Super Banner

Pneu Run Flat: Conheça essa tecnologia

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Pneu Run Flat: Conheça essa tecnologia

Pensar que pneu é tudo igual é um pensamento muito inadequado e um pensamento ultrapassado. Principalmente, quando o assunto é sobre pneu Run Flat. 

Com o avanço das tecnologias, até mesmo os pneus começaram a se diferenciar uns dos outros.

Cada ano que passa e com o avanço da modernização dos carros, os pneus também acompanham essas tendências.

Assim, cogitar que os pneus ainda possuem o mesmo princípio é imaginar que ainda estamos nos anos de 1845. Ano esse que foi desenvolvido o primeiro pneu.

Neste primeiro veículo, tinha o princípio da câmara de ar embutida dentro da roda.


Pneu Run Flat: rodas

A roda é um conjunto de aro e pneu. E no caso dos anos de 1845 ainda possuía a câmara de ar que segurava o ar dentro.

Com isso, essa câmara de ar, se pararmos para pensar, possui um ponto positivo que outros pneus mais novos não possuem.

O ponto positivo é a falta de necessidade de substituição do pneu com as câmaras. Assim, os concertos dos pneus são muito mais rápidos.

Ainda temos no mercado modos eficientes de fazer remendos e resolver os problemas em pneus. Como, por exemplo, a vulcanização e os famosos macarrões.

Esses tipos de remendos são eficientes para emergências, porém não são nem um pouco práticos. 

Assim, para fazer uma vulcanização, o pneu demora algumas horas e se não possuir um equipamento ideal, pode voltar a vazar.

Já com o macarrão é mais rápido e dá para o próprio motorista fazer. Porém, é necessário que tenha um compressor próximo. Se não for utilizado de forma correta, a vedação não é feita completamente.

Todos esses produtos são formas paliativas de se resolverem os furos de forma mais rápida e sem gastar tanto.

Mas esse tipo de preocupação vai acabar agora com os pneus Run Flat.


Pneu Run Flat

O pneu Run Flat é uma grande tendência. Não só no Brasil, mas já podemos ver em todo o mundo. Assim, os pneus Run Flat já são muito utilizados em modelos mais luxuosos. Você deve estar se perguntando: “ Mas o que são esses pneus?”

São pneus que possuem a propriedade de continuar rodando por cerca de 80 km mesmo possuindo um vazamento de ar.

Diferente dos pneus comuns que encontramos no mercado, que, se furados, só rodam cerca de 1 a 2 km no máximo.

O pneu Run Flat aguenta uma boa quilometragem e o melhor de tudo é que essa quilometragem é rodando com uma velocidade de 80km/h.

Mas, como tudo na vida não é perfeito, os pneus Run Flat, apesar de ter essas e outras vantagens, possui algumas desvantagens que podemos abordar:

  1. Primeira desvantagem é o seu valor.

Não é um pneu que possui um valor tão acessível como outros modelos encontrados no mercado.

  1. Outra grande desvantagem é sobre o desgaste do pneu.

Se compararmos a um pneu comum, sem a tecnologia Run Flat, possui um desgaste bem menor.

Esse desgaste se dá por conta do reforço que o pneu possui e a sua borracha mais macia, acaba fazendo com que a resistência ao uso seja inferior a outros modelos.

  1. A terceira grande desvantagem observada pelos motoristas que utilizam esse tipo de pneu é em relação a calibragem.

O que sempre alertamos aos nossos leitores e motoristas é a calibram quinzenal, isso quer dizer de 15 em 15 dias.

Com esse tipo de pneu a atenção deve ser redobrada, sendo assim, fazer não só a verificação visual e sim verificar nesse intervalo de tempo.

Alguns modelos de carro mais novos possuem no painel uma forma de verificar se os pneus estão com a calibragem mínima certa.

O símbolo de TPMS é representado por um pneu murcho, o sinal de exclamação, tem a coloração amarela e geralmente fica ao lado direito do painel do veículo. 


Como identificar um pneu Run Flat?

Cada modelo de pneu possui uma identificação diferente uma das outras. Esse tipo de identificação depende da marca.

Assim, as fabricantes de pneu como Bridgestone possuem siglas como RFT (Run Flat Tire).

Já a fabricante Continental possui a sigla SSR (Self Supporting Run-flat).

Outra fabricante muito conhecida como a Dunlop utiliza a sigla DSST (Dunlop Self Supporting Tire).

Já as marcas, como Michelin e Yokohama, utilizam a sigla XPS ou  ZP ou ZPS (Zero Pressure ou Zero Pressure System).


Quais são as vantagens do Pneu Run Flat?

Da mesma forma que uma solução pneumática comum, este material run flat também fornece algumas vantagens importantes para um automóvel. Assim, quando conhecê-las, o motorista terá a oportunidade de descobrir o porquê deste produto estar em evidência até os dias de hoje.

Portanto, confira os tópicos a seguir e saiba tudo sobre os seus benefícios:


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook           Instagram

 

Matérias Relacionadas

Prego no Pneu. Como resolver?

Quais as melhores marcas de Pneu?

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Troca de pneus e rodas é na Full Pneus

A troca de pneus e rodas em boas condições são essenciais para a segurança do seu veículo e dos ocupantes. Além disso, garantem melhor desempenho, economia de combustível e dirigibilidade mais suave. Na Full Pneus, você encontra tudo o que precisa para manter seus pneus e rodas sempre em dia. Saiba mais neste artigo! Serviços…

Filtro de Ar Sujo? Saiba o que Fazer!

O filtro de ar é um componente essencial para o bom funcionamento do seu carro, mas muitas vezes passa despercebido nas revisões e manutenções. A saber, sua função principal é capturar impurezas do ar, como poeira, fuligem e outros poluentes, antes que elas entrem no motor e causem danos. Mas como saber se o filtro…

Por que não devo usar água da torneira no meu carro?

Embora possa parecer uma solução prática e econômica, utilizar água da torneira no sistema de arrefecimento do seu carro pode trazer graves consequências para o veículo. Neste artigo, saiba os principais motivos pelos quais você deve evitar essa prática. Além de entender por que a água desmineralizada é a única opção segura e recomendada. Os…

Revisão Preventiva: quando e por que fazer?

Manter o carro em bom estado é fundamental para garantir a segurança nas ruas, evitar imprevistos e prolongar a vida útil do veículo. E a revisão preventiva é a chave para alcançar esse objetivo! Mas, com qual frequência devo levar meu carro para revisão? A resposta depende de diversos fatores, que vamos explorar neste artigo.…

A coifa da homocinética rasgou? Troque agora!

A coifa da homocinética, também conhecida como coifa da junta homocinética, é uma peça fundamental para o bom funcionamento do seu carro. Neste sentido, essa peça, geralmente feita de borracha, tem a importante função de proteger a junta homocinética, localizada na extremidade do semi-eixo, contra poeira, água, pedras e outros elementos que podem danificá-la. Mas…

promção