Por que os japoneses desmontam seus carros e os colocam em contêineres?
No Japão funciona assim: depois de três anos de uso, todo carro precisa passar por uma rigorosa vistoria técnica chamada “Shaken”. A partir daí, o processo deve ser repetido a cada dois anos. Quando o carro atinge os 10 anos de vida, o Shaken deve passar a ser feito anualmente. Cada uma custa pelo menos 100.000 ienes, cerca de R$ 3.700 reais. Mas se o carro demandar reparo, será feito pelo próprio órgão regulador no seu preço. Não é barato.
Essa prática faz com que os japoneses não fiquem com seus carros por não muito mais de quatro anos, reduzindo o preço dos usados e mantendo a procura por carros 0 km sempre alta. Há menos carros velhos nas ruas e a frota sempre está renovada.
Se sai caro manter um carro usado no Japão, o que fazer? É aí que entram os contêineres. Se tornou comum para os japoneses desmontarem seus carros e venderem para outros países, em especial, os Emirados Árabes Unidos. A partir dali, os carros podem seguir para outros países. Eles nem sequer fabricam carros, mas já exportam aos milhares.
Fonte: Quatro Rodas
MATÉRIAS RELACIONADAS:
IPVA de Porsche Parcelado?
Confira o novo Porsche do ator Caio Castro
Porsche customizado de R$ 800 mil chega ao Brasil