Embreagem alta ou baixa. Saiba qual o correto.
Você entrou no carro, virou a chave na ignição, encaixou a marcha e começou a andar. Na primeira ou segunda esquina, você percebe que o pedal da embreagem está mais alto do que o normal.
Desse modo, você verifica que o pedal da embreagem está mais alto que o pedal do freio. Nessa altura do campeonato, o mais indicado será você encontrar uma ajuda especializada para regular a embreagem.
Procurar o quanto antes a regulagem da peça, evitará com que haja complicações na dirigibilidade do carro.
Além disso, uma embreagem mal regulada pode causar um desgaste desnecessário das peças que compõem a embreagem.
Neste caso, uma embreagem alta não precisa ser acionada até o final para funcionar pelo fato dela estar mais alta. Além disso, a embreagem pode ser um sinal de desgaste.
E, falando em desgaste….
Já uma embreagem baixa, chegando no chão do carro, significa que esta peça está desgastada.
Como resultado, uma peça neste estado exige mais esforço na hora de dirigir o carro.
Além disso, também precisa que o motorista troque a marcha muitas vezes.
Como funciona essa peça?
Mas, vamos à explicação: toda vez que você mantém o pé sobre o pedal desta peça, o seu pé está fazendo um peso. Como resultado, você aciona a embreagem.
Portanto, isso acontece, mesmo que seja apenas apoiando e mesmo que você não esteja empurrando. Além disso, mesmo que você não perceba, o seu pé está fazendo uma força, essa força em contato com o pedal, faz acionar a peça.
Com isso, você deve estar se perguntando:
“Como assim?”
Para isso, necessitamos explicar como funciona a embreagem em um sistema hidráulico.
É bem simples: para a embreagem funcionar, é necessário que ela apresente um mínimo de esforço no pedal.
Assim, o pedal, quando acionado, empurra o cilindro mestre. Isto faz com que o fluido pulse o cilindro servo.
Dessa forma, o cilindro servo aciona o pistão que faz a embreagem funcionar.
Já a embreagem, por meio mecânico, acionado por cabos e alavancas, são mais duras. No entanto, o seu funcionamento é mais fácil.
Quando pisa no pedal, é empurrado um tirante que faz com que a alavanca gire e faça o acionamento dessa peça.
Embreagem: peças
A embreagem em si é um conjunto de peças, que são:
- Disco de embreagem;
- Platô;
- parafusos de retenção;
- aros de mola;
- Diafragma;
- Tampa;
- Rolamento e colar; e
- Garfo.
Cada peça possui uma função específica para que faça ocorrer um funcionamento perfeito da peça.
Agora que entendemos o funcionamento da embreagem, vem a resposta do porque não se deve manter o pé em cima do pedal de embreagem.
Dessa forma, o peso no pedal faz com que o cilindro principal fique acionado, isso faz com que o disco de embreagem fique em funcionamento.
Esse funcionamento contínuo gera um sobreaquecimento. Como resultado, essa dinâmica faz com que a peça seja desgastada.
Mas, quando saber quando trocar o disco de embreagem?
As principais dicas que damos é sobre as falhas. Como assim falhas?
Um dos primeiros sinais que a embreagem apresenta é um ruído após o acionamento.
Assim, esse ruído é proveniente do disco de embreagem que está em atrito com o platô. Assim, isso também significa que está nas últimas.
Outro sinal é a dificuldade na troca da marcha. Geralmente, o cambio da marcha começa a emperrar, fica difícil encaixar, ou o pedal fica duro e é necessário fazer mais força para que ele funcione.
Assim, a embreagem patinando ou trepidando é um dos sinais mais comuns de que ela está na hora de ser substituída.
Ou pedal mais baixo que o normal. Esse tipo de coisa algumas pessoas não percebem e quando percebem já está com um desnível muito grande.
Isso pode causar diversos problemas e alguns graves em relação a sua e a segurança de quem está a sua volta.
Pois, pode ocorrer em casos de embreagem mecânica o rompimento do cabo, e esse rompimento pode ocorrer justamente na hora em que o veículo está andando.
O ideal nessa hora é sair da via para que não ocorra nenhum acidente e apenas frear o veículo.
Não é necessário que seja feita uma frenagem brusca. No entanto, já sabemos que essa frenagem vai fazer o carro morrer.
Substituição dessa peça
A substituição da embreagem dura em torno de meio dia de trabalho. Em alguns casos, até um pouco mais.
Deve ser feito por um profissional habilitado e com experiência. Isso porque estamos falando de um item fundamental nos automóveis.
A segurança na montagem e na utilização pode e vai prevenir uma substituição antecipada do disco de embreagem.
Com isso, faz com que seja feita uma economia grande.
Uma embreagem um uso constante, porém com responsabilidade e segurança pode durar cerca de 4 a 5 anos e em alguns casos até mais, sem apresentar qualquer tipo de problema.
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