Troca do Líquido de Arrefecimento: Saiba quando fazer

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Troca do Líquido de Arrefecimento: Saiba quando fazer

Confira agora quando deve-se substituir o líquido de arrefecimento de seu carro para ter maior performance e segurança nas pistas!

Como parte do sistema, o líquido de arrefecimento do radiador tem a função de manter o motor funcionando na sua temperatura ideal de trabalho.

Assim, o fluido é uma mistura de água e aditivo que transita entre o radiador e os dutos do bloco do motor, fazendo a troca de calor entre as peças. O motor dos carros a combustão esquenta muito devido à queima da mistura de ar e combustível que faz o carro andar.

Desse modo, quando superaquece ou resfria muito o motor tem sua performance comprometida, o que pode gerar grandes prejuízos ao longo do tempo.

Quando fazer a troca do líquido do radiador?

A troca do líquido do radiador, também conhecido fluido de arrefecimento, é recomendada a cada 30 mil quilômetros ou 2 anos. Dessa maneira, faça a revisão do líquido a cada 10 mil quilômetros.

Em muitos casos o aditivo fica contaminado, o que compromete sua capacidade de aumentar o ponto de ebulição da água, comprometendo sua função.

Quais sintomas indicam problemas com este líquido?

  • Luz de temperatura do motor do painel acesa
  • Carro superaquecendo com frequência
  • Maior consumo de combustível
  • Demora para acelerar o carro.

Como é feita a troca do líquido de arrefecimento?

Em alguns casos é possível apenas preencher o líquido do radiador, desde que o líquido atual não esteja comprometido. Na maioria das vezes, contudo, o correto é fazer a substituição completa do líquido. Sendo assim, este é o procedimento seguido no centro automotivo:

  • Desligar o carro e esperar cerca de 10 minutos até o motor esfriar.
  • Abrir o sistema de arrefecimento para escoar todo líquido de arrefecimento. Isso pode ser feito de forma manual ou com a ajuda de aparelhos
  • Abrir o respiro do sistema para evitar a formação de bolhas de ar dentro das mangueiras e do radiador.
  • Colocar o líquido novo na proporção correta de água e aditivo produto novo de volta no sistema (5A). Coloque até a medida indicada, mas veja também se o líquido está saindo pelo respiro, o que significa que não tem mais bolhas no sistema
  • Como resultado, após a troca deve-se checar a estanqueidade e a pressurização do sistema.

A substituição ou reposição do líquido do radiador é um serviço bastante simples e demora cerca de 15 minutos para ser realizado. É importante que ao trocar o fluido de arrefecimento verifique também a condição das mangueiras, do radiador, da válvula termostática e da ventoinha.

Quanto custa a troca?

O preço da troca do fluido de arrefecimento do radiador variar dependendo do tipo de veículo. Cada carro exige uma quantidade específica de líquido e um percentual diferente de mistura entre água e aditivo.

Recomendações sobre o líquido do radiador

  •  Sempre utilize aditivos com as especificações recomendadas pela montadora do seu carro. Essa informação fica descrita no Manual do Proprietário.
  • O líquido é composto por uma mistura de água desmineralizada e aditivo, que podem varia na proporção dependendo do carro. Em muitos casos a proporção é de 50% / 50%, mas não é raro carros que demandam a proporção de 30% ou 40% de aditivo.
  • Existem diferentes tipos de aditivos: os de tecnologia de Ácidos Inorgânicos (IAT), Ácidos Orgânicos (OAT) e Ácidos Orgânicos Híbridos (HOAT). Cada montadora geralmente adota um tipo de aditivo para toda sua linha de veículos.
  • Não use água de torneira, ela contém minerais e outros materiais (ex: cloro) que prejudicam as peças do motor e as mangueiras do sistema.
  • Existe no mercado produtos pré-diluídos, com os quais não é preciso fazer a diluição do aditivo em água. Se optar por essa opção, fique atento a proporção da mistura.
  • O aditivo é um produto barato. Procure usar marcas que tenham produtos certificados e homologados.


Deseja fazer a troca do líquido de arrefecimento do seu carro? Dessa forma, faça uma visita a Full Pneus ou entre em contato conosco aqui!


Portanto, venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Assim, ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira