Saiba o procedimento para vistoriar o GNV do seu carro
É comum ver muitos motoristas buscando a instalação de GNV em seus carros. Aqui, em nosso Centro Automotivo, conhecemos e atendemos muitos condutores com esse kit. Mas, você sabe qual o procedimento para vistoriar o GNV?
Neste sentido, a vistoria do Kit GNV também é rigorosa tanto quanto a instalação do kit no carro. São avaliações no Detran, certificados e aprovações antes de ser liberado para uso.
Tudo isso para a efetiva segurança e conforto para o motorista e os passageiros.
Desse modo, é importante realizar a vistoria do kit antes de realizar a renovação anual do documento do veículo.
Os procedimentos de inspeção são realizados pelo Organismo de Inspeção Acreditado (OIA) ou pela Instituição Técnica Licenciada (ITL).
Neste sentido, a inspeção abrange a checagem do estado dos cilindros além de outros componentes do carro que são afetados diretamente com a presença de um peso a mais, como o kit GNV.
Sendo assim, é feita avaliação e a verificação de peças como suspensão, direção, freio, sistema de emissão de poluentes e parte elétrica.
Dependendo de cada região do país, o custo da vistoria pode variar entre R$ 80 e R$ 150 e o serviço leva de 1h a 1h30m.
Antes de você tirar o seu carro da garagem para levá-lo para vistoria não se esqueça de levar esses documentos:
- Carteira de Habilitação do condutor
- Documento do carro (CRV e CRLV)
- CSV anterior
- Laudos de empresas autorizadas pelo Inmetro.
Além disso, para confirmar os documentos e laudos do seu veículo, consulte no Detran quais empresas são autorizadas pelo Inmetro.
No procedimento também, há alguns componentes a serem avaliados:
- Verificar o estado da tubulação do cilindro. Este componente precisa ser preservado de choques ao passar por quebra-molas ou outras elevações da pista.
- Verificar a vida útil da válvula de segurança. Qualquer aspecto estranho, é preciso substituí-la.
Kit GNV: aumenta a manutenção do carro?
Antes de mais nada, é importante saber que o motor trabalha com líquidos (gasolina, etanol ou diesel). E quando começamos a acrescentar o gás veicular, as peças que viviam lubrificadas com um desses líquidos, começam a ficar ressecadas. Até porque líquido e gás não se combinam.
Dessa forma, os condutores precisam realizar uma manutenção diferenciada no motor do carro. Primeiro, é preciso, óbvio, adaptar o motor para o uso do GNV. Além disso, a troca das velas de ignição deve ser feita quando o carro atingir 15 mil km em média. Diferente do tempo de um carro sem GNV, que pode variar entre 30 mil km a 40 mil km.
Além disso, é importante ficar atento ao estado do cabeçote do motor. Devido a pressão vinda do GNV, o cabeçote pode ter fissuras. Por isso, é importante verificar, caso seja necessário trocar.
O equipamento de gás também provoca uma perda de potência do veículo. De maneira geral, os carros passam a andar com menos 4% de potência em relação aos carros de combustível. Como resultado, ao sairmos com o automóvel no gás, precisamos acelerar mais para que o carro possa andar.
Esse processo acaba afetando a embreagem. Sendo assim, é preciso fazer uma boa manutenção recorrente na embreagem do carro para que ele esteja realizando uma boa performance.
Por isso, você pode perceber que o GNV provoca alguns danos mecânicos, caso você não procure fazer uma manutenção frequente no seu carro.
Até aqui já deu para entender que a presença do kit GNV nos compartimentos do seu carro, fará com que você leve o seu automóvel para uma manutenção com mais frequência.
Ao conhecer algumas das desvantagens citadas acima, é possível entendermos que o kit GNV aumenta a frequência da manutenção dos carros. Isso porque o número de vezes de manutenção que devemos fazer é maior.
Mas, não podemos fechar os olhos para os lados positivos do GNV, o quais são: economia de combustível, menos poluente, aumento da durabilidade de algumas peças, descontos no IPVA.
Desse modo, existem muitas realidades de motoristas que procuram instalar o Kit GNV nos automóveis. Mas não podem deixar de fazer a manutenção frequente no veículo.
Manutenção preventiva do seu carro: Conheça a Full Pneus
Manter um carro com Kit GNV não é tão simples quanto parece. Ao economizar com gasolina, o compromisso de manter as peças em bom estado aumenta.
Desse modo, para que a sua manutenção preventiva seja um sucesso e o seu automóvel rode com a melhor performance, é imprescindível procurar as nossas soluções!
Assim, a Full Pneus é o Maior Centro Automotivo da América Latina. Como resultado, oferece para os condutores os serviços especializados para que o automóvel alcance o desempenho correto!
Reunimos os melhores especialistas e profissionais da área para avaliar e manter o seu carro em dia.
Em nossa loja, temos os diferenciais que nos colocam a frente da concorrência:
- Profissionais capacitados e com treinamento constante;
- Equipamentos de alta tecnologia;
- Ambiente pronto para receber uma grande quantidade de veículos;
- Atendimento personalizado e com o objetivo de resolver, rapidamente, o seu problema;
- Preços acessíveis para qualquer proprietário de carro.
Além disso, contamos com um amplo mix de produtos pneumáticos e rodas.
Desse modo, nossa parceria com as melhores marcas do planeta, como a Continental vai muito além de preço. Mas, busca oferecer qualidade e conforto para você e sua família.
Precisando adquirir pneus novos para o seu veículo?
O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores pneus, com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!
Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).
Central de atendimento: 21 2765 6700
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
Redes Sociais
Facebook Instagram
Matéria Relacionada
A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro
A importância da manutenção preventiva
Cuidados com os pneus do carro no verão
7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro