Retífica de Disco de Freio: Entenda mais sobre!
Conheça mais este serviço automotivo. Faça a Retifica de Disco de Freio no melhor Centro Automotivo do Rio de Janeiro!
Manter a qualidade nos serviços de uma oficina é um dos grandes desafios para os gestores desse tipo de negócio. Algumas manutenções automotivas – como a retífica de disco de freio – devem ser analisadas com cuidado a fim de não comprometer a performance do carro.
Por isso, neste artigo, iremos falar mais sobre este importante serviço automotivo e suas particularidades. Dessa forma, acompanhe os tópicos a seguir.
Quais são os tipos de disco de freio?
É preciso ter em mente que o disco de freio é uma peça única, feita de ferro fundido ou compostos de cerâmica — não existem outros itens em sua composição. Assim, sua principal função é entrar em contato com as pastilhas no momento em que o pedal é acionado.
Esta ação faz com que o veículo perca velocidade e consiga parar em segurança. Desse modo, ele pode ser sólido ou ventilado, além de ser comercializado em diferentes diâmetros e aplicações.
Os sólidos acabam esquentando com mais facilidade, e normalmente, são utilizados no eixo traseiro ou no dianteiro, aparecendo com mais frequência em carros leves ou antigos.
Já os ventilados, por sua vez, têm como principal característica o fato de serem vazios entre as laterais. Este fator possibilita a melhor circulação de ar e, consequentemente, ajuda a arrefecer os outros componentes do sistema.
Quais cuidados deve-se ter com estas peças?
Os cuidados devem ser tomados já na oficina, no momento da instalação do disco. Assim, é preciso fazer uma boa limpeza no sistema, na superfície do cubo da roda, para que ele se encaixe direitinho e tenha um perfeito assentamento.
Estes procedimentos são fundamentais para que ele não venha a trepidar — o que pode causar um impacto negativo em seu funcionamento. Outra precaução necessária está ligada ao assentamento da pastilha de freio do disco. Quando ocorre a troca, é preciso andar com o carro e frear diversas vezes, em velocidades variadas, para assentar os elementos.
Garanta que os reparadores de seu estabelecimento tenham atenção às folgas entre os componentes da direção e suspensão. Se não estiverem adequadas, o condutor pode sentir o volante tremendo demais durante as frenagens.
Como identificar problemas nos discos?
Uma das formas mais práticas de identificar se os discos estão com algum tipo de problema é a famosa trepidação ao frear. Vale lembrar que essa “tremedeira” também pode acontecer por causa de problemas em outras partes do carro, como a suspensão. Normalmente, se o defeito está mesmo no freio, isso ocorre por conta do desgaste.
Isso porque eles tendem a empenar quando estão muito finos ou quando o material não é de qualidade. Assim, reforçamos a importância de contar sempre com bons fornecedores!
Quando fazer a retífica de disco de freio?
Antes de decidir se vale a pena fazer a retífica de disco de freio, é primordial realizar uma análise aprofundada sobre o componente. Lembre-se de que essa peça deve ter uma espessura mínima especificada no manual do fabricante. Sendo assim, é preciso:
- medir o disco com um aparelho chamado micrômetro;
- calcular quanto deve ser retirado;
- avaliar se o disco ainda fica dentro das medidas ideais.
Se o disco ficar abaixo dos parâmetros mínimos, há o risco de trincar ou comprometer sua vida útil depois de pouco tempo de uso. É necessário trabalhar dentro das recomendações de fábrica para saber se retificar é uma opção válida ou não. Ou seja, se não é viável eliminar o empenamento com a retífica respeitando as determinações mínimas, ela não compensa e é aconselhável trocar o disco.
Como funciona a retífica?
A retífica é uma espécie de torno, que ajusta os dois lados do disco de freio de maneira uniforme. Por isso, é necessário retificar os dois lados juntos, ao mesmo tempo, para que não fique desbalanceado. Ela corrige as duas partes e retira material até que ambos atinjam a superfície perfeita.
O tempo que leva para fazer depende bastante do desgaste do disco — se ele está em bom estado, é possível ajustá-lo com uma única ou duas passadas pelo equipamento.
Existem casos em que o disco está muito irregular e isso influencia no tempo, porque é preciso corrigi-lo mais vezes. Levando esses fatores em consideração, o processo demora, em média, 40 minutos.
Como você pode perceber, a retífica de disco de freio é um trabalho delicado, que requer alguns cuidados por parte dos encarregados de fazer o serviço. Apesar disso, ela é uma ótima maneira prática e rápida de resolver problemas nesse componente.
Portanto, a fim de contar com a melhor retífica de disco de freio do Rio de Janeiro? Então, dirija-se ao Centro Automotivo da Full Pneus. Nós sabemos como ajudar o seu Carro!
Full Pneus – Nossa empresa pneumática está entre as mais excepcionais de todo o mercado no Rio de Janeiro. Aqui você encontra a maior variedade de pneus do país, além disso, temos uma oficina capacitada para atender ao seu carro!
Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro (sentido para São Paulo).
Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.
Importante: temos um espaço ideal para você deixar a criança, enquanto realiza a compra do seu produto.
Redes Sociais
Facebook Instagram
Matérias Relacionadas