Quais são os principais cuidados em um carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Quais são os principais cuidados em um carro?

Para que o carro mantenha o melhor desempenho, será preciso tomar algumas precauções. Assim, você terá a garantia de que nenhum problema acontecerá.

Existe uma grande variedade de modelos de automóveis no Brasil. Desta forma, seja da fabricante Renault, Peugeot, Chevrolet ou Fiat, você terá a oportunidade de adquirir o carro que mais lhe agrada. Porém, mesmo com algumas diferenças, existem fatores comuns entre eles: os cuidados que o motorista precisa implementar, a fim de que não aconteçam surpresas negativas. Assim, com a manutenção, revisão e análise veicular corretas, o veículo transitará nas ruas e estradas, com o máximo de performance.

Portanto, neste texto, estaremos apresentando algumas dicas excepcionais para que o seu automóvel mantenha a potência e o seu funcionamento em níveis de excelência. 

Quais problemas serão evitados e os cuidados necessários para que o seu carro mantenha-se sempre funcionando 100%?

Assim como em qualquer equipamento mecânico, o automóvel tem diversas peças e componentes. Como resultado, para que o veículo permaneça muito bem nas rodagens, é preciso que este conjunto esteja 100% preservado. Portanto, deve operar de um modo adequado e sem nenhuma falha.

Porém, quando esta situação não se mantém, a tendência é que vários problemas apareçam. Como resultado, o condutor deverá, infelizmente, ter que arcar com as despesas. E, em alguns casos, os custos de reparo serão caros.

Deste modo, é imprescindível evitar este contratempo. Assim, será possível impedir prejuízos de tempo e dinheiro.

Mas, quais são os problemas mais comuns, quando um veículo encontra-se com avarias?

Para destacar esses pontos, organizamos uma pequena lista. Como resultado, ela conta com os principais problemas que ocorrem em um automóvel, quando o mesmo não está revisado:

1- SuperAquecimento

O motor de um automóvel funciona, de forma correta, na temperatura média de noventa e dois graus. Assim, quando algo ultrapassar este nível, o sistema de arrefecimento entra em ação. Como resultado, usa a circulação de água (com aditivo), para esfriar este componente – a partir do radiador.

Porém, quando esta água não circula de modo adequado ou outra peça falha, o sistema não conseguirá implementar o processo correto. Portanto, o motor aquecerá de forma excessiva, o que será prejudicial para o veículo.

Cuidados necessários

A fim de evitar este contratempo, existem dicas simples que podem ser inseridas no seu dia a dia:

  • Observe sempre o ponteiro que acompanha a evolução da temperatura do automóvel. Assim, caso você perceba que está chegando na marca vermelha, não deixe para depois: leve o carro para o Centro Automotivo.
  • Não deixe de completar, sempre que possível, o nível de água do motor do veículo. Mas, se isto for necessário por curtos intervalos de tempo, fique atento(a).
  • Observe as mangueiras internas. Caso alguma esteja estufada, talvez seja o momento de trocá-las.

2- Pane Elétrica

Problemas elétricos em um automóvel também são algo que o motorista precisa prestar atenção. Isto porque, mesmo que o condutor possua amplos conhecimentos, dificilmente conseguirá corrigir um problema no alternador ou com a bomba de combustível.

Cuidados necessários

Apesar da complexidade desta situação problemática, há algumas atitudes que o motorista pode assimilar. Assim, conseguirá diminuir os efeitos negativos:

  • Confira se o seu automóvel está dando a partida, sem maiores dificuldades.
  • Observe a existência de algum vazamento de ácido no veículo.
  • Fique atento(a) e analise se as luzes, ao serem acesas, estão perdendo intensidade pouco tempo depois.
  • Por último, confira o estado da correia do alternador. Assim, em nenhuma circunstância, ela deve mudar de cor, ficando esbranquiçada ou desfiando.

3- Bateria com pouca ou sem carga

Outro problema, o qual pode acontecer, é a perda de potência da bateria. Assim, o carro não conseguirá dar a partida ou ter um desempenho razoável nas ruas. Em média, o tempo de vida útil deste componente é de 3 anos ou oitenta mil quilômetros.

Como resultado, a chance de ter um problema, em um curto período, é bem menor. Porém, mesmo assim, o condutor precisa ficar alerta.

Cuidados necessários

Confira as precauções comuns para se implementar, a fim de que não haja este contratempo:

  • Evite utilizar equipamentos eletrônicos (como, por exemplo, o rádio) quando o carro estiver desligado.
  • Antes de dar a partida no motor, desligue tudo. Portanto, não deixe o botão do ar condicionado ligado ou algum outro componente acionado.
  • De seis meses a 1 ano, verifique os terminais da bateria. Isto é importante, porque será possível observar se estes materiais encontram-se desgastados, frouxos ou com alguma sujeira.
  • Não deixe o seu carro parado por muito tempo. Dê a partida, pelo menos, de 15 em 15 dias!

4- Falta de Combustível

Em alguns momentos, o carro pode estar com o marcador de combustível ruim. Assim, caso isto ocorra, o motorista correrá o risco de sofrer uma pane seca. Desta forma, é preciso tomar algumas medidas:

Cuidados necessários 

  • Em primeiro lugar, confirme que o marcador está funcionando corretamente. Assim, você terá a certeza de que não será “pego de surpresa”, com a falta de gasolina, álcool ou diesel, nas ruas e estradas.
  • Considere a marcação de 1/4 de combustível como o limite mínimo para que você procure o posto mais próximo e realize o reabastecimento. De preferência, “encha o tanque”.
  • Procure postos de combustível de marcas renomadas e conhecidas. Evite outros sem bandeira. Isto porque, há grandes chances de que este lugar faça o uso de combustíveis adulterados.

5- Pneus

Os pneus são o primeiro ponto de contato do veículo com a pista. Assim, são muito importantes para que o carro transite, sem nenhum problema, nestes locais. Portanto, devem estar sempre em um estado excelente. Para que o seu jogo de pneus esteja 100% pronto para rodar, é preciso estar atento(a) a estes fatores:

  • Analise, de modo visual, o estado dos seus pneus. Como resultado, caso existam bolhas, estejam carecas ou apresentem desgastes irregulares, procure um Centro Automotivo e realize a troca. Isto é importante, porque evitará que haja perfurações ou furos, durante as viagens.
  • Não transite, em alta velocidade, nas ruas esburacadas ou com muitas ondulações. Este cuidado será um diferencial, porque evitará que aconteçam acidentes com o carro.
  • Calibre os seus pneus e o estepe. Esta ação não ocasionará trepidações inesperadas ou um pneu furado.

Acompanhe estas dicas, aplique-as no seu dia a dia e impeça que o seu veículo tenha problemas! Caso precise de uma ajuda, conte com a nossa equipe de profissionais e nossos equipamentos de alta tecnologia para revisar o seu automóvel!


Portanto, a Full Pneus está pronta para lhe apoiar na manutenção e revisão do seu carro!

Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro. Perto da Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >