Incêndio em carro elétrico: Por quê nem água apaga?
Autor: Full Pneus
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Apesar de contarem com sistemas de segurança que diminuem riscos de incêndio, os carros elétricos podem se tornar vulneráveis no caso de acidentes, com a possibilidade de cabos ficarem expostos ou danos à bateria serem gerados, por exemplo. Quando se trata de incêndio em carro elétrico, soluções efetivas para apagar o fogo ainda estão em desenvolvimento, uma vez que a bateria de lítio é uma inclusão relativamente nova nos automóveis.
Até mesmo bombeiros enfrentam maiores dificuldades no combate de fogo nesses automóveis. Isso se dá devido à composição química das baterias, que são feitas íons de lítio.
Em caso de células danificadas, pode ocorrer um curto-circuito mecânico ou químico que pode gerar corrente irregular além da capacidade da célula, o que eleva a temperatura interna e gera reações que aumentam o calor externamente, em um processo denominado “fuga térmica”. Desta forma, a energia térmica liberada, aliada aos vapores inflamáveis em contato com o ar, faz com que haja chamas intensas.
Mesmo que exista a possibilidade de apagar o fogo na bateria do carro elétrico com água, a quantidade necessária é exorbitante, e por isso, é um método inviável. Isso sem contar o tempo investido, que pode ultrapassar horas. Foi o caso registrado nos Estados Unidos em junho de 2021, em que um Tesla Model S que bateu estava pegando fogo e as chamas retornavam continuamente, mesmo com os esforços dos bombeiros. Sete horas e 28 mil galões de água, o equivalente a cerca de 106 mil litros, foram necessários para que as chamas fossem apagadas.
Outra opção ainda é o uso de capas protetoras específicas para suprimir a quantidade de oxigênio que chega até as chamas e evitar propagação do fogo. Mas vale lembrar, é uma medida paliativa, ou seja, suavizadora da situação até o uso dos métodos adequados para extinguir o fogo, com o gás carbônico e a espuma específica.
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