Super Banner

Vibração no volante? Pode não ser o balanceamento

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Vibração no volante? Pode não ser o balanceamento

Normalmente, quando um motorista comenta que está sentindo uma vibração no volante, podemos pensar que isso é falta de balanceamento. Mas, ao contrário do que acontece, essa vibração pode ter outros motivos. 

Assim, a vibração no volante pode ser consequência da falta de balanceamento e alinhamento no automóvel. Quando isso acontece, é importante que você leve o seu veículo para passar por uma boa manutenção nas peças dos pneus, além das outras peças automotivas. 

Desse modo, o balanceamento, como o próprio nome dá a entender, é uma forma de balancear um pneu.

Isso quer dizer fazer com que o pneu rode com a banda de rodagem e não com parte da lateral.

Então, esse processo é fundamental para que o pneu seja equilibrado de forma que ele não desgaste apenas de um lado.

Já o alinhamento como o próprio nome já diz tem o intuito de alinhar as rodas com a carroceria e o volante.

Pois, imagina que o volante está torto. Em uma situação, você pega o carro e na hora que for girar o volante ele vai para outra posição.

Neste caso, o risco de acontecer um acidente é muito grande, ainda mais para quem não está acostumado.

Mas, como citamos no texto, essa vibração pode ser consequência de outros fatores. 

Quer saber mais sobre outros fatores que provocam vibrações no volante? Acompanhe a seguir!


Vibração no volante: saiba alguns fatores

É bem comum os especialistas verificarem como anda o balanceamento e alinhamento do carro, quando o assunto é volante no pneu. 

Mas, outras partes do carro, que comentamos abaixo, também podem causar essa trepidação. Saiba mais:

É importante verificar o estado das peças do sistema de suspensão do carro, quando o problema é a vibração do volante. 

Algum mal funcionamento de alguma peça pode provocar trepidações ao dirigir. Sendo assim, verificar o estado dos amortecedores, por exemplo, é essencial para resolver o problema. 

Além disso, é importante analisar se há folgas no aperto dos componentes da suspensão e, também, se a mola ainda possui elasticidade o suficiente. 

É fato que os pneus oferecem trepidações devido ao atrito com o asfalto. No entanto, usar os pneus que não possuem uma boa pressão pode deixar essa trepidação fora do normal. 

Caso os discos e as pastilhas não estiverem alinhados, pode acontecer de ter vibrações do volante quando o freio é acionado. 

Quando as pastilhas estão desalinhadas, elas podem pressionar o disco de maneira errada na hora que você freia o carro. Como resultado, a frenagem do carro pode diminuir, fazendo com que o carro entre em ressonância e, por consequência, ter vibrações no volante. 

Além disso, as trepidações podem ser causadas pelos componentes soltos no sistema de freios. 

Por isso, é sempre bom levar ao mecânico para verificar se as pinças, o disco e a pastilha estão devidamente apertadas.

Alguns problemas na homocinética ou nos rolamentos podem ser causas de trepidações nos volantes de muitos carros por aí. É importante olhar essa parte de transmissão do carro para verificar e resolver esse incômodo.

De modo geral, as juntas homocinéticas não podem estar folgadas, ou melhor, não podem ter folgas, espaços, entre elas. 

Sendo assim, elas precisam estar bem juntas e apertadas para que não haja trancos e, justamente, essas vibrações no volante. 

Fora o fato de que, quando as juntas possuem espaços entre elas, a rotação de saída do câmbio é diferente das rodas. 

Além disso, é importante se atentar ao estado dos rolamentos e das juntas. Caso eles estejam quebrados ou com algum defeito, é importante realizar a troca. 

Isso porque essas peças quebradas podem dificultar o processo de rotação entre eles na hora em que você começar a andar com o carro. 


Manutenção preventiva do seu carro: Conheça a Full Pneus

Para que a sua manutenção preventiva seja um sucesso e o seu automóvel rode com a melhor performance, é imprescindível procurar as nossas soluções!

Assim, a Full Pneus é o Maior Centro Automotivo da América Latina. Como resultado, oferece para os condutores os serviços especializados para que o automóvel alcance o desempenho correto! Em nossa loja, temos os diferenciais que nos colocam a frente da concorrência:

Além disso, contamos com um amplo mix de produtos pneumáticos e rodas. Todos eles, fabricados pela Continental, marca sinônimo de qualidade e segurança.


Conte com a Full Pneus na hora de cuidar do seu carro!

Está com o seu volante vibrando na hora de dirigir? Venha resolver esse problema com os especialistas da Full!

Aqui, temos uma equipe de profissionais que atuam no mercado para solucionar o problema do seu carro. 

Além disso, nossa equipe especializada opera com equipamentos altamente modernos e tecnológicos, desenvolvidos especificamente para a execução desses serviços, e garantindo a qualidade para sua total segurança e satisfação. 

Entre em contato conosco e traga seu automóvel para o nosso Centro Automtivo!


Precisa realizar a manutenção do seu carro? 

O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook     Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Veja as principais medidas de Pneus da Pirelli

A importância da manutenção preventiva.

Cuidados com os pneus do carro no verão

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção