O que é cambagem e caster?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

O que é cambagem e caster?

Nosso Centro Automotivo conta com os melhores serviços para o seu carro. Assim, o automóvel vai transitar com muita qualidade. Como resultado, para o seu conhecimento, observe os dados sobre a cambagem e o caster.

Uma loja automotiva de valor precisa oferecer aos clientes apenas ótimas soluções para o dia a dia de um veículo. Assim, a partir da implementação correta, as rodagens nas ruas e estradas serão excepcionais. Portanto, é muito importante que o motorista conheça os serviços automotivos disponíveis. Deste modo, descubra mais sobre a cambagem e o caster.

Cambagem – principais informações

Em primeiro lugar, para que você entenda mais sobre essa solução, iremos explicar alguns pontos importantes sobre o assunto. Assim, fique atento(a) a cada dado em destaque e procure assimilar ao máximo o conteúdo.

1- O que é cambagem?

Por definição, o camber (outro nome para essa atividade) é um procedimento que diz respeito à medida que se refere à perpendicularidade da roda com relação ao piso. Assim, em alguns momentos, o motorista deverá comparecer ao Centro Automotivo para averiguar se existe alguma imperfeição de cambagem. Isso porque, será preciso corrigi-la!

Porém, quando o jogo de rodas possui um ângulo de inclinação com noventa graus (na comparação com o solo em que se encontra), o ajuste não será necessário. Deste modo, o seu veículo estará apto a trafegar.

2- Quais as deformidades que podem acontecer?

Existem duas situações, onde será possível ao motorista perceber se existe algo errado nessa medida. Assim, para que você saiba quais são, confira cada ponto abaixo:

Observação: é importante que o condutor mantenha-se atento, sempre que estiver transitando pelas ruas e vias. Isso porque, quando detectar alguma das deformidades, deverá se encaminhar para o Centro Automotivo. Assim, evitará que problemas graves ocorram com o seu carro.

3- Em que momento eu precisarei realizar o ajuste da cambagem?

Em primeiro lugar, quando houver a constatação de que o ângulo do camber está fora da medida, o motorista deverá entender o que ocorre no seu carro. Assim, é preciso saber qual é o componente que está com problemas.

Como resultado, em alguns casos não haverá a necessidade de uma intervenção complexa. Assim, com apenas um pequeno ajuste, o assunto se resolverá sem que haja a troca de peças automotivas. Esse tipo de situação simples irá ocorrer, principalmente, em veículos com uma suspensão independente.

Porém, na maioria dos automóveis, existem grandes chances de que isso seja fruto de um material em péssimas condições. Portanto, o mais provável é que a troca da peça deva ser realizada o mais rápido possível.

Então, de que forma eu devo proceder?

A fim de identificar o momento ideal para implementar este serviço automotivo, acompanhe o estado das suas rodas e se existe algo estranho na sua inclinação. Assim, será possível ver alguma falha. Como resultado, poderá procurar uma ajuda especializada.

Contudo, preste atenção: existem automóveis que não permitem esse serviço. Isso ocorre porque os veículos não dispõem de um sistema que regule a cambagem. Portanto, é preciso que um profissional especialista faça a análise prévia e os ajustes dos demais componentes da suspensão.


Caster – Principais Informações sobre este procedimento

Agora que você descobriu diversos dados e curiosidades sobre o camber, queremos lhe falar sobre outro serviço automotivo de grande valia no mercado. Assim, destacamos o caster.

O que é o caster?

Em primeiro lugar, é preciso falar sobre a definição correta desta ação. Assim, o caster é a disposição angular do eixo vertical da suspensão de uma roda do automóvel. Como resultado, este espaço define uma linha entre os pontos de articulação de origem superior e inferior na parte da frente. 

Quais são os três modelos que existem no segmento automotivo?

Para a realização deste serviço automotivo – de um modo correto – o motorista precisa conhecer os tipos existentes. Assim, será possível identificar qual deles precisará ser aplicado no seu veículo. Portanto, para o seu entendimento, acompanhe cada etapa a seguir:

1- Regulagem de Caster Positivo

Esse modelo ocorre no momento em que o ponto de montagem vertical superior se encontra em um ambiente mais atrás do veículo do que o ponto inferior. Observação: quando visto da lateral do carro.

