Pastilha de Freio: o momento de trocar

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Pastilha de Freio: o momento de trocar

No sistema de frenagem, há muitos elementos. Assim, a pastilha de freio é um componente de enorme relevância. Portanto, vale a pena descobrir mais informações sobre este material.

Ao transitar nas ruas e estradas no estado do Rio de Janeiro, o motorista terá a oportunidade de aproveitar uma boa experiência com o seu automóvel. Porém, para que isto aconteça, os componentes do veículo precisam funcionar de uma forma correta. Como resultado, este fator proporcionará mais segurança e tranquilidade. Portanto, é importante observar cada pastilha de freio.


Informações sobre a Pastilha de Freio

Quando apareceram os primeiros automóveis, o modelo inicial de frenagem do veículo era muito rústico e simples. Assim, infelizmente, haviam muitos acontecimentos ruins, devido a dificuldade no ato de frear corretamente. Como resultado, diversos acidentes e falhas ocorriam todos os dias.

Porém, no final do século XIX, o mercado automotivo criou uma solução, o qual revolucionou esse sistema. Assim, surgiram os freios a disco, os quais permitiram aos motoristas acionar o pedal de freio com confiança e segurança.

Portanto, em conjunto a todo esse equipamento, também integraram-se as pastilhas de freio.


Qual é a função da pastilha?

Em primeiro lugar, antes de destacar sobre a sua funcionalidade, enfatizamos a definição deste produto. Assim, nós podemos defini-lo como um material abrasivo, que faz parte do sistema de freios moderno.

Como resultado, atua como um gerador de atrito, que auxiliará o carro na redução da velocidade nas ruas e estradas. Portanto, este componente poderá implementar uma total desaceleração, até que o veículo pare e fique inerte.

Desta forma, as pastilhas de freio trabalham em conjunto com os discos de freio, para que alcançar o seu objetivo. Em cada carro, este elemento se encontra em pares nas rodas dianteiras.

Portanto, na maioria dos carros que transitam em nosso país, o sistema de freio a disco está na parte frontal, enquanto na parte traseira há a existência de lonas que apoiam na frenagem.

Importante:

Os veículos de maior porte (como os pequenos caminhões e SUV´s) usam pastilhas de tamanho superior a média. Isso ocorre, porque a área de contato com o disco precisa ser abrangente, para que o processo de frenagem funcione sem nenhuma dificuldade.


Quais são os Modelos de Pastilha de Freio que existem no mercado?

Muitos motoristas, com certeza, já compareceram aos excelentes Centros Automotivos (como a Full Pneus), a fim de efetuarem a troca das pastilhas antigas por outras novas. Porém, é muito provável que não tenham observado qual é o modelo que equipa o seu veículo.

Isso acontece, porque poucos indivíduos sabem, mas existem alguns formatos diferentes de pastilhas de freio. Assim, é necessário que o condutor conheça cada um deles – a fim de adquirir o componente certo para o veículo. Portanto, apresentamos aqui os principais modelos que estão presentes nos automóveis:

1- Orgânica

Quando o assunto é o preço final, este material possui o valor mais acessível para o proprietário de um carro. Assim, além da vantagem financeira, também emite poucos ruídos e são ideais para as pessoas que têm um automóvel leve.

2- Metálica

Em comparação ao modelo anterior, proporcionam um desempenho maior nas vias. Como resultado, possuem uma depreciação menor. Além disso, alcançam uma vida útil muito boa para o motorista que deseja preservar o material por muito mais tempo.

Infelizmente, o único problema é que este componente tem um custo final um pouco alto. Assim, são ideais para os condutores que prezam totalmente pela segurança e necessidade de uma frenagem melhor.

3- Semi metálica

A criação dessa pastilha de freio teve o objetivo de diminuir o custo financeiro da versão metálica. Assim, a meta era apresentar um material com durabilidade e eficiência, mas que não comprometesse o “bolso” dos motoristas.

Além disso, possuem uma qualidade imprescindível nos dias atuais: dissipam todo o calor com facilidade. Como resultado, o desgaste natural é menor do que os outros modelos.

Importante: uma pastilha semi metálica consome de forma mais rápida o disco de freio. Assim, fique atento(a) e procure monitorar o uso deste componente veicular.

4- Cerâmica

Estes materiais detêm uma maior eficiência no segmento. Assim, são silenciosos e acumulam pouca sujeira em seu interior. Como resultado, isto resulta em menos resíduos – enquanto a depreciação natural acontece.

Além disso, por causa de sua resistência excepcional nas vias urbanas, são muito bons para os condutores que usam muito o pedal de freio durante as suas viagens e passeios.

Outro ponto interessante: mesmo quando este material se encontra em uma temperatura alta – não ocorre a perda na capacidade de frear. Portanto, para os motoristas que têm veículos esportivos, este modelo é o ideal para que o desempenho e a performance sejam as melhores possíveis.


Quais os Cuidados Essenciais que você precisa ter com cada Pastilha de Freio?

Nos parágrafos anteriores, apresentamos algumas informações muito importantes sobre a pastilha de freio. Porém, além destes fatores, é necessário que o motorista descubra as melhores formas de prevenção e preservação de cada modelo do material.

Como resultado, a partir das atividades corretas, não haverá nenhum tipo de problema com o sistema de frenagem. Portanto, nos próximos tópicos, falaremos sobre cada ponto com o qual você precisa se atentar. Assim, confira cada um dos tópicos a seguir:

  • Manutenção: em primeiro lugar, é imprescindível comparecer (no momento em que aparecer algum sinal de problema) ao Centro Automotivo. Assim, será possível evitar que – caso haja algum dano no elemento – ele fique pior e proporcione maiores prejuízos financeiros.
  • Acompanhe o desgaste: quando uma pastilha se encontra no “final da sua vida útil”, a tendência é que ela emita ruídos de atrito com o ferro do disco. Além disso, você terá uma maior dificuldade em acionar o freio, sempre que for necessário. Portanto, observe estes sinais comuns e constate a necessidade de conserto.
  • Excesso de pó nas rodas: outro fator, o qual demonstra que a pastilha está com um desgaste, é a existência de muito pó na roda. Assim, verifique (de forma constante) se existe a predominância de um pó preto neste componente. Portanto, caso você encontre isto em excesso, procure um especialista!

A Full Pneus (Maior Centro Automotivo da América Latina) possui o melhor serviço para o seu sistema de frenagem! Portanto, realizamos a troca das suas pastilhas de freio com muita qualidade e agilidade!

Confira esta e outras soluções em nosso espaço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – próximo à Rodovia Presidente Dutra (em direção ao Rio) saída 178B.

 
Central de atendimento: 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
 
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >