Vale a Pena a Blindagem de Carro Usado?

Vale a pena comprar um carro blindado usado? nesta matéria explicamos as vantagens e desvantagens ao fazer essa escolha.
Mandar blindar um veículo novo é algo que não cabe no bolso da maioria dos brasileiros. O preço do serviço parte de R$ 50 mil, fora o custo do carro, é claro.
No entanto, ao voltar os olhos para o mercado de usados a coisa muda de figura: a blindagem perde seu valor e o veículo custa praticamente o mesmo que um sem a camada de proteção.
Afinal, a pechincha vale a pena? Para começo de conversa, é preciso estar ciente de que um veículo blindado pesa, no mínimo, 130 kg a mais, podendo chegar a mais de 500 kg, dependendo do modelo e do tipo de proteção.
Isso significa que ele precisará de mais atenção na manutenção dos itens de desgaste, como pneus, pastilhas e discos de freio, bem como amortecedores e outros itens de suspensão. “Comprando usado, por um lado, você ganha a blindagem. Por outro, gasta um pouco mais com a manutenção.
Também é importante verificar o tratamento que o antigo dono deu a esse veículo, se fez as manutenções corretas, exigidas pelo peso extra que o carro carrega.
Outro cuidado é conferir se o carro está regularizado no Detran e no Exército Brasileiro, como todos os blindados devem estar”, orienta Cláudio Marmo Conte, diretor comercial da BSS Blindagens.
Também é preciso ter em mente que, com o passar do tempo, a blindagem pode sofrer delaminação, que é um processo de descolamento das lâminas de vidro cristal float ou do policarbonato que compõem o pacote balístico do vidro blindado.
Dirigir um veículo como aquele pode até dar uma sensação de segurança aos ocupantes em possíveis assaltos, mas põe em xeque a vida de todos eles, e demais transeuntes – já que o carro poderia, claramente, sair do controle do condutor em uma situação de emergência.
Fonte: Uol
Matérias Relacionadas
Rodas Blindadas: Coloque aqui na Full Pneus
Instalação de Molas em Carro Blindado – Nova Iguaçu RJ
Full Pneus – Montagem de Rodas Blindadas