Manutenção preventiva. Quais os principais itens que precisam ser vistos constantemente?
Autor: Full Pneus
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Ter um carro significa que você precisa cuidá-lo e mantê-lo em bom estado de forma permanente. Isso, claro, se você desejar usá-lo por um bom tempo. Sendo assim, realizar uma manutenção preventiva é o ideal.
A cada vez que usamos um automóvel, fazemos com que ele se desgaste de alguma forma. Neste sentido, toda vez que o ligamos, algumas peças precisam se “desgastar” para fazer o carro andar e, assim, a roda girar.
Como, por exemplo, as peças que fazem com que o motor fique ligado. A correia, o óleo do motor, o combustível. Essa e outras peças precisam estar constantemente sendo avaliadas para saber se estão em bom estado de conservação.
Outras peças que precisam ser avaliadas e que possuem atrito são o pistão, bielas, virabrequim. Sendo assim, a manutenção preventiva são as peças que fazem parte da combustão, que são peças que sofrem um aquecimento muito grande.
Mas, o que fazer em uma manutenção preventiva? Quais peças devo pedir ao mecânico para que faça uma análise mais aprofundada e veja se é preciso realizar uma troca?
Neste artigo, vamos tirar essas dúvidas para que você possa cuidar do seu carro e estender a vida útil de muitas peças, se for preciso.
Acompanhe a seguir!
Manutenção preventiva itens automotivos
Saiba melhor alguns ítens que já são previstos para a manutenção preventiva no seu carro:
Troca de óleo – deve ser feita anualmente ou a cada 5 a 10 mil km, dependendo da viscosidade do óleo.
Filtros:
– Oleo: deve ser substituído juntamente com o óleo.
– Combustível: a troca deve ocorrer a cada 10 mil km rodados.
– Ar-: o filtro de ar pólipo é responsável pela limpeza do ar dentro do veículo, deve ser trocado a cada 12 meses.
Correia dentada – Responsável pelo movimento do motor, devemos substituí-lo a partir de 40 mil km, nunca passar dos 50 mil km mesmo que o veículo seja bem cuidado.
Fluido de freio – Responsável pela frenagem do veículo. Assim, devemos trocá-lo a um ou dois anos de uso.
Velas de Ignição – Responsável pela centelha de ignição, é a responsável que faz o combustível queimar. Precisamos trocá-la em torno dos 40 e 50 mil km rodados.
Cabo de vela- Deve ser substituído juntamente com as velas, com cerca de 40 a 50 mil km rodados.
Dicas para uma Manutenção preventiva
Qual é a diferença entre uma manutenção preventiva e a manutenção corretiva?
Basicamente, a corretiva é quando a peça para de funcionar e tem que ser substituída.
Enquanto, a manutenção preventiva é a substituição de peças que não possuem defeito. Porém, não estão em seu funcionamento completo ou na sua melhor performance.
Confira, a seguir, algumas dicas para que você tenha um bom êxito na manutenção do seu carro. E, assim, ele possa ter um ótimo funcionamento nas ruas e estradas.
Manutenção preventiva: fique atento nas próximas dicas:
1º Dica: lubrificação
Em relação à lubrificação do seu carro: todo veículo que possui um motor à combustão necessita ter uma lubrificação.
Pois, com a lubrificação em dia, é possível ter o mínimo de aquecimento.
2º Dica: óleo lubrificante
Ainda falando de lubrificação, é preciso observar o tempo ou a qualidade.
Essa dica é fundamental para todos os dois tipos de pessoas que comentamos no início do texto.
O óleo lubrificante pode ser medido ou observado pelo tempo de troca, pela sua cor ou pela sua quilometragem:
Quilometragem: 5 a 10 mil quilômetros rodados.
Tempo: 6 a 12 meses da última troca.
Cor: a cor diz muito de como está a lubrificação do motor. Se for encontrado uma cor caramelo escuro, isso mostra que o óleo já está em tempo de trocar.
3º Dica: refrigeração
Como estamos falando de motores à combustão interna, é necessário que haja resfriamento.
Com isso, a câmara de combustão chega a 900 graus Celsius. Com uma temperatura dessa, é necessário que seja feito um resfriamento.
Por isso, indicamos realizar a troca de 6 em 6 meses.
Dessa forma, com a troca do líquido de resfriamento, há uma limpeza de todo o sistema e um resfriamento mais apropriado.
4º Dica: líquido de resfriamento
Algumas pessoas acham que líquido de refrigeração pode ser usado água.
Diferente da água, o líquido de resfriamento possui um nível de aquecimento bem maior que a água.
Como resultado, a água não tem o mesmo poder de resfriamento e nem de limpeza do sistema.Por isso, o seu carro agradece quando você usar o líquido de arrefecimento específico para essa manutenção.
5º Dica: o filtro
Os filtros são responsáveis por limpar e purificar os fluidos. Assim, o filtro de óleo deve ser trocado juntamente com a troca de óleo. Dessa forma, ele deve ser trocado com 10 mil km já rodados.
O filtro de combustível é responsável por tirar toda e qualquer impureza do combustível. Seja ele gasolina, álcool ou diesel.
Já os filtros de ar do sistema de restauração devem ser trocados também com 10 mil km.
O filtro do ar condicionado deve ser limpo a cada 3 meses e substituído a 6 meses. Assim, ele é incumbido de purificar o ar para dentro do ambiente.
6º Dica: pneus
Os pneus devem possuir um rodízio.
Dessa forma, o rodízio dos pneus deve ser feitos a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses.
Com esse tipo de rodízio faz com que os pneus que recebem mais carga, possam ser desgastados igualmente.
Os pneus que ficam na parte da frente recebem o peso do motor, com isso, são desgastados com mais facilidade.
O rodízio deve acontecer a inversão dos pneus traseiros para a parte da frente.
Já os dianteiros devem ir para os lugares dos traseiros.
Quando 2 pneus são substituídos o ideal é serem colocados na dianteira. Isso acontece, pois os mesmos estão rígidos e aguentam mais tempo o peso do pneu.
7º Dica: observar as peças substituídas.
Essa dica é para observar o material que está sendo substituído.
Devem possuir a mesma medida, as mesmas especificações e se possível por produtos originais.
Pois, com produtos que não são originais o risco de quebrarem ou não funcionarem como devido é bem maior.
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