Super Banner

IPVA 2023: confira o calendário de pagamento

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

IPVA 2023: confira o calendário de pagamento

Você sabe o que é o IPVA? Sabe para o que que serve?

O IPVA é um Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor.

Agora que sabemos o que significa a sigla IPVA, vamos saber a sua finalidade.

Para quem não sabe, a recuperação das rodovias, ruas e avenidas são mantidas através do pagamento do IPVA.

Ao pagar o IPVA, estamos pagando por um serviço de manutenção e melhoria dos asfaltos.

Desse modo, o dinheiro do IPVA é dividido em 50% do município e 50% do Estado para que sejam realizadas essas melhorias.

Contudo, não existe nenhuma vinculação aos orgãos que os obriguem a utilização desse dinheiro para as melhorias.

No final, esses valores cobrados no imposto são apenas uma tributação que o governo coloca para a utilização das ruas, avenidas e rodovias.

Caso você esteja atrasado com o IPVA do seu veículo, saiba que existe um acréscimo diário.

Nesse sentido, o acréscimo é de 0,33% do valor. Esse valor pode chegar ao teto de 20%. 

Se você está pensando que é apenas 20% a mais do valor do imposto e nada mais, você está enganado. Pois, além dos 20%, pode receber uma multa por atraso e em caso de ser parado em um Blitz o veículo pode ser levado.

Ao levar o carro para o pátio outras taxas são cobradas, como por exemplo: reboque, diária do pátio, entre outros.

Neste artigo, confira sobre as datas de pagamento do IPVA 2023. Acompanhe!


IPVA 2023: qual a programação dos dias de pagamento

Normalmente, o  órgão da Secretaria da Fazendo e Planejamento do governo estadual divulga o calendário de pagamento e a tabela com os valores venais.

Além disso, a organização da divulgação sobre o calendário de datas para o pagamento do IPVA também é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran) de cada estado. 

Desse modo, em cada lugar tem um calendário específico para a cobrança de valores e datas de pagamento do tributo. No ano de 2023, o imposto sobre o IPVA irá aumentar em relação ao imposto deste ano. 

Para quem ainda fica meio perdido nessa questão de valores e tabelas, é importante entender que a função principal da tabela com esses dados é de informar corretamente quais são os prazos para que o motorista realize o pagamento do IPVA. 

Além disso, as datas divulgadas servem para que os motoristas possam realizar o pagamento através do parcelamento da dívida. 

Para a realização da quitação do débito, o motorista pode fazer o pagamento à vista ou de forma parcelada. De acordo, então, com as condições da realidade dos motoristas. 

Existem alguns lugares que oferecem descontos para motoristas que pagam o IPVA à vista. Basta procurar saber se no seu Estado, eles realizam estes descontos.  

Outro fator importante saber é que as datas do IPVA 2023 RJ levam em conta o final da placa veicular. 

Quer saber as datas do calendário? Confere aí: 

Além disso, a segunda e a terceira parcela também seguem de acordo com as datas referentes a placa veicular. 

Então, fique atento em qual momento você deve quitar o tributo! 

Se você possui um carro com a placa com final 0, a segunda parcela para você pagar o IPVA 2023 é a partir do dia 21 de fevereiro e a terceira parcela é dia 23 de março.

Quer saber mais detalhes? Você pode acessar a tabela através do DETRAN, clique aqui!


Como consultar o IPVA 2023 RJ?

Está perdido e não sabe como estão as condições do IPVA do seu carro? 

Através do site do Detran, é possível você analisar a situação jurídica de tributos e impostos do seu automóvel. 

Desse modo, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro te auxilia nessa e em várias situações no trânsito. 

Isso porque o Detran é o órgão responsável por informar os débitos IPVA 2023 aos motoristas contribuintes

No entanto, você pode emitir os boletos de pagamento referentes a este imposto através do portal oficial da Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro e do Banco Bradesco.

Sendo assim, para que você consiga realizar este procedimento, tenha o número do Renavam do automóvel em mãos para inseri-lo no banco de dados do site e identificar o seu veículo. 

Mas, para sua comodidade, o pagamento da quitação do débito do IPVA 2023 pode ser realizado em qualquer agência bancária.

Ainda está com alguma dúvida? Para saná-la, acesse o Portal do Detran aqui!

Ainda assim, sabemos que esta parte burocrática dos automóveis é bem chatinha, mas é imprescindível você manter o carro com a documentação e IPVA em dia. Isso porque a regularização do carro vai permitir com que você ande com ele por aí sem impedimentos ou apreensões. 

Desse modo, ninguém quer ter o carro apreendido por aí em uma eventual fiscalização, não é mesmo? Por isso, é importante não deixar datas de pagamentos e taxas para depois, na medida do possível.

 


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços e produtos com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!

Além disso, desenvolver uma boa revisão de peças do seu carro é primordial para que um automóvel permaneça com um bom funcionamento. Assim, não perca tempo: entre em contato conosco e solicite maiores informações sobre os nossos serviços automotivos!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Facebook                  Instagram

Matérias Relacionadas

Promoção de Pneus baratos é aqui na Full Pneus

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A importância da manutenção preventiva

Cuidados com os pneus do carro no verão

Pneus Run Flat: Como funciona essa tecnologia

Conheça as principais medidas de pneus Continental que trabalhamos

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

promção