Filtro de Combustível: quando começa a prejudicar o carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Filtro de Combustível: quando começa a prejudicar o carro?

O filtro de combustível é essencial para o bom funcionamento do veículo. Assim, é preciso estar atento(a) para quando ele deve ser trocado, a fim de que o automóvel transite melhor.

Qualquer veículo possui um enorme número de peças. Como resultado, cada uma detém uma função específica. Assim, quando funcionam de modo adequado, irão garantir que o automóvel terá um desempenho muito bom. Portanto, uma delas, é o filtro de combustível.

Mesmo sendo um componente comum, sua estrutura e formato são diferenciados. Assim, a composição possui aço, alumínio ou até plástico. Além disso, outro material indispensável em seu desenvolvimento é a malha de papel, feita com a fibra de celulose.

Como resultado, o objetivo da malha é realizar a filtragem do combustível (no momento em que este encontra o tanque do veículo). Portanto, este insumo impede a passagem das impurezas, fornecendo ao motor uma gasolina, álcool ou diesel de qualidade.

Neste artigo, iremos discorrer sobre este assunto, a fim de apoiar o motorista a encontrar a melhor hora para fazer a troca. Como resultado, isto evitará maiores problemas no carro.

O que é o filtro de combustível e qual a sua função principal?

Este filtro é de suma importância para qualquer modelo de automóvel. Isto porque, tanto o desempenho, quanto a boa performance do veículo estão atreladas a este material. Além disso, o pouco conhecimento dos condutores, sobre a relevância deste componente, acaba por ser muito ruim para a sua manutenção.

Portanto, é necessário saber um pouco mais sobre este componente:

O que é? Em primeiro lugar, é uma peça ligada ao sistema de injeção do veículo. Assim, se localiza próximo ao tanque de combustível ou na entrada do motor.

Para que serve? A sua principal função: filtrar o combustível que está sendo inserido no veículo. Como resultado, impedirá que resíduos e impurezas adentrem ao automóvel. Portanto, não permitirá que danos aconteçam, durante a rodagem nas ruas e estradas.

Ok, mas o que seriam estas impurezas? Podemos definir estas impurezas como partículas de sujeira (exemplo: poeira, ferrugem e até mesmo água). Assim, o acúmulo deste tipo de resíduo pode acontecer de diversos modos. Em primeiro lugar, é possível que já estejam dentro do próprio tanque. Além disso, ao transitar nas ruas e estradas, há como ocorrer este problema.

Quais são os maiores problemas causados pelo mau estado deste componente?

Mesmo sendo de extrema importância para o carro, poucos motoristas atentam-se ao fato de que este componente precisa de manutenção. Assim, é muito comum que ocorram contratempos, ligados a este produto. Como resultado, ao não evitar a entrada de impurezas no motor, diversas partes do automóvel serão prejudicadas.

Mas, quando este filtro ruim começará a prejudicar o automóvel?

Para responder, preparamos alguns tópicos. Assim, eles responderão a esta dúvida:
  1. Quando ocorrer o rompimento do filtro de combustível, ocasionando na entrada imediata de sujeira no motor;
  2. Caso haja o vazamento no tanque, o qual pode ocorrer quando o material perde a função;
  3. Se acontecer danos sérios ao sistema de injeção.

Portanto, você precisa observar este componente veicular sempre. Como resultado, estará impedindo que ocorram contratempos sérios, os quais irão deixar o seu veículo com imensos prejuízos.

Em que momento será necessário trocar este filtro?

Agora, que você conhece este componente, sabe da sua importância e funcionamento, gostaríamos de fornecer algumas dicas importantes. Assim, será possível saber quando este material necessitará de uma mudança urgente.

Como resultado, o seu carro evitará gastos financeiros desnecessários. Portanto, “o seu bolso agradecerá” e muito.

Em primeiro lugar, destacaremos o que é recomendado por especialistas. Assim, o ideal é fazer a troca entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. Apesar disto, alguns indícios demonstram que este procedimento precisa ser feito:

Quando estiver difícil dar a partida no carro

Este é um fator muito comum. Assim, quando a peça encontra-se em deterioração, o líquido terá dificuldades para chegar ao ponto final. Como resultado, isto irá gerar problemas que impedirão a rápida ligação do motor.

Presença na estrutura do filtro

Outro problema que pode acontecer. Assim, sempre que acontecer alguma ferrugem, é preciso ficar atento(a). Uma oxidação da peça acaba por danificar a injeção do veículo. Mas, mesmo que não seja um problema ligado ao filtro de combustível, pode ser algo muito ruim.

Consumo irregular de combustível

Problemas no filtro de combustível podem ocasionar em um gasto maior deste material no dia a dia. Assim, você irá perceber que o veículo está perdendo gasolina, álcool ou diesel rapidamente. Isto porque, forma-se uma barreira de impurezas, que impedirá a passagem correta deste material para o motor.


Portanto, caso qualquer situação desta venha a acontecer, não perca tempo: procure um Centro Automotivo de qualidade e realize os procedimentos necessários. Assim, conte com a equipe e os equipamentos de última geração da Full Pneus! Nós temos o que o seu carro precisa!


Venha nos fazer uma visita, conheça a nossa Loja Automotiva e saiba mais!

Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro. Estamos próximos à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >