Por que alguns pneus têm três sulcos e outros quatro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Por que alguns pneus têm três sulcos e outros quatro?

Quando você procura um pneu para o seu carro, em quais detalhes você mais presta atenção? Medidas, desenhos, aros, modelo. Sim, tudo isso é válido. Mas, você já percebeu que alguns pneus têm três sulcos e outros quatro?

Sim, é possível encontrar essas diferenças na quantidade de sulcos entre os pneus no mercado automotivo. 

Dentre os especialistas, não há uma resposta exata para quantos sulcos o pneu tem que ter. Sendo assim, podemos encontrar pneus com 1 ou até doze sulcos. 

No entanto, é mais comum você achar um mesmo modelo de pneu com 3, 4, 5, 6 e 8 sulcos.  

Essa variedade de numeração vai depender da dimensão da banda de rodagem do pneu. Sendo assim, quanto maior for a largura da banda de rodagem, mais sulcos o pneu terá.

Mas, o que são esses sulcos?

São ranhuras que funcionam como “canais” que servem para escoar a água, proporcionam uma passagem de ar eficaz e oferecem uma aderência do pneu nas estradas. 

Além disso, na hora em que você for comprar os pneus do seu carro, fique atento(a) a quantidade de sulcos no pneu. Isso porque, um número alto de sulcos no pneu pode interferir na produtividade do desempenho dos veículos. 

É válido pensar que quanto mais ranhuras, melhor o desempenho da função dos sulcos. No entanto, isso não acontece de forma automática. 

Como resultado, o pneu terá um desgaste acelerado, provocando mais ruídos também. 

Neste sentido, é importante analisar a funcionalidade de cada pneu para que você faça uma boa compra do produto nas suas condições e realidades. 

Aqui na Full Pneus, lidamos com produtos de qualidade e que oferecem um alto nível de desempenhos nos automóveis. 

Saiba mais, neste artigo, sobre os sulcos dos pneus e os produtos de uma das melhores fabricantes do país: a Continental.


Sulcos de pneus

Localizados no sentido tangencial da banda de rodagem, a principal função do sulco é evitar a aquaplanagem.  

Normalmente, os sulcos possuem uma profundidade mínima de 3 mm. Com essa medida, o pneu tem a capacidade de drenar a água adequadamente.  

Quando um pneu é desenvolvido, os especialistas levam em consideração vários fatores: condições das pistas, condições do carro, design, material. E os sulcos também são um deles. 

Neste sentido, os pneus direcionais, voltados para o uso em pistas molhadas ou com neve, possuem um profundo sulco central que escoa a água junto com outros sulcos laterais em ângulo. 

Já os modelos convencionais que são usados no dia a dia possuem apenas 3 ou 4 sulcos. Além disso, os pneus de alto desempenho possuem sulcos contínuos. 

Os veículos off-road possuem sulcos divididos em seções. Também contam com modelos de sulcos que possuem desenhos padronizados para uso em rodovias e estradas urbanas. 

Os modelos dos pneus Continental também contam com 3 ou 4 sulcos na sua composição. Geralmente, o modelo PowerContact 2 usas essas duas dimensões nos modelos de medidas:

165, 175 e 185: 3 sulcos

195: 3 ou 4 sulcos

205: 4 sulcos

Quer conhecer esses e outros modelos? Acompanhe a seguir!


Pneus Continental: modelos

Se está pensando em um pneu que te dá segurança, essa é a melhor pedida. Além de ser um bom economista na hora de rodar.

Como o próprio nome diz é um Premium, alto nível de conforto, uma performance incomparável, alta segurança, principalmente, para dia de chuva. Além de poder ser utilizado para quase todos os tipos de utilitários.

Começamos com um dos pneus PowerContact 2 que são pneus que segundo a Continental duram 20% a mais.

Esse tipo de modelo a sua principal característica é a sua durabilidade. O que já ganhou muitos brasileiros.

Contudo, o pneu não possui apenas essas características. Outra pegada que este pneu possui é sua característica Eco Plus+.

Essa característica vai te surpreender e podemos afirmar que após essa matéria você vai querer trocar de pneu logo logo.

O Eco Plus+ significa que o pneu auxilia na redução de combustível, e o termo Eco caracteriza isso. Pois, se tem uma redução de consumo de combustível, o mesmo é mais ecológico para o meio ambiente.

A tecnologia Conti Noise Cancelling que qualifica um pneu com menos ruído.

Outras qualidades que são apontadas desse modelo são a dirigibilidade e o controle do veículo, tornando-o mais seguro.

Além do pneu ser mais resistente a impactos, cortes e picotamentos e seu design robusto. O que dá mais confiança ao motorista.

Já os pneus Conti Cross são pneus caracterizados para rodarem além dos asfaltos.

A própria fabricante utiliza o slogan : “ Alta performance além do asfalto.”

Esse estilo de pneu se adere bem no asfalto e nas estradas de chão. O seu design dá ao condutor maior confiança tanto em pisos molhados quanto secos.

Além do poder de frenagem, por conta da sua aderência ao solo. Sendo assim, uma perfeita dirigibilidade.

Como já falamos esses pneus não são feitos apenas para estrada com asfalto, também possuem uma maneira de distribuição da pressão dos pneus com o solo. Desse modo, mantendo o nível de conforto e uma ótima rotabilidade dos pneus em solos irregulares.

O pneu é composto com múltiplas lâminas e sulco que otimizam a tração  do pneu no uso off-road leve.

Ainda na linha off-road a Grabber A/TX, é um pneu mais robusto com característica all terrain, que é voltada para caminhonetes.

Essa linha tem uma cara mais agressiva. Contudo, oferece um pneu mais silencioso.

Além de oferecer uma ótima aderência no off-road, todos os rumos.

Por conta do seu design, o pneu conta com o expulsor de pedras e uma excelente resistência tanto na banda de rodagem quanto no picotamento do pneu.

Esse pneu é voltado para o dia a dia, sendo um ótimo concorrente das outras fabricantes.

O Altimax One é um pneu misto o que qualifica para rodar em pisos secos e molhados. Graças ao seu design possibilita um excelente escoamento.

É um pneu que repassa bem a qualidade do solo, sendo assim possível uma melhor dirigibilidade. Além de ter ótima performance em curvas e pisos molhados.

Uma grande aposta que a Continental teve foi com esse pneu, que possui algumas características que impressionam.

Uma das qualidades que a própria empresa mostra é a questão High Mileage, que significa alta quilometragem.

Outra característica que este pneu apresenta é a sua baixa resistência sobre a rodagem, o que acaba diminuindo o consumo de combustível.


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook             Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Devo utilizar a câmara de ar nos meus pneus?

A câmara de ar facilita a vida dos motoristas na hora de pegar a estrada ou usar o carro diariamente. Desse modo, usar esse artifício é uma mão na roda para quem busca conforto e segurança.  No entanto, com um contínuo avanço da tecnologia na construção dos pneus, temos opções de pneumáticos no mercado automotivo…

Lamborghini de Fernando Collor está devendo 6 anos de IPVA

A Lamborghini do Senador Fernando Collor de Melo está devendo 6 anos de IPVA Avaliado em R$ 3,36 milhões na Tabela Fipe, um Lamborghini Aventador Roadster 2013/2014 está entre os maiores devedores de IPVA em São Paulo. Segundo o cadastro da dívida ativa do estado, o esportivo italiano acumula débitos que totalizam R$ 1.193.217,78, referentes…

promção