Duração dos pneus dos carros elétricos gasta mais rápido
Mais baratos e com vendas em alta no Brasil, os carros elétricos trazem vantagens evidentes, como emissão zero de poluentes e muito menos componentes mecânicos, o que reduz os custos com manutenção.
Como pode o pneu durar menos e o freio durar mais?
Pneus convencionais, os mesmos usados em carros a combustão, podem apresentar durabilidade menor nos carros elétricos.
Modelos esportivos, com motor elétrico potente, requerem baterias potentes e isso se traduz em mais peso.
Consideravelmente mais pesados, os carros elétricos têm maior transferência dinâmica de carga durante condução e frenagem, o que pode acelerar o desgaste dos pneus.
Outra característica dos elétricos que contribui para reduzir a vida útil dos pneus é o torque instantâneo do seu motor, que, dependendo do estilo de condução, vai exigir mais e acelerar o desgaste da borracha e de outros componentes.
Quando a plataforma do veículo é projetada para propulsão elétrica, massa e torque são considerados desde o início. Assim, o tamanho dos pneus é geralmente bem maior que seus equivalentes em carros a combustão interna, proporcionando desgaste semelhante nos dois tipos de automóveis.
Além de dimensões maiores, pneus específicos para carros elétricos também trazem,maior rigidez lateral e compostos para uma rodagem mais silenciosa, para compensar a falta de ruído de motores movidos a baterias, que torna mais evidente o barulho causado pela própria rodagem.
Se os carros elétricos são mais pesados e seus motores exigem mais dos pneus, como é possível que seus freios durem mais?
A explicação está em uma característica comum à maioria dos carros elétricos modernos: o sistema de aproveitamento da energia gasta nas desacelerações e nas frenagens para a recarga das baterias.
Com essa tecnologia, o propulsor elétrico funciona como um gerador de energia nas frenagens e nas desacelerações, provocando um efeito de “freio motor”.
Fonte: Uol
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Cinco carros que os argentinos podem ter na garagem mas os brasileiros não
Carros Elétricos e Opções de Carregamento no RJ
Carros Elétricos custam mais caro para rodar?