pode ser um defeito no produto. Além disso, o pedal duro ou um som arranhado no material são outros fatores negativos.
  3.  O material – ao patinar ou trepidar – poderá apresentar alguns danos.

Deste modo, é necessário que o condutor se atente a qualquer um dos sinais. Assim, será mais simples resolver o contratempo e continuar a usar o seu automóvel por muito tempo!


Substituição dessa peça

A substituição da embreagem dura em torno de meio dia de trabalho. Em alguns casos, até um pouco mais.

Deve ser feito por um profissional habilitado e com experiência. Isso porque estamos falando de um item fundamental nos automóveis.

A segurança na montagem e na utilização pode e vai prevenir uma substituição antecipada do disco de embreagem.

Com isso, faz com que seja feita uma economia grande.

Uma embreagem um uso constante, porém com responsabilidade e segurança pode durar cerca de 4 a 5 anos e em alguns casos até mais, sem apresentar qualquer tipo de problema.

Desse modo, conte com os profissionais da Full Pneus para te ajudar. Conhecemos o funcionamento desta peça e vamos te atender para sanar todas as outras dúvidas que surgirem além dessas. 

Precisa trocar a embreagem do seu carro, conte com a Full Pneus!


Além da embreagem, a Full Pneus está apta a lhe apoiar no que for preciso para que o seu veículo alcance ótimos resultados! Assim, para saber mais, entre em contato conosco!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas nossas ofertas! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Redes Sociais

Facebook                Instagram

 Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A importância da manutenção preventiva

Cuidados com os pneus do carro no verão

Pneus Run Flat: Como funciona essa tecnologia

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

promção