Super Banner

É correto fazer o rodízio dos pneus? Se sim, quando se pode fazer isso?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

É correto fazer o rodízio dos pneus? Se sim, quando se pode fazer isso?

Não é apenas correto fazer o rodízio de pneus, mas é necessário que se faça. No entanto, você sabe o que é um rodízio dos pneus?

Para que entendamos bem o que é e como fazê-lo, vamos explicar de forma bem simplificada para que todos entendam.

O rodízio de pneus pode ser feito de diversas formas, como:

Cada estilo desse é uma maneira diferente de se fazer o rodízio. Desse modo, não existe a melhor forma. Mas, podemos explicar como é cada uma.

Desse modo, o rodízio é a passagem da posição do pneu para outro lado do carro, seja frontal ou lateral.

Esse tipo de rodízio é fundamental, pois busca dar a maior durabilidade para os pneus.

Quando fazemos o rodízio dos pneus, é como se tirasse um peso de cima dos pneus dianteiros, que, geralmente, acabam tendo uma maior deformação e passamos esse peso para os pneus traseiros.

Neste sentido, esse peso que estamos falando é justamente o peso do motor, que é onde se localiza o maior peso do carro e o que dura mais tempo. Pois, não retiramos o motor do lugar.

Então, é um peso contínuo e que acaba forçando os pneus contra o solo e faz com que tenha um maior desgaste.

Quer saber quando fazer o rodízio no seu carro? E qual a diferença dos rodízios? Acompanhe nossa matéria e saiba mais.


Tipos de rodízio de pneus

Como já falamos, o rodízio é necessário que seja sempre realizado nos pneus para que haja um desgaste mais uniforme.

Mas, você sabia que existem tipos diferentes de rodízio. Com isso, não existe o mais indicado. Contudo, existem os mais realizados.

Sendo assim, o tipo mais usado é o estilo cruzado, esse estilo consiste em colocar o pneu traseiro do lado esquerdo na dianteira do lado direito e vice versa.

Já o estilo paralelo é feito apenas levando os pneus traseiros para a parte dianteira, mantendo o mesmo lado que já estavam no local.

Além disso, o terceiro estilo tem um detalhe que é fundamental que você observe.

E mais indicado para quando você tem que substituir, pelo menos, um dos pneus ou dois deles.

Quando fizer essa substituição, o ideal é colocar os pneus novos na traseira. Assim, vai mantê-los com que eles durem por mais tempo.

Então, nesse caso, se você está pensando em fazer a troca de dois pneus, escolha os dianteiros. Na hora de colocar no lugar, prefira colocar os antigos da traseira para a frente e os novos no lugar dos traseiros.

Dessa forma, você vai conseguir utilizar os traseiros por mais tempo e sem se preocupar de substituir os quatros pneus ao mesmo tempo. Apesar de ser o mais indicado.


Quando fazer o rodízio de pneus

Por estarem sempre em contato com o solo, os pneus devem ser sempre observados. Desse modo, passá-los sempre por calibração, limpeza e outros itens que fazem com que eles durem mais tempo.

Mas, você sabe quando se deve fazer um rodízio?

Desse modo, tem dois jeitos de saber que está na hora de fazer o rodízio. Todavia, vai depender muito do seu uso.

Se você é o tipo de pessoa que tem o costume de andar de carro quase todo dia, que roda bastante, o rodízio deve ser feito a cada 5 ou 10 mil km.

Com isso, essa media faz com que você tenha um acompanhamento através do velocímetro do seu veículo.

Se você é uma pessoa que não utiliza tanto o carro, ou apenas nos finais de semana que você sai com a família para dar um passeio, o mais indicado é fazer esse rodízio a cada 6 meses. 

Isso porque, como já explicamos, o peso do motor pode causar danos nos pneus e acabar causando desgastes que não foram previstos. 


Vai trocar os pneus do seu carro? Escolha os pneus Continental 

É difícil contar uma história de mais de 150 anos em um artigo só. Isso já demonstra o quão experiente a Continental é no meio do mercado automotivo.

Desse modo, a empresa já passou por várias mudanças e modificações na produção das peças automotivas. Tudo isso para sempre trazer aos condutores soluções e inovações para diferentes tipos de carros.

A Continental é uma empresa mundial que conta com uma variedade de pneus, com diversos tamanhos e especificações de rodagem.

A empresa conta também com os pneus runflat, que permitem rodar por 80 km, com o pneu furado.

Além de serem utilizadas por alguns fabricantes como: Mercedes Benz e Volkswagen.  

Outra vantagem de possuir pneus Continental é o conforto e segurança que os pneus trazem para quem está dirigindo e acompanhando dentro do veículo. 

No ano de 2021, o preço da gasolina teve e tem tido reajustes que chegam a 37% em 12 meses, prejudicando muito o bolso dos brasileiros.

Um benefício de utilizar os pneus Continental é a diminuição de combustível. Isso mesmo que você leu. Está em dúvida sobre isso? Vamos te explicar melhor.

Os pneus Continental possuem melhor aderência ao solo, isso possibilita que menos combustível seja usado, reduzindo a emissão de CO2 ( monóxido de carbono).


Precisando trocar os pneus do seu carro? 

O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços e produtos para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro).

Central de atendimento: 21 2765 6700 

Importante: nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

 

Redes Sociais

Facebook              Instagram

 

Matérias Relacionadas

Alinhamento e Balanceamento. Promoção Full Pneus

Prego no Pneu. Como resolver?

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Continental – Aposte nesta Grande Marca de Pneus! Clique aqui e conheça mais sobre esta grande empresa!

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção