Super Banner

Confira essas 6 dicas para dirigir na chuva com mais segurança!

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Confira essas 6 dicas para dirigir na chuva com mais segurança!

Chuva, o pesadelo de muitas pessoas que pegam o trânsito diariamente. Pode não parecer verdade, mas é a preocupação de muita gente. Por isso, separamos 6 dicas para dirigir na chuva com mais segurança!

Chuva e direção preocupam, principalmente, aqueles motoristas que acabaram de tirar a carteira de motorista.

Neste sentido, sabemos que a questão da chuva pode não parecer um problema para quem está dirigindo. Contudo, a chuva pode trazer outros aspectos ruins para os condutores.

Um deles são os buracos. Assim, os buracos nas ruas fazem parte de muitos exemplos que podemos falar sobre problemas que as pessoas passam no dia a dia.

Nos dias em que não está chovendo, é possível ver alguns buracos nas ruas, avenidas e até mesmo nas BRs.

Mas, e quando esses buracos estão tapados de água?

Essa visibilidade do buraco fica muita das vezes prejudicada e acaba causando outros problemas e até mesmo batidas e acidentes.

Outro fator que a chuva trás para os condutores é a questão do alagamento. O alagamento além da questão da perda material, é possível outros problemas serem criados por conta disso.

Se o condutor não tiver experiência para passar por um local de alagamento é possível que entre água dentro do motor. Fazendo com que queime a junta do cabeçote.

Como podemos ver, existem diversos problemas que podem acontecer quando falamos de chuva e direção.

Se você está curioso para saber quais dicas temos para dar sobre esse assunto, então, nos acompanhe e não fique de fora dessas dicas.


Confira 6 dicas para dirigir na chuva com mais segurança!

Já ouvimos falar muito sobre aquaplanagem. Seja na autoescola, no mecânico, ou até mesmo nos nossos artigos.

Mas, você sabe o que é uma aquaplanagem?

A aquaplanagem acontece quando é criado entre o piso e o pneu uma camada de água impedindo o contato do pneu com o solo.

Esse tipo de problema acarreta acidentes graves de trânsito. Pois, como o pneu não tem contato com o solo, fica difícil para o carro andar.

Com isso, a falta de contato entre o pneu e o asfalto acaba ocasionando a perda de controle do veículo.

A dica que podemos dar para você em uma situação como essa é fazer pequenos movimentos com o volante, para um lado e para o outro.

Assim, com esses movimentos é possível o pneu entrar em contato com o solo mais rápido e você tornar a ter um controle.

Se você precisou passar por uma situação dessa e não soube ou não sabe o que fazer, vamos te ajudar nesse caso.

Contudo, antes de darmos qualquer dica sobre como passar por locais de alagamento, devemos também informar e reforçar que esse tipo de manobra possui um risco alto.

Antes de você tentar passar por um ponto de alagamento, verifique se não tem a opção de subir em um local mais alto, fazer outro trajeto ou esperar o nível da água baixar.

Caso não seja possível, verifique a altura que está pegando a água. Pois, se estiver mais da metade da roda, o mais aconselhável é não enfrentar.

Mas, se o nível da água estiver abaixo, a dica é colocar o veículo na primeira marcha, manter o veículo acelerado e ir bombeando ao mesmo tempo a embreagem.

Como na aquaplanagem, a frenagem de um veículo em tempo chuvoso deve ser controlada.

Pois, quando a frenagem é muito brusca, pode ocasionar batidas e o mau funcionamento do freio. 

Então, a dica é frear com mais precisão e sem frenagens bruscas.

Isso porque é necessário uma distância maior. Como assim? Entenda na dica a seguir!

Como já falamos, manter uma distância do veículo da frente e o de trás pode fazer muita diferença.

Pois, com uma distância maior que a de dias secos, é possível que em caso de um problema não ocorra o engavetamento dos carros.

Além do que os pneus novos em pisos molhados demoram mais para pararem completamente.

O uso de faróis em dias chuvosos auxilia as pessoas a identificarem a distância dos outros carros.

Então, quando estiver em um dia chuvoso é vital que seja utilizado o farol baixo. Para que seja identificado por outros veículos e pedestres.

Os pedestres, como bem sabemos, tem prioridade na hora de atravessar e até mesmo em andar na rua.

A dica que devemos lembrar é sobre a atenção com os pedestres. Pois, devemos evitar jogar água e, principalmente, observar se não tem nenhum ciclistas próximo.

Visto que, por algum motivo, ele pode desviar de uma poça de água e acabar entrando na frente do carro. Podendo assim, causar algum acidente.


Pneus feito para chuvas: confira os pneus Continental

Para quem não sabe, os pneus são parte fundamental da suspensão de um veículo. Desse modo, eles recebem maior carga de exposição, como trepidações, impactos diretos e indiretos com o solo, onde pode ocasionar um grande desgaste de outras peças.

Por isso, os pneus Continental são um dos mais procurados do mercado por conta da sua durabilidade, tecnologia e qualidade. Assim, não são pneus que, com o passar do tempo, se desgastam facilmente. Além disso, trazem segurança para o veículo.

Assim, quando um pneu é desenvolvido ele passa por um processo de criação, onde leva-se em conta o tipo de estrada que vai passar, o tipo de modelo do automóvel, a pesagem do veículo, entre outros itens que impactam na performance. 

Desse modo, um pneu, que não é desenvolvido no país que vai rodar, possui uma maior chance de desgastar mais rápido que outros.

Com isso, o pneu passa por uma série de processos e desenvolvimentos que se não observado podem trazer um prejuízo enorme.


Venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook                   Instagram

 

Matérias Relacionadas

Comprar Pneus Baratos é na Full Pneus

Preço dos pneus Pirelli são os mais em conta?

Calibragem dos pneus: Qual é sua importância?

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção