A troca de óleo e filtro depende de cada carro?
Assim como os outros serviços, a troca de óleo e filtro é muito importante para o seu carro.
Deixar isso passar, pode afetar o desempenho do seu carro e também prejudicar o funcionamento de outras peças, fazendo com que ocorra o desgaste do motor, por exemplo.
A função do filtro de óleo é impedir com que partículas de metal ou mesmo da carbonização do óleo entre no motor, evitando, portanto, o entupimento e, posteriormente, o superaquecimento e quebra dessa peça.
Por isso, é muito importante ficar atento ao momento ideal da troca. Por isso, é importante levar o carro para um especialista que saiba realizar este serviço.
Isso porque a troca de óleo e filtro pode depender de cada carro. Desse modo, o funcionamento da troca dessas peças automotivas pode variar de carro para carro.
Neste sentido, é preciso levar em conta vários efeitos:
Para a troca de óleo, é importante se atentar ao uso misto do óleo, qual a cidade, ruas ou estrada em que o carro anda.
Enquanto o assunto serviço for a troca dos filtros, também é levado em consideração esse fatores. Além disso, é recomendável consultar o manual do carro. Lá você terá informações úteis sobre os detalhes de peças e equipamentos do carro.
Geralmente, a troca deste equipamento é a cada dez mil quilômetros. Esse fator da quilometragem pode variar para cada carro.
Isso porque, dependendo do uso do carro, essa quilometragem pode ser batida facilmente. Como resultado, o automóvel deve ir mais vezes ao Centro Automotivo para fazer a troca dos filtros.
Ah, lembrando que a troca de óleo também precisa ser realizada com a troca do filtro! Isso para evitar que o óleo limpo ganhe impurezas do filtro antigo.
Quer saber mais? Acompanhe a seguir!
Trocar o óleo: importante serviço para o seu carro
Como podemos imaginar, o óleo é responsável pela lubrificação das peças mecânicas. Por isso, estas peças são fundamentais para o melhor funcionamento do motor.
Dessa forma, sabemos que o rim no ser humano é responsável por filtrar o sangue. Com isso, analogicamente, o filtro do carro é responsável por retirar as impurezas do óleo.
Como resultado, uma peça com uma lubrificação adequada tem o seu desgaste reduzido. Assim, isto melhora o desempenho de todo o resto do motor.
Neste sentido, todo carro necessita de lubrificação. Com isso, existe a lubrificação para o sistema de resfriamento e a lubrificação do sistema do motor.
Desse modo, o óleo tem a função de lubrificar o eixo do virabrequim.
Com isso, o eixo do virabrequim é responsável pela força que é encaminhada para os eixos que fazem as rodas girarem.
Neste sentido, o óleo é responsável por criar uma camada ou película que facilita a redução do atrito do eixo com outras peças do motor.
Agora, imaginemos que, quando uma peça gira ou se movimenta em algum sentido, ela entra em contato com outras peças.
Em seguida, ao entrar em contato com essas peças, acontece uma coisa que na física é conhecida como atrito.
Então, quanto maior o atrito entre as duas peças, maior é o desgaste.
Então, quando uma peça tem um alto atrito e pouca lubrificação, as peças, em vez de se deslocarem uma sobre a outra, começam a se deslocar uma na outra.
Não entendeu? Vamos explicar melhor.
Quando uma peça recebe uma lubrificação, essa mesma peça desliza com mais facilidade, sem que ocorra um desgaste da peça.
Agora, quando uma peça não recebe uma lubrificação ou a lubrificação é muito pouca, essa peça que deveria não desliza sobre a outra peça, o que deveria acontecer.
Como resultado, começa a ter um desgaste das duas peças. Isso porque, em vez dela passar rente a outra peça, ela passa justamente na peça. Como resultado, isso causa um desgaste daquela superfície.
Mas, um fator que muitos motoristas até experientes não se atentam é em relação ao tipo de óleo.
Confira, a seguir, quais são os principais óleos usados nos carros.
Vai trocar o óleo do seu carro? Conheça os tipos
Basicamente, existem 3 tipos de óleo:
Os óleos sintéticos possuem um aditivo químico. Dessa forma, esse tipo de óleo é todo elaborado e fabricado em laboratório.
Isso proporciona uma maior qualidade, limpeza, economia e desempenho.
Já os óleos semissintéticos são óleos naturais que passam por laboratórios e recebem adição de material químico.
Dessa forma, esse material químico ajuda o óleo natural a ter uma melhor qualidade, e com menos oxidação das peças.
Os óleos minerais naturais são extraídos diretamente do petróleo bruto.
Dessa forma, esse petróleo em seus processos de subprodutos vão gerando matérias primas para outros produtos.
Assim, o óleo é um produto que é extraído do petróleo logo que ele é retirado ou extraído das jazidas.
Agora que sabemos os tipos de óleo, temos que ir atrás de outros fatores que definem o tipo de óleo para cada veículo.
Portanto, caso precise implementar a troca de óleo ou qualquer outro serviço automotivo, não perca tempo! Conte com a Full Pneus para lhe proporcionar todo o apoio e suporte necessário!
Em nossa loja, o seu carro irá encontrar o que necessita, pelo melhor preço no RJ!
O seu carro precisa implementar a troca de correia, troca de óleo e troca de pneus? Assim, caso a resposta seja sim, você terá a oportunidade de contar com as soluções especiais da Full Pneus! Portanto, não perca tempo e venha nos visitar!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
Redes Sociais
Facebook Instagram
Matérias Relacionadas
A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro
A importância da manutenção preventiva.
Cuidados com os pneus do carro no verão
7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro
Prego no Pneu. Como resolver?
Quais as melhores marcas de Pneu?