Sabemos que para se ter um carro, é preciso arcar com todas as despesas para ele se manter em bom funcionamento. Neste artigo, saiba o que fazer: Manutenção Preventiva ou Correr para a Oficina?
Documentação, limpeza e manutenção em geral. Os gastos não são feitos apenas na compra. É preciso investir em uma contínua manutenção para que o veículo possa continuar oferecendo uma boa performance nas ruas e estradas.
Sendo assim, muitos condutores buscam atalhos para fugir dos altos gastos. Mas, como diz o ditado: o barato sai caro. Não é fazendo um serviço automotivo de qualquer jeito que você irá resolver o problema do seu carro.
Sabemos que, com o nosso “jeitinho brasileiro”, resolvemos problemas que precisam de uma solução certeira. Mas fazer uma gambiarra só para pagar menos é furada. Isto porque o problema pode persistir e você vai ter mais prejuízo no final das contas.
Por isso, faça as contas! Veja que pode sair mais barato e seguro o serviço de uma manutenção preventiva do que serviços genéricos feitos nas oficinas.
Então, vamos combinar? Conheça a necessidade de uma boa manutenção preventiva para que seu carro não te deixe na mão nas horas que você mais precisa.
Assim, você poderá investir em um cuidado geral e mais pontual com o seu carro. Quer saber mais? Acompanhe a seguir!
Manutenção preventiva do seu carro
Qual é a diferença entre uma manutenção preventiva e a manutenção corretiva?
Basicamente, a corretiva é quando a peça para de funcionar e tem que ser substituída.
Enquanto, a corretiva é a substituição de peças que não possuem defeito. Porém, não estão em seu funcionamento completo ou na sua melhor performance.
Confira, a seguir, algumas dicas para que você tenha um bom êxito na manutenção do seu carro. E, assim, ele possa ter um ótimo funcionamento nas ruas e estradas.
1º Dica: lubrificação
Em relação à lubrificação do seu carro: todo veículo que possui um motor à combustão necessita ter uma lubrificação.
Pois, com a lubrificação em dia, é possível ter o mínimo de aquecimento.
2º Dica: óleo lubrificante
Ainda falando de lubrificação, é preciso observar o tempo ou a qualidade.
Essa dica é fundamental para todos os dois tipos de pessoas que comentamos no início do texto.
O óleo lubrificante pode ser medido ou observado pelo tempo de troca, pela sua cor ou pela sua quilometragem:
Quilometragem: 5 a 10 mil quilômetros rodados.
Tempo: 6 a 12 meses da última troca.
Cor: a cor diz muito de como está a lubrificação do motor. Se for encontrado uma cor caramelo escuro, isso mostra que o óleo já está em tempo de trocar.
3º Dica: refrigeração
Como estamos falando de motores à combustão interna, é necessário que haja resfriamento.
Com isso, a câmara de combustão chega a 900 graus Celsius. Com uma temperatura dessa, é necessário que seja feito um resfriamento.
Por isso, indicamos realizar a troca de 6 em 6 meses.
Dessa forma, com a troca do líquido de resfriamento, há uma limpeza de todo o sistema e um resfriamento mais apropriado.
4º Dica: líquido de resfriamento
Algumas pessoas acham que líquido de refrigeração pode ser usado água.
Diferente da água, o líquido de resfriamento possui um nível de aquecimento bem maior que a água.
Como resultado, a água não tem o mesmo poder de resfriamento e nem de limpeza do sistema.Por isso, o seu carro agradece quando você usar o líquido de arrefecimento específico para essa manutenção.
5º Dica: o filtro
Os filtros são responsáveis por limpar e purificar os fluidos. Assim, o filtro de óleo deve ser trocado juntamente com a troca de óleo. Dessa forma, ele deve ser trocado com 10 mil km já rodados.
O filtro de combustível é responsável por tirar toda e qualquer impureza do combustível. Seja ele gasolina, álcool ou diesel.
Já os filtros de ar do sistema de restauração devem ser trocados também com 10 mil km.
O filtro do ar condicionado deve ser limpo a cada 3 meses e substituído a 6 meses. Assim, ele é incumbido de purificar o ar para dentro do ambiente.
6º Dica: pneus
Os pneus devem possuir um rodízio.
Dessa forma, o rodízio dos pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses.
Com esse tipo de rodízio faz com que os pneus que recebem mais carga, possam ser desgastados igualmente.
Os pneus que ficam na parte da frente recebem o peso do motor, com isso, são desgastados com mais facilidade.
O rodízio deve acontecer a inversão dos pneus traseiros para a parte da frente.
Já os dianteiros devem ir para os lugares dos traseiros.
Quando 2 pneus são substituídos o ideal é serem colocados na dianteira. Isso acontece, pois os mesmos estão rígidos e aguentam mais tempo o peso do pneu.
7º Dica: observar as peças substituídas.
Essa dica é para observar o material que está sendo substituído.
Devem possuir a mesma medida, as mesmas especificações e se possível por produtos originais.
Pois, com produtos que não são originais o risco de quebrarem ou não funcionarem como devido é bem maior.
Dicas extra
8º Dica: conte com excelentes profissionais
Sempre leve em um lugar que possuam pessoas capacitadas e que possuam reconhecimento.
Para que evite dores de cabeça, pois quando leva em alguém que não tem o conhecimento adequado pode fazer os procedimentos errados.
9º Dica: conheça a Full pneus
Além de possuir uma gama de produtos diferenciados, a Full Pneus possui pessoal capacitado e maquinário para a menor manutenção.
E aqui tem um segredo: possuímos um dos melhores preços do mercado para quem busca qualidade e rapidez.
Também somos uma empresa que preza pelos melhores serviços e produtos para os seus clientes e colaboradores.
Manutenção preventiva: conheça a Full Pneus
Para que a sua manutenção preventiva seja um sucesso e o seu automóvel rode com a melhor performance, é imprescindível procurar as nossas soluções!
Assim, a Full Pneus é o Maior Centro Automotivo da América Latina. Como resultado, oferece para os condutores os serviços especializados para que o automóvel alcance o desempenho correto! Em nossa loja, temos os diferenciais que nos colocam a frente da concorrência:
Profissionais capacitados e com treinamento constante;
Equipamentos de alta tecnologia;
Ambiente pronto para receber uma grande quantidade de veículos;
Atendimento personalizado e com o objetivo de resolver, rapidamente, o seu problema;
Preços acessíveis para qualquer proprietário de carro.
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