Freio a tambor: como funciona?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Freio a tambor: como funciona?

O freio a tambor do carro é um dos principais componentes que necessitam de uma contínua manutenção e revisão. Como resultado, a qualidade dessas peças automotivas fará com que o veículo tenha um bom desempenho. Além disso, alta performance e ótimos alcances nas pistas.

Portanto, confira agora como funciona o freio a tambor. Além disso, você vai saber mais sobre o sistema de freio a disco. Acompanhe a seguir!

 


O que é freio a tambor? 

Este componente tem a função de criar um atrito específico a fim de impedir a aceleração do carro. Assim, na maioria dos automóveis, o tambor está localizado nas rodas traseiras. 

O tambor é uma peça do carro que faz parte de um conjunto de peças que formam o sistema de frenagem do automóvel. 

O tambor começa a funcionar a partir do acionamento do pedal pelo motorista. Assim que o pedal é acionado, é transmitida uma pressão pelo fluido de freio até o cilindro.

Nessa peça, encontram-se os pistões, os quais são responsáveis por empurrar as sapatas em direção oposta contra a superfície interna do tambor. Como resultado, o tambor gira em conjunto com a roda do veículo nessa direção.

O resultado do atrito com a lona, peças presas às sapatas, é a diminuição da velocidade de rotação do tambor. Portanto, esse efeito provoca a frenagem do automóvel. Consequentemente, a energia cinética é transformada em calor.

Além dele, há também outra peça chamada disco que faz parte desse grupo de freios. Assim, em carros leves, o tambor e o disco são subcomponentes hidráulicos. Já em carros de grande peso, encontram-se os freios de ar. Assim chamados de pneumáticos.

 

Qual a diferença entre freio a disco e freio a tambor?

Basicamente, a diferença entre esses dois componentes está na maneira de como funcionam para realizar a frenagem do carro. 

Assim, como o próprio nome esclarece, o freio a disco apresenta um disco preso ao cubo da roda. Portanto, esse disco é comprimido em suas faces por outras peças chamadas pastilhas. Como resultado, gera-se o atrito preciso para frear o carro. 

Componentes do sistema de freio de um carro:

Como já explicado em uma das reportagens anteriores, o freio de um carro é formado por um conjunto de peças que trabalham em conjunto. São elas:

  • Pedal
  • Alavanca
  • Freio de Disco
  • Tambor
  • Pastilha
  • Lona
  • Pinça
  • Fluido

 


No Centro Automotivo Full Pneus, nossa estrutura está apta a receber o seu carro e implementar as melhores soluções automotivas do RJ e Baixada Fluminense!

Assim, não perca tempo! Venha conhecer a nossa loja automotiva.

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido para o Rio de Janeiro). 

 

Central de atendimento: 21 2765 6700

 

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

Pneus Full Pneus

Preços de Pneus Promoção

Redes Sociais

Facebook                          Instagram

 

Matérias Relacionadas:

 

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira