Super Banner

Rodízio de pneus: entenda como fazer corretamente

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Rodízio de pneus: entenda como fazer corretamente

Você já ouviu falar em rodízio de pneus? 

No mundo automotivo, você deve conhecer essa expressão entre os motoristas e os especialistas. 

À medida que os especialistas da área começaram a desenvolver os automóveis, as práticas de conservação e preservação das peças automotivas também começaram a se difundir no mercado automotivo. 

Sendo assim, essas práticas de manutenção do veículo se tornaram populares e compartilhadas constantemente. 

Uma delas é o rodízio de pneus. Com esse tipo de manutenção dos pneus, podemos economizar e utilizar ao máximo essa peça. 

Ao longo desse texto, você vai entender que o procedimento é bem simples. Mas, é importante saber que precisamos realizar o rodízio com a ajuda de profissionais e especialistas. 

Afinal, mexer com os pneus é uma tarefa que requer atenção, pois eles são importantes na hora de dirigir de forma adequada e com segurança. 

Sendo assim, qualquer mecanismo que faça você economizar de forma adequada é bem-vindo! 

De modo geral, os pneumáticos são uma das peças que os motoristas mais prestam atenção. No estilo, nas medidas, nas marcas. 

Por isso, sabemos da importância que os condutores dão para este tipo de peça veicular.  

Como resultado, o rodízio de pneus pode poupar o seu pneu de um desgaste precoce, fazendo com que você o utilize por mais tempo. 

Acompanhe a seguir e saiba mais!


Rodízio de pneus: para o que que serve?

Os rodízios basicamente são formas de reduzir o desgaste do pneu. Como falamos antes, os pneus são desgastados por conta do peso, pela forma que rodam e onde rodam.

Com isso, a forma do pneu e seus componentes são desenvolvidos para que ele tenha uma deterioração em um tipo de ambiente. Vamos ao exemplo.

Os pneus off-road são elaborados para rodarem em terrenos arenosos e pedregosos. Quando esse tipo de pneu é posto em lugares diferentes, como uma rodovia, a degradação desse pneu vai ser muito maior.

Isso faz com que a durabilidade e, até mesmo algumas características do pneu, se acabem ou cause um rompimento.

No nosso exemplo, ao colocar o pneu off road em um asfalto, o calor do asfalto é muito maior do que o calor que é em um terreno arenoso.

Além disso, a importância de fazer o rodízio prolonga ou, em 80% dos casos, geram em um pneu uma durabilidade que já estava prevista na sua elaboração.

Por isso, é fundamental, quando vamos comprar um pneu, para que tipo de ambiente esse tipo de pneu foi elaborado.

Os pneus dianteiros que recebem uma carga maior do motor sofrem um desgaste que os pneus traseiros não sofrem. O rodízio de pneus, portanto, é uma forma de diminuir o desgaste.


Tipos de rodízio de pneus

De modo geral, o rodízio é necessário que seja sempre realizado nos pneus para que haja um desgaste mais uniforme.

Mas, você sabia que existem tipos diferentes de rodízio?

Neste sentido, não existe o mais indicado. Contudo, existem os mais realizados.

Saiba alguns tipos desse procedimento:

O tipo mais usado é o estilo cruzado, esse estilo consiste em colocar o pneu traseiro do lado esquerdo na dianteira do lado direito e vice versa.

Já o estilo paralelo é feito apenas levando os pneus traseiros para a parte dianteira, mantendo o mesmo lado que já estavam no local.

Assim, é o mais indicado para quando você tem que substituir, pelo menos, um dos pneus ou dois deles.

Quando fizer essa substituição, o ideal é colocar os pneus novos na traseira. Assim, vai mantê-los com que eles durem por mais tempo.

Então, nesse caso, se você está pensando em fazer a troca de dois pneus, escolha os dianteiros. Na hora de colocar no lugar, prefira colocar os antigos da traseira para a frente e os novos no lugar dos traseiros.

Dessa forma, você vai conseguir utilizar os traseiros por mais tempo e sem se preocupar de substituir os quatros pneus ao mesmo tempo. Apesar de ser o mais indicado.


Vai trocar os pneus do seu carro? Escolha os pneus Continental 

É difícil contar uma história de mais de 150 anos em um artigo só. Isso já demonstra o quão experiente a Continental é no meio do mercado automotivo.

Desse modo, a empresa já passou por várias mudanças e modificações na produção das peças automotivas. Tudo isso para sempre trazer aos condutores soluções e inovações para diferentes tipos de carros.

A Continental é uma empresa mundial que conta com uma variedade de pneus, com diversos tamanhos e especificações de rodagem.

A empresa conta também com os pneus runflat, que permitem rodar por 80 km, com o pneu furado.

Além de serem utilizadas por alguns fabricantes como: Mercedes Benz e Volkswagen.  

Outra vantagem de possuir pneus Continental é o conforto e segurança que os pneus trazem para quem está dirigindo e acompanhando dentro do veículo. 

No ano de 2021 o preço da gasolina teve e tem tido reajustes que chegam a 37% em 12 meses, prejudicando muito o bolso dos brasileiros.

Um benefício de utilizar os pneus Continental é a diminuição de combustível. Isso mesmo que você leu. Está em dúvida sobre isso? Vamos te explicar melhor.

Os pneus Continental possuem melhor aderência ao solo, isso possibilita que menos combustível seja usado, reduzindo a emissão de CO2 ( monóxido de carbono).


Precisando trocar os pneus do seu carro? 

O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços e produtos para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

 

Redes Sociais

Facebook               Instagram

 

Matérias Relacionadas

Alinhamento e Balanceamento. Promoção Full Pneus

Prego no Pneu. Como resolver?

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

Pneu, como saber as medidas?

O pneu é a única ligação direta entre o seu veículo e a estrada.  A saber, eles não apenas suportam o peso do carro, mas também influenciam diretamente na sua segurança, eficiência e conforto ao dirigir.  Dessa forma, essenciais para a estabilidade do veículo, os pneus desempenham um papel crucial na resposta do carro às…

Peças sujas que aumentam o consumo de combustível do carro

No mundo automotivo, os motoristas estão sempre em busca de maneiras de economizar combustível.  Além de adotar práticas de direção eficiente, é essencial que todo motorista procure realizar uma manutenção preventiva adequada no veículo.  Afinal, algumas peças podem acumular sujeira ao longo do tempo, o que pode comprometer seu desempenho e aumentar o consumo de…

Quais os pneus mais vendidos em 2023 no Rio de Janeiro?

No ano de 2023, no Rio de Janeiro, houve uma grande demanda por diferentes tipos de pneus, atendendo às variadas necessidades dos motoristas na região. Com isso, dentre os pneus mais vendidos, destacaram-se os seguintes modelos: Pneus para carros de passeio:  Os pneus voltados para carros de passeio foram os mais procurados no Rio de…

Saiba como funciona a nova etiqueta de pneus

Ao adentrar em uma loja de pneus em busca de substituições para o seu veículo, você já reparou na etiqueta que adorna cada pneu?  Com isso, essa pequena etiqueta é uma ferramenta valiosa para os consumidores. Isso porque a etiquetagem dos pneus é uma iniciativa que visa fornecer informações importantes aos consumidores sobre a eficiência…

promção