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Pneus tem vida útil? Saiba a hora certa de trocar o seu.

Autor: Full Pneus

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Pneus tem vida útil? Saiba a hora certa de trocar o seu.

Entre os motoristas, existem muitas dúvidas em torno dos carros e das peças automotivas. Como, por exemplo, saber se os pneus têm vida útil. E o assunto não vai só até aí não. É importante saber a hora certa de trocar os pneus do seu carro. Quer saber? Acompanhe a seguir!

A resposta para essa pergunta é sim. Todo pneu possui uma vida útil, uma quilometragem.

Mas, antes de falar sobre esses detalhes de como verificar se está na hora certa de trocar, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.

Neste sentido, todo pneu possui uma medida, uma especificação sobre aquele produto. Como, por exemplo, quanto tempo dura.


Etiqueta do fabricante

Quando vamos comprar um pneu, atualmente, os fabricantes colocam algumas especificações para indicar o comportamento do pneu. Desse modo, especificações que vêm descritas em uma etiqueta presa ao produto. 

Você deve estar se perguntando, “comportamento? como assim?”

Basicamente, a etiqueta possui 3 divisões. Assim, essas divisões foram previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, Qualidade e tecnologia, o INMETRO.

O instituto, preocupado com a qualidade do material, a resistência e com as pessoas que utilizam do produto, obriga as fabricantes nacionais ou que possuem algum vínculo com o Brasil a adotar essa etiqueta.

As divisões são as seguintes:

1º Lado esquerdo

Apresenta um símbolo de bomba de combustível e a categoria. O símbolo da bomba significa eficiência no consumo de combustível.

Neste sentido, o consumo de combustível vai da letra A à letra G. Assim, indicando o nível de desempenho do produto. Além disso, também quer dizer que um produto que é avaliado como ruim ou péssimo com as letras F e G aumentam o consumo de combustível.

Enquanto, a letra A e B possuem consumos bem amenos e comparados a quase nenhum.

2º Lado Direito

Apresenta um símbolo de um pneu molhado com uma nuvem que está chovendo. Esse símbolo representa a aderência em piso molhado.

Como um dos itens mais importantes de um pneu é a segurança, esse item já prevê o quanto esse produto adere ao piso molhado. É dividido também de A a G sendo 7 divisões.

Neste sentido, a letra A representa o nível de maior aderência ao solo, enquanto a letra G é a pior aderência ao piso molhado.

Desse modo, este símbolo é um dos itens mais fundamentais de um pneu, pois se o mesmo falhar pode colocar a vida ou as vidas das pessoas em risco grave.

3º Lado inferior 

Neste lado, há um símbolo de um pneu, um alto falante e 3 divisórias que significam a intensidade.

Neste sentido, o desenho de um pneu junto com o alto falante significa o quanto de ruído esse pneu faz. Desse modo, isso quer dizer que, se ele é um pneu que faz pouco ruído, é a menor agressão que ele faz ao meio ambiente e as pessoas que estão ao seu redor. 

Categorias

São itens que vão de A a G e possuem uma coloração que vai de verde escuro até vermelho.


Pneus têm vida útil? Saiba quando trocar

Os pneus possuem os sulcos que são meios de medir se eles ainda estão propícios a rodar ou não.

Sulcos 

Pontos mais altos dentro de uma hachura de um pneu. Como já falado, são pontos, pois cada pedaço do pneu deve ser observado para que ele se desgaste por igual.

Se seu pneu está já bem próximo aos sulcos, é bom levá-lo para fazer uma revisão. Como, por exemplo, o rodízio.

O rodízio serve para que nenhum dos pneus fique sobrecarregado. Isso quer dizer que os pneus dianteiros recebem muito mais esforço que os traseiros.

Os pneus dianteiros carregam 24 horas o motor, enquanto os traseiros possuem momentos que carregam tanto peso.

Juntamente com o rodízio, é importante que seja feito o balanceamento e o alinhamento, para que os pneus rodem perfeitamente e não haja um desgaste desigual. 

Mas, se seu pneu já não possui as ranhuras, está liso ou está já aparecendo alguma parte da lona de arame, é importante agir:

Corra para trocar esse pneu, pois se já chegou a tal ponto, isso quer dizer que o mesmo já não consegue aderir ao solo.

Sendo assim, um grande perigo para você e todos os que estão ao redor.  Principalmente, se já se encontrar com a parte do arame.

Assim, muitos dos casos que encontramos, o pneu já no arame, se expostos a um esforço maior são capazes de estourar em pleno funcionamento.

E, se pensar que esforço é colocar carga em cima, você está muito enganado. Apenas o fato de colocá-lo para rodar em uma frequência considerável, cerca de 80 a 100 km/h, já é o suficiente para o mesmo se romper.

Sabendo disso, vá até um profissional de confiança para trocar os pneus do seu carro de forma correta. Assim, você pode contar com a Full Pneus para esses e outros serviços automotivos.


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