Super Banner

Qual o período para trocar as pastilhas de freio do carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Qual o período para trocar as pastilhas de freio do carro?

Um dos itens mais importantes de um veículo é justamente a parte dos freios. Por isso, neste artigo, saiba qual o período para trocar as pastilhas de freio do carro. 

Até mesmo os carros mais potentes como Lamborghini, McLaren e até mesmo o Tesla, necessitam de um bom sistema de freio.

Primeiramente, é importante saber as peças que compõem um sistema de freio. Tais quais são:

Essas são as peças que fazem o trabalho do freio, diretamente nas rodas, para que assim o veículo pare.

Desse modo, o sistema de freio é o maior item de segurança de um veículo e deve passar por inspeções e vistorias regularmente.

Essa constante manutenção tem por fim minimizar e acabar com os riscos. Isto porque sem esse conjunto de freio funcionando perfeitamente pode causar um grande acidente.

Neste sentido, o acidente pode ocorrer em baixa velocidade, em uma via pública urbana ou em uma rodovia de alta velocidade em um perímetro rural.

Por isso, devemos sempre nos preocuparmos para mantermos a nossa segurança e a quem está ao nosso redor.

Como não queremos pagar por um erro dos outros, também não deveríamos querer que os outros pagassem pelos nossos.

Então, antes de nos preocuparmos apenas com o valor do combustível, devemos nos preocupar com o estado que o veículo está e se os itens principais estão em perfeito estado.

Itens como:

Existem outros itens que poderíamos também citar. No entanto, se ao menos esses estiverem ok, já é uma garantia de que os acidentes não serão tão recorrentes.


Pastilhas de freio: quando trocar

Como já citamos em outros textos, existem os 3 tipos de manutenção. E a substituição das pastilhas de freio devem sempre ocorrer de forma preventiva ou preditiva.

Nunca espere para fazer a corretiva neste caso, pois como já sabemos a corretiva é para consertar algo que já não está funcionando.

E quando se trata de freios, não queremos ter a sensação do freio acabar em um percurso.

Mas, para ajudar a fazer esse tipo de manutenção, é ideal que seja realizada a substituição das pastilhas a cada 20 mil km rodados.

Essa medida de quilometragem é o que os especialistas sugerem e os próprios fabricantes.

Então, se você se preocupa com a sua segurança e de quem você ama, não espere muito tempo para fazer essa troca.

Algumas pessoas pensam que pastilhas de freio são todas iguais e na hora de comprar uma resolve economizar.

Mas estamos aqui para acabar com esse pensamento e resolver esse problema com as pastilhas.

Existem 3 tipos de pastilhas: as pastilhas de cerâmica, as pastilhas metálicas e as pastilhas orgânicas.

As pastilhas cerâmicas, como podemos identificar, possuem características que possibilitam a resistência do calor.

Esse tipo de pastilha é indicado para utilizar em carros que rodam muito e necessitam segurar o calor proveniente da frenagem.

São pastilhas que possuem um valor mais elevado se comparadas a outros modelos.

Esse tipo de pastilha é mais comum e mais simples se comparada aos outros dois modelos.

Por serem pastilhas mais comuns, podemos observar que são pastilhas mais acessíveis.

Algumas pessoas podem pensar que esse tipo de pastilha não é boa, entretanto, é um tipo de pastilha que o custo/benefício é muito elevado.

Uma coisa que chama muito a atenção de quem utiliza essas pastilhas é, primeiramente, o aumento no consumo do combustível e a dificuldade na frenagem.

Como observado, a frenagem dessa pastilha demora mais para parar o veículo, sendo assim um ponto fraco.

Estamos falando de uma pastilha que possui um valor no mercado acessível, entretanto, se comparado a metálica é mais cara.

A frenagem com esse tipo de pastilha não é algo que os motoristas reclamam.

Uma grande desvantagem se comparada às outras 2 é em relação a sua durabilidade.

É uma pastilha que dura bem menos que as outras duas, mas isso fica claro quando observamos os componentes que a formam.


Pastilhas de freio: Confira o nosso Guia de segurança

Esse guia pode ajudar você que é motorista novo de rodagem e para os mais antigos também.

A primeira dica é:

  1. Mantenha sempre o seu veículo em perfeito estado. Desse modo, faça regularmente as manutenções necessárias para que não fique parado na rua.

Nas manutenções preventivas, é sempre bom ficar de olho nos seguintes componentes: Óleo, filtros (óleo, combustível, antipólen), rodízio dos pneus (balanceamento e alinhamento).

  1. Limpeza e revisão dos pneus. Os pneus são fundamentais para qualquer carro. Então, sempre mantenha eles limpos e revisados.

Como já falamos sobre fazer o rodízio, é sempre necessário fazer a calibragem. Esses dois pontos também auxiliam no funcionamento das pastilhas de freio.

  1.  Verificar o funcionamento do freio. Não é muito comum as pessoas fazerem esse tipo de teste, mas lembramos que é fundamental fazer principalmente em uma viagem.

E quando falamos de viagem e, se vai passar por alguma serra, é sempre bom antes de descer, testar bem os freios, para que não haja nenhum problema. E sempre utilize o sistema do freio motor.


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook      Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Veja as principais medidas de Pneus da Pirelli

A importância da manutenção preventiva.

Cuidados com os pneus do carro no verão

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção