Suspensão: conheça esse serviço automotivo

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Suspensão: conheça esse serviço automotivo

O serviço de manutenção da suspensão de um automóvel é muito importante para manter a estabilidade e uma direção segura. 

Cada modelo de veículo possui uma composição complexa, onde existe uma ampla variedade de peças automotivas. Assim, o automóvel funciona com diversas partes mecânicas, as quais trabalham de forma conjunta. Como resultado, a partir de uma revisão completa de cada um destes elementos, o seu carro não terá nenhum tipo de problema sério ao transitar. Neste artigo, falaremos sobre o sistema de suspensão.


Qual a definição deste sistema?

Em primeiro lugar, gostaríamos de explicar para o leitor sobre o significado deste grupo de componentes. Assim, podemos definir o conjunto como um sistema de alta complexidade, que se responsabiliza por estabilizar o veículo – frente aos impactos que acontecem com o solo.

Como resultado, a suspensão garante a boa estabilidade do automóvel, independente do piso. Isso acontece, porque as molas absorvem o impacto e diminuem a carga sobre outros materiais automotivos. Assim, não ocorre nenhuma sobrecarga das peças, o que permite o funcionamento correto do carro.

Portanto, é possível destacar que esta área é muito importante. Este fato é verídico, porque – caso haja uma falha em alguma das funções – diversas peças podem ser prejudicadas e o carro perderá o controle na pista.


Quais são os componentes do sistema de suspensão?

Agora, que você identificou a definição e funcionalidades da suspensão, será necessário conhecer um pouco mais sobre as peças automotivas que fazem parte deste conjunto. Como resultado, você terá a oportunidade de identificar qualquer problema sem maiores dificuldades.

Portanto, acompanhe abaixo cada tópico abaixo:

– Jogo de Amortecedores

Em primeiro lugar, não poderíamos deixar de enfatizar os amortecedores. Isso porque, esta é a peça principal do sistema de suspensão, sendo assim a mais relevante em todo o conjunto.

O objetivo deste componente é amenizar a irregularidade do solo. Como resultado, isso vai diminuir os impactos sofridos ao rodar nas ruas. Importante: sem o amortecedor, o veículo não transitaria em linha reta.

– Molas

Essas peças automotivas atuam de forma conjunta com os amortecedores. Assim, possuem a responsabilidade de minimizar os possíveis desníveis que existam nas vias urbanas e estradas de terra.

Uma curiosidade: no momento em que o seu carro balançar muito ou apresentar uma instabilidade, é possível que este componente esteja com um dano. Como resultado, será preciso procurar um especialista e efetuar a troca.

– Pivô da Suspensão

Esta peça do sistema de suspensão possui a tarefa de interligar o chassi com a carroceria. Assim, por intermédio desse material, a coluna da direção realizará um giro em torno do seu próprio eixo. Observação: o movimento irá acontecer também nas subidas e nas descidas.

– Barra Estabilizadora

Interligada junto da carroceria, a barra contribuirá para a manutenção da firmeza do carro. Assim, mesmo que o motorista transite em alta velocidade, a segurança do conjunto estará garantida.

Como resultado, esse material funciona, de forma a conectar as barras da suspensão com as buchas de fixação e bieletas (que estão articuladas em forma de haste).


Portanto, estes são os elementos que compõem o sistema de suspensão do automóvel. Desta forma, quando achar que existe um dano ou contratempo nestes materiais, procure um Centro Automotivo o mais rápido possível!


Que tipos de suspensão existem no mercado automotivo?

Para entender ainda mais sobre este assunto, destacamos os principais tipos de sistema de suspensão que existem no segmento de automóveis. Assim, você saberá identificá-los de acordo com a sua utilização.

Portanto, confira os 5 modelos a seguir:

  • Suspensão ativa: de um modo diferente do tradicional (que funciona de uma forma passiva), o modelo ativo é composto por sensores. Assim, eles coletam os dados e enviam para o computador de bordo. Como resultado, cada uma destas informações fica armazenada, o que apoiará em uma melhoria no desempenho do automóvel.
  • Eixo rígido: possui um formato simples, o qual tinha muita disseminação no passado. Assim, é composto por uma barra transversal, que se fixa no chassi ou na carroceria. Como resultado, conecta as duas rodas e possui uma grande resistência. Indicado para carros off-road.
  • MacPherson: um tipo de suspensão independente, que é muito comum na parte dianteira dos carros.
  • Triângulo Duplo: também nomeado como duplo A, tem 2 braços em formato de um V. Assim, parece muito com um triângulo. É muito comum nos carros esportivos, porque possui uma excelente rigidez.
  • Multilink: assim como o tipo MacPherson, também funciona de modo totalmente independente. Porém, tem uma estrutura moderna e tecnológica. Como resultado, proporciona uma maior liberdade nos movimentos.

Como cuidar para que o sistema de suspensão tenha uma ótima vida útil?

Para que este sistema (tão importante em um veículo) tenha uma alta durabilidade, é preciso estar atento(a) a alguns cuidados. Assim, com a aplicação de cada um deles, você irá preservar o material por um longo período.

– Evite transitar em altas velocidades em ruas com estado duvidoso

Essa dica é muito relevante. Isso porque, estas vias urbanas (e até algumas estradas) podem ter buracos, ondulações ou outros problemas em sua estrutura. Portanto, estes contratempos podem danificar a sua suspensão. Assim, não transite em uma velocidade alta quando o local não for o ideal.

– Não sobrecarregue o seu automóvel

O excesso de peso pode desgastar o seu sistema de suspensão. Assim, é recomendável que você não carregue o seu veículo com uma carga elevada. Como resultado, você manterá o bom funcionamento deste conjunto.

– Distribua o peso de forma proporcional nas viagens

No momento em que decidimos viajar, levamos muitas malas e bagagens. Porém, evite concentrar todo o peso desse material em apenas um lado ou espaço. Assim, distribua-o na mala e nas outras partes do automóvel.

– Verifique os seus produtos pneumáticos

Apesar de não parecer, os pneus influenciam no bom estado da suspensão. Isso porque, caso estes produtos estejam em condições ruins, a probabilidade de que ocorram acidentes será maior. Como resultado, quando o carro precisar ter o freio “acionado em uma força máxima”, isso trará impactos negativos nos amortecedores e nas molas.


Em nosso Centro Automotivo, nós atuamos com diversos outros serviços automotivos. Como exemplo, podemos falar sobre a troca da correia dentada, troca de óleo, alinhamento da direção e balanceamento dos pneus.


Portanto, caso precise consertar o sistema de suspensão, conte com a nossa empresa. Assim, a nossa equipe e equipamentos estão prontos para lhe dar o melhor suporte!

Venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >