Quer saber todos os componentes que fazem parte dos pneus atuais?
Sempre comentamos sobre pneus, as suas importâncias, como deve ser feito a manutenção.
Neste sentido, são diversos detalhes que, no final das contas, fazem muita importância para um melhor atendimento.
Já falamos aqui também sobre a importância que cada fabricante de pneu dá a seus produtos. Além disso, também mostramos que os pneus são importantes e todos têm o seu diferencial.
Contudo, você já pensou ou já viu como um pneu é por dentro? Você sabia que todos os pneus são desenvolvidos com camadas? E a importância dessas camadas?
Obviamente, existem diferenças nos pneus. Assim, diferenças essas que podem ser o modo de fabricação, camadas a mais ou a menos, componentes, entre outros.
Sendo assim, cada vez mais falamos e demonstramos a importância de saber a diferença de cada pneu. Com isso, essas diferenças podem e vão, muitas das vezes, fazer com que você gaste menos e, principalmente, reduza as dores de cabeça.
Já temos problemas demais para perdemos tempo tendo dores de cabeça por conta de produtos que estão aí para nos ajudar.
Quando entendemos e aprendemos sobre aquele tipo de produto, isso possibilita que nos preocupemos menos com essas coisas e foquemos em outras coisas que são mais importantes.
Mas, tudo isso não pode ser deixado de lado, pois quando cuidamos dos pneus dos carros, a probabilidade desses pneus se manterem com desgastes dentro do padrão aumenta.
Caso esse desgaste diminua, o tempo de vida e de rodagem aumenta. Sendo assim, uma economia a longo prazo.
Ficou curioso para saber sobre essa economia e aprender sobre uma visão de dentro dos pneus? Acompanhe nossa matéria e saiba tudo sobre isso.
Todos os pneus são desenvolvidos com camadas?
Sim, essa pergunta está correta.
Isso porque cada camada do pneu é responsável por um detalhe.
Basicamente, os pneus são ocos por dentro. Todavia, existem pneus que possuem câmara de ar e outros que não.
Mas, você sabe o porquê disso?
As câmaras de ar, como o próprio nome já dá a entender, é uma forma que os primeiros pneus utilizavam para aprisionar o ar dentro e mantê-lo cheio.
Desse modo, um ponto muito positivo dessa forma de pneu é a facilidade para reparar o mesmo em caso de furos e rasgos. Sendo assim, possibilitava uma maior durabilidade do mesmo.
Já os pneus que não possuem câmara de ar, são pneus que não tem tanta facilidade para fazer reparo. Apesar de atualmente já existirem pneus com camadas mais protetoras.
Além disso, existem também pneu que conhecemos com run flat que possui uma superfície auto selante. Essa superfície interna funciona como uma película que impede o ar de sair.
Com isso, existem outros tipos de camada que são desenvolvidas pelas fabricantes de pneus com o intuito de manter o pneu rodando por mais tempo, mesmo estando furado ou com prego/parafuso preso na sua banda de rodagem.
Muitos desses pneus são fabricados para que possibilite que a pessoa consiga chegar ou no destino ou em um lugar que tenha maior facilidade de substituir o pneu furado.
Além de reduzir um peso a mais, existe a questão do estepe. Isso é possível porque as fabricantes de carro não têm necessidade de botar um pneu a mais, já que o que está em uso pode chegar até o destino mesmo estando furado.
Camadas dos pneus e suas importâncias
Que cada pneu é construído por camada nós já sabemos, mas agora vamos falar quais são e o que elas fazem para o pneu.
Forro interno ou estanque
O forro interno é a parte mais interna do pneu. Com isso, ele é responsável por fazer a impermeabilização do ar. Isso quer dizer que ele faz o trabalho da câmara de ar no caso dos pneus que não a possuem.
Talão
Os talões são 2 e estão localizados nas duas extremidades. Assim, eles são fios de aço cobertos por cobre que tem como função a fixação do pneu na roda.
Cinta estabilizadora
A cinta é formada por fios de aço que fazem parte da estrutura ou, como muitos conhecem, carcaça do pneu. Neste sentido, esses fios recebem o nome de cinta estabilizadora por fazerem com que a estrutura do pneu tenha um maior contato com o solo. Sendo assim, deixando o veículo mais estável.
Existem casos em que as cintas serem duplas. Isso se dá em casos de pneus que são desenvolvidos para carros de performance.
Lonas de reforço
Como o próprio nome já indica, são formas de reforçar a cinta ou as cintas. São compostas por fios de poliéster.
Barras
As barras geram a tração e são a parte em contato com o solo. Sendo assim, essas barras estão diretamente ligadas à potência.
Ranhuras
É por elas que o ar passa para refrigerar a borracha do pneu. Além disso, as ranhuras também são responsáveis por diminuir a ressonância.
Lateral
A parte lateral do pneu é a responsável pelo conforto. Quanto mais fino for o pneu, menos confortável ele será para o motorista.
Normalmente, a lateral é flexionada cerca de 800 vezes por segundo enquanto o carro roda, e por isso tem tanta importância.
Ombro
A estabilidade do veículo também está ligada ao ombro dos pneus, que trabalha principalmente nas curvas.
Banda de rodagem
A banda de rodagem é a parte que fica em contato direto com o chão. Ela é dividida em três partes: os sulcos, as ranhuras e as barras.
Sulcos
A função dos sulcos é drenar a água, evitar deslizamentos e refrigerar os pneus. Alguns possuem mais sulcos que outros, o que significa que são mais aderentes, especialmente em dias de chuva.
O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços e produtos para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nossoatendimento!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
Trocar os pneus é fundamental para ter uma excelente dirigibilidade nas ruas e estradas. Isso porque os pneus são a única parte do carro que está em contato direto com o asfalto. Dessa forma, eles são responsáveis por garantir a aderência, a frenagem e a estabilidade do veículo, além de influenciar diretamente no consumo de…
As rodas são um dos elementos mais visíveis de um carro e, por isso, um dos primeiros a chamar a atenção. Dessa forma, é natural que os motoristas busquem manter as rodas do veículo sempre limpas e brilhantes. Afinal, elas contribuem significativamente para a estética do carro. Mas você sabia que a revitalização das rodas…
A BYD anunciou um recall para 96.714 veículos, incluindo os modelos Dolphin e Yuan Plus, devido a um problema no controlador da coluna de direção que pode levar a incêndios. O recall abrange apenas a China, e por sorte, os modelos importados para o Brasil não foram afetados. De acordo com a Administração Estatal de…
Os leilões de automóveis têm se tornado uma opção cada vez mais procurada por entusiastas e investidores automotivos, devido à oportunidade de adquirir veículos por preços bem abaixo do mercado, algumas vezes até com 60% de desconto. Garimpando bem, é possível encontrar modelos cobiçados como Ferrari, Lamborghini e Tesla, assim como modelos clássicos como Corcel…
Imagine seu carro como um relógio preciso. Cada peça tem uma função específica e trabalha em harmonia para garantir que tudo funcione perfeitamente. Dessa forma, a correia dentada e a bomba d’água são como duas engrenagens desse relógio, e a sincronia entre elas é fundamental para o bom funcionamento do motor. Mas por que trocar…