Novas regras para conduzir crianças em carros e motos
Autor: Full Pneus
Compartilhar:
Desde abril de 2021 passou a valer a nova regra para conduzir crianças em carros e motos. Confira.
Acidentes de trânsito são a maior causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos no Brasil, com uma média anual de 3.300 vítimas fatais e outras 112 mil feridas gravemente. Os dados da ONG Criança Segura Brasil comprovam o acerto das novas regras do Código de Trânsito Brasileiro, que começaram a valer em abril de 2021 e tornaram as normas de segurança mais rígidas para o transporte de menores de 10 anos.
Não somente a Lei da Cadeirinha segue válida, mas o transporte de crianças em motocicletas se tornou também mais restrito. A Lei nº 14.071/2020 trouxe para a lei de trânsito a seguinte determinação: crianças menores de 10 anos ou até 1,45m de altura devem estar sempre nos bancos traseiros dos veículos, utilizando dispositivos de retenção adequados para cada idade.
Assim, a obrigatoriedade de utilizar a cadeirinha passou a estar expressa no Código. A lei determina o uso de bebê conforto para crianças até 1 ano; cadeirinha para crianças entre 1 e 4 anos; e assento de elevação para crianças de 4 a 7 anos e meio de idade. A partir dessa idade, o cinto de segurança do veículo deve ser sempre utilizado.
Em relação ao transporte no banco dianteiro, não será suficiente a criança ter 10 anos completos, mas que ela tenha a partir de 1,45m de altura. Multa por descumprir lei é gravíssima, os condutores que não seguem à risca a nova lei cometem infração gravíssima.
O Código de Trânsito prevê multa de R$ 293,47, a perda de 7 pontos na carteira do motorista e mais a medida administrativa de retenção do veículo para resolver a irregularidade. Regras rígidas para motocicletas, no caso de pais e responsáveis que transportam crianças em motocicletas, motonetas e ciclomotores, a regra dos 10 anos também foi aplicada.
A penalidade impede o condutor de conduzir e pode durar de dois a oito meses ou, em caso de reincidência no período de 12 meses, ser estendida em até um ano e meio.
Trocar os pneus é fundamental para ter uma excelente dirigibilidade nas ruas e estradas. Isso porque os pneus são a única parte do carro que está em contato direto com o asfalto. Dessa forma, eles são responsáveis por garantir a aderência, a frenagem e a estabilidade do veículo, além de influenciar diretamente no consumo de…
As rodas são um dos elementos mais visíveis de um carro e, por isso, um dos primeiros a chamar a atenção. Dessa forma, é natural que os motoristas busquem manter as rodas do veículo sempre limpas e brilhantes. Afinal, elas contribuem significativamente para a estética do carro. Mas você sabia que a revitalização das rodas…
A BYD anunciou um recall para 96.714 veículos, incluindo os modelos Dolphin e Yuan Plus, devido a um problema no controlador da coluna de direção que pode levar a incêndios. O recall abrange apenas a China, e por sorte, os modelos importados para o Brasil não foram afetados. De acordo com a Administração Estatal de…
Os leilões de automóveis têm se tornado uma opção cada vez mais procurada por entusiastas e investidores automotivos, devido à oportunidade de adquirir veículos por preços bem abaixo do mercado, algumas vezes até com 60% de desconto. Garimpando bem, é possível encontrar modelos cobiçados como Ferrari, Lamborghini e Tesla, assim como modelos clássicos como Corcel…
Imagine seu carro como um relógio preciso. Cada peça tem uma função específica e trabalha em harmonia para garantir que tudo funcione perfeitamente. Dessa forma, a correia dentada e a bomba d’água são como duas engrenagens desse relógio, e a sincronia entre elas é fundamental para o bom funcionamento do motor. Mas por que trocar…