Dicas de como economizar combustível

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Dicas de como economizar combustível

Como bem sabemos, o mundo tem passado por um aumento em todos os produtos. E com o combustível não é diferente. Por isso, confira, neste artigo, algumas dicas de como economizar combustível.

Mas, por que esse aumento nos materiais?

Neste sentido, a primeira questão é a pandemia. Apesar de alguns países já serem mais liberais, o Brasil ainda se encontra em medidas restritivas, Como resultado, isto aumenta o valor da mão de obra.

Outro fator já ligado ao aumento do preço no combustível é a refinagem do produto. Dessa forma, apesar do país ser um dos maiores criadores de tecnologia para extração em alta profundidade, como a extração do pré-sal.

Agora, vamos falar um pouco de como funcionam os motores. Assim, para que entenda, como você pode reduzir o consumo.

Neste sentido, todo motor se baseia na troca de energia. Seja energia proveniente do calor, de eletricidade ou outra energia, como química. Esta transforma a energia em energia cinética que faz as rodas se moverem.

Como estamos aqui para falar de economia, vamos falar mais sobre os motores que tem a sua fonte de ignição: o combustível fóssil.  

Assim, o combustível fóssil é responsável por diversos produtos, desde a área têxtil à própria gasolina.

No dia 23 de outubro, houve mais um aumento no combustível e com isso a procura de instalação de kit gás aumentou 70% no estado do Rio de Janeiro.

E porque isso é ruim para os carros?

Como se trata de um gás, ao longo do tempo, há um ressecamento dos dutos de mangueiras. Isto acontece, porque o motor foi elaborado para funcionar com líquidos e não com gás.

Por isso, veja a seguir, dicas de como economizar combustível. Além disso, como os motoristas podem economizar o combustível.


Dicas de como economizar combustível

  • Dica 1: Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é responsável pela troca de filtros e óleo. Com isso, a lubrificação do motor fica na sua melhor qualidade.

Com um motor lubrificado, as peças responsável pela troca de energia, reduzem o atrito uma com a outra e fazem com que as peças não necessitem de tanta força para fazer a sua função.

  • Dica 2: a calibragem dos pneus.

Como toda peça em um veículo necessitam de atenção.

A calibragem é responsável pelo atrito direto com o solo e é a peça mediadora, ela repassa todo atrito com o solo, para outras peças dentro do motor.

  • Dica 3: local onde ocorre o abastecimento

É natural que por conta do aumento dos combustíveis, as pessoas procuram por melhores preços, entretanto, isso pode ocasionar sérios problemas para o seu motor.

Alguns postos, para diminuir o valor do combustível utilizam mais etanol. Por que isso é ruim?

Apesar da gasolina possuir uma porcentagem de álcool em sua composição, o aumento do álcool, faz com que o combustível não tenha o mesmo desempenho.

Em outros casos, postos que não possuem procedimento adequado, os famosos postos tarjas brancos, em vez de acrescentarem álcool, colocam água. 

Água e ferro/ alumínio não combinam, e muitas das vezes causam a queima do cabeçote do motor.

As próximas dicas são para  a hora de conduzir um veículo.

  • Dica 4:Evite frenagem brusca

Por mais que você imagine que a frenagem de um veículo não altera o consumo de combustível, a grande verdade é que aumentam sim.

  • Dica 5: são as arrancadas

As arrancadas fazem com que o bico injetor, coloque mais e mais combustível para a câmara de combustão.

  • Dica 6: sobre o ponto morto

Embora, alguns condutores digam que descer uma ladeira com o veículo em ponto morto, existe uma redução no consumo, a grande verdade é que esse fator é uma mentira e até pode causar outros problemas. 

  • Dica 7: ultrapassagem

Quando decidimos fazer ultrapassagens, em alguns casos colocamos a nossas vidas em risco e de outras pessoas que estão em outros veículos.

Ao realizar uma ultrapassagem, necessitamos adicionar mais combustível, com isso o consumo aumenta.

  • Dica 8: Não acelerar sem necessidade

Essa dica é para condutores mais novos, quando colocamos o pé no acelerador, o sistema de injeção faz uma leitura e injeta mais e mais combustível, sem necessidade.

  • Dica 9: o excesso de peso

Quando botamos mais peso no veículo, é necessário que o motor faça mais força para tirar o veículo do lugar.

Algumas pessoas acham que colocar mais peso no veículo é normal. Entretanto, além do aumento do consumo do combustível, outras peças são prejudicadas, principalmente a suspensão, que ao longo do tempo vão necessitar serem trocadas, por conta desse peso extra.

Com essas dicas o consumo de combustível reduz em 20 a 30% do consumo de combustível no mês dos veículos.

Sendo assim, sendo uma grande vantagem para os condutores que sofrem tanto com esse aumento no valor dos combustíveis.


Dicas de como economizar combustível: a escolha do pneu certo para o seu carro

Ao conhecer as principais informações sobre os produtos pneumáticos, você ganha o entendimento de benefícios importantes, os quais irão ajudar na compra de novos pneus no futuro.

Porém, com certeza, a sua dúvida maior – e que deseja solucionar com este artigo – é a relação entre o consumo de combustíveis e a rodagem com um pneu de qualidade.

Em primeiro lugar, é preciso comentar que – quando um produto pneumático se encontra com a calibragem ruim, é possível que o gasto de combustível aumente em até 20 por cento. Portanto, quando um motorista não se preocupa com este quesito e deixa o pneu “murchar” um pouco, esta consequência ruim poderá ocorrer.

Além disso, caso o seu carro esteja com um pneu de uma marca sem reconhecimento ou de procedência duvidosa, há uma tendência da calibragem ser ainda mais necessária.

Desta forma, não adquira um modelo desconhecido: foque em fabricantes como Pirelli, Michelin, Goodyear, etc. Esta decisão poderá ser a diferença entre uma economia financeira satisfatória mensal ou a falta de dinheiro.


Portanto, não invente na hora de comprar os seus produtos! Assim, conte com os nossos Jogos de Pneus e tenha ótimos resultados nas pistas e estradas do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Saiba mais aqui!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook                 Instagram

 

Matérias Relacionadas

Pneus 175/70 R13. Saiba os modelos de carros

Pneus Importados No Brasil: Há Vantagens?

Andar com combustível na reserva pode ser perigoso

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira