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Pneu Run Flat: Conheça essa tecnologia

Autor: Full Pneus

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Pneu Run Flat: Conheça essa tecnologia

Pensar que pneu é tudo igual é um pensamento muito inadequado e um pensamento ultrapassado. Principalmente, quando o assunto é sobre pneu Run Flat. 

Com o avanço das tecnologias, até mesmo os pneus começaram a se diferenciar uns dos outros.

Cada ano que passa e com o avanço da modernização dos carros, os pneus também acompanham essas tendências.

Assim, cogitar que os pneus ainda possuem o mesmo princípio é imaginar que ainda estamos nos anos de 1845. Ano esse que foi desenvolvido o primeiro pneu.

Neste primeiro veículo, tinha o princípio da câmara de ar embutida dentro da roda.


Pneu Run Flat: rodas

A roda é um conjunto de aro e pneu. E no caso dos anos de 1845 ainda possuía a câmara de ar que segurava o ar dentro.

Com isso, essa câmara de ar, se pararmos para pensar, possui um ponto positivo que outros pneus mais novos não possuem.

O ponto positivo é a falta de necessidade de substituição do pneu com as câmaras. Assim, os concertos dos pneus são muito mais rápidos.

Ainda temos no mercado modos eficientes de fazer remendos e resolver os problemas em pneus. Como, por exemplo, a vulcanização e os famosos macarrões.

Esses tipos de remendos são eficientes para emergências, porém não são nem um pouco práticos. 

Assim, para fazer uma vulcanização, o pneu demora algumas horas e se não possuir um equipamento ideal, pode voltar a vazar.

Já com o macarrão é mais rápido e dá para o próprio motorista fazer. Porém, é necessário que tenha um compressor próximo. Se não for utilizado de forma correta, a vedação não é feita completamente.

Todos esses produtos são formas paliativas de se resolverem os furos de forma mais rápida e sem gastar tanto.

Mas esse tipo de preocupação vai acabar agora com os pneus Run Flat.


Pneu Run Flat

O pneu Run Flat é uma grande tendência. Não só no Brasil, mas já podemos ver em todo o mundo. Assim, os pneus Run Flat já são muito utilizados em modelos mais luxuosos. Você deve estar se perguntando: “ Mas o que são esses pneus?”

São pneus que possuem a propriedade de continuar rodando por cerca de 80 km mesmo possuindo um vazamento de ar.

Diferente dos pneus comuns que encontramos no mercado, que, se furados, só rodam cerca de 1 a 2 km no máximo.

O pneu Run Flat aguenta uma boa quilometragem e o melhor de tudo é que essa quilometragem é rodando com uma velocidade de 80km/h.

Mas, como tudo na vida não é perfeito, os pneus Run Flat, apesar de ter essas e outras vantagens, possui algumas desvantagens que podemos abordar:

  1. Primeira desvantagem é o seu valor.

Não é um pneu que possui um valor tão acessível como outros modelos encontrados no mercado.

  1. Outra grande desvantagem é sobre o desgaste do pneu.

Se compararmos a um pneu comum, sem a tecnologia Run Flat, possui um desgaste bem menor.

Esse desgaste se dá por conta do reforço que o pneu possui e a sua borracha mais macia, acaba fazendo com que a resistência ao uso seja inferior a outros modelos.

  1. A terceira grande desvantagem observada pelos motoristas que utilizam esse tipo de pneu é em relação a calibragem.

O que sempre alertamos aos nossos leitores e motoristas é a calibram quinzenal, isso quer dizer de 15 em 15 dias.

Com esse tipo de pneu a atenção deve ser redobrada, sendo assim, fazer não só a verificação visual e sim verificar nesse intervalo de tempo.

Alguns modelos de carro mais novos possuem no painel uma forma de verificar se os pneus estão com a calibragem mínima certa.

O símbolo de TPMS é representado por um pneu murcho, o sinal de exclamação, tem a coloração amarela e geralmente fica ao lado direito do painel do veículo. 


Como identificar um pneu Run Flat?

Cada modelo de pneu possui uma identificação diferente uma das outras. Esse tipo de identificação depende da marca.

Assim, as fabricantes de pneu como Bridgestone possuem siglas como RFT (Run Flat Tire).

Já a fabricante Continental possui a sigla SSR (Self Supporting Run-flat).

Outra fabricante muito conhecida como a Dunlop utiliza a sigla DSST (Dunlop Self Supporting Tire).

Já as marcas, como Michelin e Yokohama, utilizam a sigla XPS ou  ZP ou ZPS (Zero Pressure ou Zero Pressure System).


Quais são as vantagens do Pneu Run Flat?

Da mesma forma que uma solução pneumática comum, este material run flat também fornece algumas vantagens importantes para um automóvel. Assim, quando conhecê-las, o motorista terá a oportunidade de descobrir o porquê deste produto estar em evidência até os dias de hoje.

Portanto, confira os tópicos a seguir e saiba tudo sobre os seus benefícios:


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