Super Banner

Novas regras para conduzir crianças em carros e motos

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Novas regras para conduzir crianças em carros e motos

Desde abril de 2021 passou a valer a nova regra para conduzir crianças em carros e motos. Confira.

Acidentes de trânsito são a maior causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil, com uma média anual de 3.300 vítimas fatais e outras 112 mil feridas gravemente. Os dados da ONG Criança Segura Brasil comprovam o acerto das novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, que começaram a valer em abril de 2021 e tornaram as normas de segurança mais rígidas para o transporte de menores de 10 anos.

Não somente a Lei da Cadeirinha segue válida, mas o transporte de crianças em motocicletas se tornou também mais restrito. A Lei nº 14.071/2020 trouxe para a lei de trânsito a seguinte determinação: crianças menores de 10 anos ou até 1,45m de altura devem estar sempre nos bancos traseiros dos veículos, utilizando dispositivos de retenção adequados para cada idade.

Assim, a obrigatoriedade de utilizar a cadeirinha passou a estar expressa no Código. A lei determina o uso de bebê conforto para crianças até 1 ano; cadeirinha para crianças entre 1 e 4 anos; e assento de elevação para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade. A partir dessa idade, o cinto de segurança do veículo deve ser sempre utilizado.

Em relação ao transporte no banco dianteiro, não será suficiente a criança ter 10 anos completos, mas que ela tenha a partir de 1,45m de altura. Multa por descumprir lei é gravíssima, os condutores que não seguem à risca a nova lei cometem infração gravíssima.

O Código de Trânsito prevê multa de R$ 293,47, a perda de 7 pontos na carteira do motorista e mais a medida administrativa de retenção do veículo para resolver a irregularidade. Regras rígidas para motocicletas, no caso de pais e responsáveis que transportam crianças em motocicletas, motonetas e ciclomotores, a regra dos 10 anos também foi aplicada.

A penalidade impede o condutor de conduzir e pode durar de dois a oito meses ou, em caso de reincidência no período de 12 meses, ser estendida em até um ano e meio.

Fonte: Uol carros

Matérias Recomendadas:

O amortecedor é peça fundamental para a segurança
Continental pneus: No limite da segurança para os carros mais avançados do mundo
Revisão de Segurança: Leve seu carro na Full Pneus!

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Encontre os Melhores Pneus 195/60 R16 

Se você possui um carro que utiliza a medida 195/60 R16, este artigo foi feito para você. Escolher o pneu ideal para o seu veículo é muito mais do que uma simples tarefa de manutenção; é uma decisão que impacta diretamente a segurança da sua família, o conforto durante as viagens e, claro, o seu…

Correia Dentada com Barulho? Saiba como Identificar e Agir

Se você suspeita de correia dentada com barulho, saiba que esse é um sinal de alerta que nenhum motorista deve ignorar. Neste artigo, vamos explorar por que esse componente faz barulho, o que cada som significa e como você pode evitar dores de cabeça.  E lembre-se: se o barulho apareceu, a Full Pneus é o…

Amortecedores desgastados afetam a sua segurança. Saiba como!

Muitos motoristas acreditam que os amortecedores servem apenas para garantir o conforto e evitar solavancos.  No entanto, a verdade é muito mais séria.  Eles fazem parte do chamado Triângulo da Segurança (Pneus, Freios e Suspensão).  Quando um deles falha, todo o equilíbrio do veículo é comprometido. Neste artigo, entenda como o desgaste afeta a dirigibilidade…

Freios: Como Garantir Segurança e Evitar Acidentes?

Você já parou para pensar que o sistema de freios é, provavelmente, o item de segurança mais crítico do seu veículo?  Muitas vezes, os motoristas focam na potência do motor ou na estética das rodas, esquecendo que de nada adianta acelerar se você não puder parar com precisão e segurança. Na Full Pneus, entendemos que…

promção