Pastilha de Freio: o momento de trocar

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Pastilha de Freio: o momento de trocar

No sistema de frenagem, há muitos elementos. Assim, a pastilha de freio é um componente de enorme relevância. Portanto, vale a pena descobrir mais informações sobre este material.

Ao transitar nas ruas e estradas no estado do Rio de Janeiro, o motorista terá a oportunidade de aproveitar uma boa experiência com o seu automóvel. Porém, para que isto aconteça, os componentes do veículo precisam funcionar de uma forma correta. Como resultado, este fator proporcionará mais segurança e tranquilidade. Portanto, é importante observar cada pastilha de freio.


Informações sobre a Pastilha de Freio

Quando apareceram os primeiros automóveis, o modelo inicial de frenagem do veículo era muito rústico e simples. Assim, infelizmente, haviam muitos acontecimentos ruins, devido a dificuldade no ato de frear corretamente. Como resultado, diversos acidentes e falhas ocorriam todos os dias.

Porém, no final do século XIX, o mercado automotivo criou uma solução, o qual revolucionou esse sistema. Assim, surgiram os freios a disco, os quais permitiram aos motoristas acionar o pedal de freio com confiança e segurança.

Portanto, em conjunto a todo esse equipamento, também integraram-se as pastilhas de freio.


Qual é a função da pastilha?

Em primeiro lugar, antes de destacar sobre a sua funcionalidade, enfatizamos a definição deste produto. Assim, nós podemos defini-lo como um material abrasivo, que faz parte do sistema de freios moderno.

Como resultado, atua como um gerador de atrito, que auxiliará o carro na redução da velocidade nas ruas e estradas. Portanto, este componente poderá implementar uma total desaceleração, até que o veículo pare e fique inerte.

Desta forma, as pastilhas de freio trabalham em conjunto com os discos de freio, para que alcançar o seu objetivo. Em cada carro, este elemento se encontra em pares nas rodas dianteiras.

Portanto, na maioria dos carros que transitam em nosso país, o sistema de freio a disco está na parte frontal, enquanto na parte traseira há a existência de lonas que apoiam na frenagem.

Importante:

Os veículos de maior porte (como os pequenos caminhões e SUV´s) usam pastilhas de tamanho superior a média. Isso ocorre, porque a área de contato com o disco precisa ser abrangente, para que o processo de frenagem funcione sem nenhuma dificuldade.


Quais são os Modelos de Pastilha de Freio que existem no mercado?

Muitos motoristas, com certeza, já compareceram aos excelentes Centros Automotivos (como a Full Pneus), a fim de efetuarem a troca das pastilhas antigas por outras novas. Porém, é muito provável que não tenham observado qual é o modelo que equipa o seu veículo.

Isso acontece, porque poucos indivíduos sabem, mas existem alguns formatos diferentes de pastilhas de freio. Assim, é necessário que o condutor conheça cada um deles – a fim de adquirir o componente certo para o veículo. Portanto, apresentamos aqui os principais modelos que estão presentes nos automóveis:

1- Orgânica

Quando o assunto é o preço final, este material possui o valor mais acessível para o proprietário de um carro. Assim, além da vantagem financeira, também emite poucos ruídos e são ideais para as pessoas que têm um automóvel leve.

2- Metálica

Em comparação ao modelo anterior, proporcionam um desempenho maior nas vias. Como resultado, possuem uma depreciação menor. Além disso, alcançam uma vida útil muito boa para o motorista que deseja preservar o material por muito mais tempo.

Infelizmente, o único problema é que este componente tem um custo final um pouco alto. Assim, são ideais para os condutores que prezam totalmente pela segurança e necessidade de uma frenagem melhor.

3- Semi metálica

A criação dessa pastilha de freio teve o objetivo de diminuir o custo financeiro da versão metálica. Assim, a meta era apresentar um material com durabilidade e eficiência, mas que não comprometesse o “bolso” dos motoristas.

Além disso, possuem uma qualidade imprescindível nos dias atuais: dissipam todo o calor com facilidade. Como resultado, o desgaste natural é menor do que os outros modelos.

Importante: uma pastilha semi metálica consome de forma mais rápida o disco de freio. Assim, fique atento(a) e procure monitorar o uso deste componente veicular.