Benefícios desta regulagem: a positividade deste caster desenvolve um torque de auto-alinhamento. Como resultado, ao transitar pelas pistas, o condutor terá uma direção muito agradável, leve e tranquila.

Além disso, a estabilidade do carro (nas retas e curvas) é outra vantagem que estará presente. Porém, “nem tudo são flores”. Assim, para que a roda gire corretamente, será necessária a implementação de uma força maior do motor.

2- Alinhamento Neutro

Quando os pontos de montagem na vertical estão no mesmo patamar, acontece essa situação. Assim, será possível observar o momento em que o alinhamento ocorrer. Porém, devemos salientar que esses pontos precisam estar no mesmo plano vertical da linha central do cubo e roda.

Vantagens do modelo: retém a redução no torque do pino mestre, antes de alcançar o limite de aderência. Assim, será mais fácil para o condutor conseguir analisar a chegada desse momento.

3- Negativo

Aqui, esse processo irá ocorrer quando o ponto de montagem superior do braço de controle ao cubo estiver na parte frontal da linha central de uma roda.

Como benefício deste tipo, podemos enfatizar a mudança da direção (isso porque, ficará muito leve e poderá mudar o percurso sempre que necessário). O fato ruim é que o seu volante poderá sofrer algumas instabilidades.


Qual o efeito que o caster provocará na cambagem?

Existe uma relação entre estes dois procedimentos. Assim, de acordo com o ângulo do caster, uma variação em toda a curvatura da roda acontecerá de forma imediata.

Como resultado, existem vantagens que podem ser obtidas. Portanto, o veículo terá a oportunidade de alcançar um ótimo contato com o piso e realizar as curvas com facilidade.

Deste modo, é possível concluir que o efeito do caster na cambagem é muito interessante e excepcional para o carro.


Em nosso Centro Automotivo, nossa equipe poderá implementar estes serviços de cambagem e caster com muito empenho e dedicação. Além disso, contamos com outras soluções e produtos para o seu automóvel! Assim, conte sempre com a nossa equipe de especialistas no Rio de Janeiro e Baixada Fluminense!

Não perca tempo e venha conhecer o nosso showroom agora: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
S.O.S FULLPNEUS mola esportiva
S.O.S FULLPNEUS mola esportiva
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

pneus-continental-rj
Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Quais os carros podem ser usados em aplicativos?

Neste artigo, nos dedicamos a comentar sobre quais os carros podem ser usados em aplicativos. Desse modo, vemos que a grande maioria das pessoas buscam trabalhar em aplicativos de carros para compor uma renda extra. Desse modo, com a dificuldade de empregos, os valores das coisas vêm tendo um reajuste. Além disso, o brasileiro tendo…

Quais os carros não pagam mais IPVA?

No Brasil, pagamos tantos impostos que parecem não acabar mais. É imposto sobre mercadorias, imóveis e bens de consumo. E com os nossos automóveis não é diferente. Mas quer saber quais os carros não pagam mais IPVA? Confira neste artigo! Todos os santos dias pagamos impostos. Seja para abastecer os nossos carros ou apenas para…

Quando os carros vão baixar de preço 2022?

Sabemos que o ano de 2021 foi meio conturbado. Porém, bem menos que o ano de 2020. Isso quando falamos de carro. Neste artigo, saiba quando os carros vão baixar de preço 2022.  Poderíamos falar de tantas coisas que aconteceram no Brasil e no mundo no último ano. No entanto, em nosso blog, comentamos sobre…

Por que o GNV aumentou tanto?

Tudo no Brasil aumentou muito de preço. Se você pretende fazer compras no mercado, ir ao cinema, adquirir um imóvel, comprar um carro, entre outras formas de consumo, vai perceber que o valor das coisas está muito alto. Desse modo, a gasolina não foge desse padrão. Neste artigo, entenda o porquê o GNV aumentou tanto.…

Como dirigir carros automáticos?

É verdade que a pessoa que dirige um carro manual tem muito receio de dirigir um carro automático. Mas, se você é uma delas, já parou para pensar em como dirigir carros automáticos? Neste sentido, também é verdade que no carro manual é certo da pessoa possuir mais confiança e muito mais controle. Talvez, você…

promção