Durante a rodagem nas ruas e em estradas, um problema muito comum que ocorre são os furos nos produtos pneumáticos. Assim, com um pneu ruim, o automóvel não irá conseguir transitar. Porém, existem formas de resolver esse contratempo sem demora.
Muitos motoristas trafegam pelas cidades no estado do Rio de Janeiro. Assim, estão expostos a alguns problemas. Como resultado, uma situação que acontece muito é o furo no pneu.
O produto pneumático é o primeiro contato do veículo com o solo. Portanto, realizam a função de monitorar o atrito entre estas partes, ao transmitir a força do motor para a locomoção do veículo.
Assim, é muito importante que a sua estrutura esteja intacta e sem nenhum dano. Como resultado, o carro terá a oportunidade de realizar as melhores viagens, sem que ocorra um inconveniente no dia a dia.
Portanto, para maiores esclarecimentos, estaremos destacando alguns pontos importantes sobre esse material. Desta forma, será fácil entender melhor como se prevenir e a forma correta de lidar com esse tipo de fato inusitado.
Como é formada a estrutura de um pneu?
Em primeiro lugar, para que o consumidor saiba mais sobre esse assunto, é necessário falar acerca da composição deste produto. Assim, será possível descobrir cada uma das partes da solução pneumática.
Além disso, este conhecimento será relevante até para a compra de futuros jogos de pneus. Isto porque, você terá a sabedoria para identificar algum problema ou dano no material a ser adquirido.
Portanto, acompanhe o destaque de cada etapa da construção do pneu:
1- Banda de Rodagem
Esta é a única parte do produto pneumático que se encontra em contato com a pista. Assim, dependendo do seu design, haverá uma maior ou menor aderência nos solos secos e molhados.
Além disso, uma banda influencia – de forma direta – na emissão de sons e na dissipação da água. Existem, dentro deste espaço, alguns subcomponentes: conheça cada um abaixo:
Sulcos: possuem a função de drenar a água do material. Além disso, evitam que o produto deslize, refrigera o componente e reduzem os ruídos. Nesta parte, estão localizados os TWI´s, que dão o sinal exato para realizar a troca do jogo de pneus.
Ombro: essa área é a que mais sofre por desgastes em excesso. Assim, é um ambiente que realiza um esforço muito grande, o que contribui para que o pneu tenha ótimos resultados nas vias urbanas e de terra.
Barras: têm o objetivo de desenvolver uma boa tração do produto pneumático. Além disso, são a parte que entra em contato com o solo.
Ranhuras: essa parte da banda possui a meta de drenar a água e refrigerar o jogo de pneus. Como resultado, também diminuem a ressonância, durante a realização de trajetos e viagens.
2- Lateral
Neste espaço, há a presença de uma borracha com características especiais. Assim, possuem uma resistência maior à fadiga e ao envelhecimento do produto (que pode ocorrer, devido às condições climáticas).
3- Talão
Desenvolvido a partir de fios de aço, os quais se formam por cobre e um revestimento de borracha. Assim, se evita a oxidação do material e facilita-se a adesão ao produto. Como resultado, o talão fixa o pneu na roda, o que evita o vazamento de ar. Além disso, garante que não acontecerá um destalonamento durante a sua utilização comum.
4- Cintas Estabilizadoras
Estas partes são muito relevantes para o bom funcionamento do produto. Assim, influenciam na direção do carro, no conforto ao transitar e vida útil dos produtos pneumáticos. Uma cinta é desenvolvida com por diversos fios de aço, os quais possuem as configurações específicas para aplicações determinadas. Além disso, a sua função determinante é proporcionar uma maior estabilidade quando o automóvel transita nas vias e protege a carcaça do produto.
5- Carcaça
Este espaço atua, de forma direta, na performance e no desempenho do veículo. Assim, é formada por cordonéis de poliéster, nylon ou aço. Como resultado, recebem uma camada de borracha de ambos os lados. Isto porque, esta aplicação aumenta a adesão dos conteúdos e evita um atrito na parte interna. Além disso, desenvolve algumas outras funções, como: resistência à pressão, suporta o peso e choques.
O que fazer quando um pneu furar?
Esta resposta é muito simples, quando pensamos em uma situação que precisa ser resolvida rapidamente. Assim, a melhor forma seria trocar o produto pneumático furado pelo estepe e seguir o caminho.
Porém, o que deve ser feito posteriormente? Recuperar este material ou comprar um novo pneu?
Em primeiro lugar, é preciso citar que não são todas as avarias que podem ser solucionadas. Desta forma, não só o tamanho do furo, mas a dimensão do pneu irá determinar se existe a possibilidade de conserto.
Exemplo: nos pneus que possuem o índice de velocidade T (produtos comuns no segmento), há a possibilidade de reparar as perfurações de até 6 milímetros na banda de rodagem e 3 milímetros na parte lateral.
Como resultado, com a avaliação de um especialista em mecânica automotiva, será fácil descobrir se o material possui chances de retornar ao seu estado original. Assim, voltará a transitar sem dificuldades.
Consertos muito solicitados pelos motoristas
Existem algumas técnicas, as quais são muito comuns pelos Centros Automotivos em geral. Assim, para o seu conhecimento, iremos destacar algumas abaixo:
Macarrão ou Refil: a forma mais simples e de pouco custo. Apesar disso, o ideal é que seja provisória. Isto porque, é considerado um “quebra galho”: ou seja, um modo de reparo com tempo determinado. Assim, o melhor seria apenas fazer uso deste artifício caso necessite com urgência utilizar este pneu.
Manchão ou Plugue: esta técnica é aquela preferida em boa partes das borracharias. Assim, funciona com a aplicação de um tipo de adesivo na parte interna de um pneu (a qual possui o dano).
Manchão Combinado: esta atividade é a forma indicada pelos fabricantes. Assim, os principais Centros Automotivos fazem uso deste serviço. Como resultado, a partir do pneu desmontado, utiliza-se uma haste para preencher o furo e a base que irá vedar o espaço interno do pneu. Portanto, para consertar o seu material, valerá muito a pena escolher esta opção.
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