4- Cerâmica

Estes materiais detêm uma maior eficiência no segmento. Assim, são silenciosos e acumulam pouca sujeira em seu interior. Como resultado, isto resulta em menos resíduos – enquanto a depreciação natural acontece.

Além disso, por causa de sua resistência excepcional nas vias urbanas, são muito bons para os condutores que usam muito o pedal de freio durante as suas viagens e passeios.

Outro ponto interessante: mesmo quando este material se encontra em uma temperatura alta – não ocorre a perda na capacidade de frear. Portanto, para os motoristas que têm veículos esportivos, este modelo é o ideal para que o desempenho e a performance sejam as melhores possíveis.


Quais os Cuidados Essenciais que você precisa ter com cada Pastilha de Freio?

Nos parágrafos anteriores, apresentamos algumas informações muito importantes sobre a pastilha de freio. Porém, além destes fatores, é necessário que o motorista descubra as melhores formas de prevenção e preservação de cada modelo do material.

Como resultado, a partir das atividades corretas, não haverá nenhum tipo de problema com o sistema de frenagem. Portanto, nos próximos tópicos, falaremos sobre cada ponto com o qual você precisa se atentar. Assim, confira cada um dos tópicos a seguir:

  • Manutenção: em primeiro lugar, é imprescindível comparecer (no momento em que aparecer algum sinal de problema) ao Centro Automotivo. Assim, será possível evitar que – caso haja algum dano no elemento – ele fique pior e proporcione maiores prejuízos financeiros.
  • Acompanhe o desgaste: quando uma pastilha se encontra no “final da sua vida útil”, a tendência é que ela emita ruídos de atrito com o ferro do disco. Além disso, você terá uma maior dificuldade em acionar o freio, sempre que for necessário. Portanto, observe estes sinais comuns e constate a necessidade de conserto.
  • Excesso de pó nas rodas: outro fator, o qual demonstra que a pastilha está com um desgaste, é a existência de muito pó na roda. Assim, verifique (de forma constante) se existe a predominância de um pó preto neste componente. Portanto, caso você encontre isto em excesso, procure um especialista!

A Full Pneus (Maior Centro Automotivo da América Latina) possui o melhor serviço para o seu sistema de frenagem! Portanto, realizamos a troca das suas pastilhas de freio com muita qualidade e agilidade!

Confira esta e outras soluções em nosso espaço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – próximo à Rodovia Presidente Dutra (em direção ao Rio) saída 178B.

 
Central de atendimento: 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!
 
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Veja também

Mais da Full

Preço de Pneus Continental

Quando precisamos trocar os pneus do nosso carro, não podemos deixar pra depois, não é? Isto porque sabemos que nossa segurança e da nossa família está em jogo. Por isso, antes de sair por aí, confira o preço de pneus Continental! Desse modo, sabemos que o custo dos produtos está muito alto. Atualmente, vemos que…

As principais medidas de pneus para caminhonete

Quando temos um automóvel, é importante que saibamos cuidar e manter sempre em bom estado. Inclusive, saber os melhores pneus para o nosso tipo de carro. Por isso, saiba mais sobre as principais medidas de pneus para caminhonete. Uma caminhonete serve para inúmeros tipos de coisas. Você pode usar para realizar viagens, carregar móveis ou…

Preço de Pneus 185/70R14 

Pesquisando o preço de pneus 185/70 R14 por aí? Você chegou ao lugar certo! Aqui na Full Pneus, você encontra as melhores marcas de pneus para o seu carro. Sabemos que, no mercado automotivo, temos inúmeras opções de marcas de pneus. Desse modo, podemos escolher dentre várias marcas para o nosso carro. Pensando nisso, a…

Aumento do IPVA 2022

O IPVA 2022 aumentou, mas a boa notícia é que você já consegue quitar o imposto de uma nova maneira. Com o aplicativo Zul+, você é quem escolhe como deseja pagar: à vista com Pix, parcelado com o Governo ou em até 12x no cartão de crédito. Tudo de um jeito simples e inteligente. “Queremos…

Carros na Enchente: Como funciona o seguro nesses casos?

Os carros na enchente: o seguro cobre esse tipo de dano? Essa dúvida iremos esclarecer nesta matéria. Os Carros arrastados pelas fortes enxurradas e veículos submersos devido a ruas ou garagens alagadas. Esse tipo de cena se tornou comum neste início de ano devido às fortes chuvas que atingiram diversas cidades brasileiras. E a pergunta…

promção