Super Banner

Por que o GNV aumentou tanto?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.

Há 21 anos, os especialistas começaram a testar o Gás Natural Veicular (GNV) em um Opala de 4 cilindros.

E, para quem não sabe, o primeiro posto que começou a comercializar esse tipo de gás fica em um posto da rede Ipiranga no centro da cidade do Rio de Janeiro.

Por algum tempo, os profissionais também foi testaram o gás em ônibus. Após esses testes, esses especialistas puderam desenvolver o GNV para ser mais barato.

Neste sentido, o GNV é um subproduto do petróleo. Com isso, os especialistas descartavam esse subproduto no começo dos testes. E só tínhamos uma possibilidade de comercialização.

Contudo, essa comercialização ficou mais famosa e as pessoas começaram a aderir e preferir utilizar o gás por conta do valor da gasolina.

Sendo assim, o Brasil é o único país que utiliza o GNV. Isso se dá por conta do valor cobrado na gasolina.

Em alguns pontos do Rio de Janeiro, têm uma média de preço de 7,80 reais. Mas, geralmente, o valor do GNV fica em torno de 4,30 reais.

Como podemos observar, o valor do GNV é muito mais vantajoso, visto que o gás rende 20% a menos que a gasolina. 

Mas, se colocarmos esses dois valores em comparação, podemos observar que é mais barato o gás.

Quer saber mais sobre o aumento do GNV? Acompanhe a seguir!


Por que o GNV aumentou tanto?

Se você perceber, o gás natural tem acompanhado o valor da gasolina.

Imaginemos que o produto inicial é o petróleo. Sendo assim, um dos primeiros produtos que o petróleo gera é a gasolina. Desse modo, esse processo se dá através de um processo simples de refinagem.

Assim, através da refinagem do petróleo, podemos fazer outros processos até chegar a um produto que era eliminado na atmosfera.

Quando os especialistas observaram que o gás possui um poder de queima igual ou compatível com o álcool, eles partiram para a fase de testes.

Hoje, com a crise da Ucrânia e a Rússia e o valor do aumento do barril do petróleo, tem afetado o valor do combustível em todo o mundo.

Com isso, um dos agravantes é que o valor do combustível no Brasil é um valor superior a outros lugares do mundo por conta da refinagem.

Diferente do Brasil, outros países ou possuem refinarias ou possuem poder de compra muito superior ao nosso.

E como sabemos, o valor que comercializamos as coisas é feito em dólar e é um dos motivos que tem ocorrido o aumento do GNV.

Então, vamos recapitular o que ocorreu para o aumento do valor desse combustível:

  1. O valor do dólar começou a aumentar por conta da pandemia.
  2. O valor do barril comercializado pelo mundo tem sofrido um aumento por conta da guerra entre ucranianos e russos.
  3. A falta de refinaria no Brasil é um dos fatores que agrava toda essa situação.

Apesar do aumento do gás, muitas pessoas têm preferido trocar a gasolina e o álcool pelo valor do gás.

Mas, você sabe quais são as vantagens e desvantagens de utilizar o GNV?


Por que o GNV aumentou tanto? Veja as vantagens e desvantagens do GNV.

A primeira vantagem que todo mundo já observou é em relação ao valor do gás comparado a gasolina.

Já a desvantagem do gás é que, por se tratar de um gás, o motor possui diversas peças feitas de plástico. Com isso, essas peças são ressecadas e acabam se partindo.

Outra vantagem é o gasto. Dependendo da quilometragem que você rode, é possível que um cilindro dê para rodar uma semana.

Mais uma desvantagem é que a manutenção do veículo tem que ser antecipada.

Agora que entendemos algumas vantagens e desvantagens, vamos a algumas dicas para manter seu carro sempre em dia.


Por que o GNV aumentou tanto? Saiba algumas dicas

Como a maioria das pessoas já sabem, na hora de fazer o abastecimento é necessário que as pessoas saiam do carro. Isso porque, caso haja uma anormalidade, essas pessoas não se acidentam.

Essa dica é fundamental para fazer com que o carro funcione bem e não precisar substituir as peças muito antecipadamente.

Ao ligar o carro, é necessário que o mesmo seja ligado com álcool ou com a gasolina, o motor deve funcionar por volta de 10 a 15 minutos.

Isso faz com que as peças não fiquem ressecadas e fazendo com que durem mais tempo. Após você rodar por 10 a 15 minutos, passe para o gás e é só rodar.

Fazer a manutenção preventiva, permite com que você não fique parado por conta da falta de gás ou porque o sistema de gás deu ruim.

A quarta dica é fazer os testes do gás que são solicitados pelo Detran. Isso além de garantir que o cilindro não vai explodir, o mesmo garante que os testes feitos não demonstram que o cilindro está vazando.

Sempre leve o seu carro em oficinas credenciadas e de confiança, isso te garante que você não vai ser passado para trás e que o serviço será feito.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook       Instagram

 

Matéria Relacionada

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A importância da manutenção preventiva

Cuidados com os pneus do carro no verão

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

promção