Calibragem dos pneus: Qual é sua importância?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Calibragem dos pneus: Qual é sua importância?

Primeiramente vamos falar o que é a calibragem dos pneus.

A calibragem de pneus nada mais é do que acrescentar ou retirar o ar de dentro dessas peças.

Mas porque colocar ou retirar o ar de dentro dos pneus é tão importante?

Como os veículos terrestres são geralmente movidos por pneus feitos de látex, a famosa borracha recebe uma carga, e essa carga faz com que o ar que está dentro sofra um esforço muito grande.


Calibragem dos pneus com regularidade

Por se tratar de um material que recebe muito atrito, os pneus esquentam e faz com que o ar que está dentro do pneu se expanda, e quando esse mesmo ar fica parado ele resfria, assim perdendo volume.

Você agora está se perguntando assim: “então, não era para ter o mesmo volume sempre?”

E a resposta para esse questionamento é que sim, porém como a borracha do pneu aquece ela se deforma e o ar vaza pelo bico.

Além disso, outro questionamento surge. Mas se vaza pelo bico, o bico está ruim?

Portanto, a resposta é não, é comum que esse vazamento ocorra por estar sempre esquentando e esfriando.

Apesar da borracha ter uma propriedade mecânica de retornar ao ponto de partida, mesmo após um grande esforço, como todo e qualquer material, essa mesma borracha não volta 100% ao original.

Já que explicamos a parte física da questão, agora vamos falar sobre a importância da calibração.


Calibragem dos pneus: como funciona

A calibração juntamente com outros serviços como a cambagem e o alinhamento são fundamentais para que os pneus funcionem da melhor forma.

Como assim? 

É bem simples, quando um veículo não está com o alinhamento devido e nem a cambagem, os pneus tendem a se desgastar de uma forma irregular.

E com esse desgaste irregular, faz com que seja necessário  a troca dos pneus antes do tempo, além de não apresentarem uma segurança para quem está dentro do veículo.

O ar dentro do pneu é medido em Libras, que é a unidade de massa utilizada pelos ingleses.

Uma vantagem de estar sempre com os pneus calibrados é a redução no consumo do combustível. Sei que agora você ficou mais interessado nesse artigo.

Vou te explicar o porquê da redução de combustível, quando o pneu está com a calibragem abaixo do ideal pensado para aquele veículo, o mesmo necessita fazer mais força do que o normal.

Isso acontece também quando você acrescenta mais peso, exemplo: Quando você está com o carro cheio de gente e acrescenta as malas para um passeio. Não só a suspensão que sente os pneus também sentem. 

Não é ideal utilizar os pneus com libras a mais porque não dá a mesma estabilidade para o veículo.


Calibragem: estabilidade

A estabilidade de um automóvel depende de muitos fatores, mas um dos principais são os pneus, que são responsáveis por fixar-se no solo.

Com pneu fora de calibragem, fica mais difícil e mais perigoso manter a estabilidade em curvas e principalmente em dias chuvosos.

Como já citado em dias de chuva, pneus que não estão com a calibragem ideal não tem o mesmo contato com o asfalto, assim podendo ocasionar um acidente ou uma aquaplanagem.

Aquaplanagem é quando uma película d’água impede que os pneus encostem no asfalto, tirando toda a estabilidade do veículo.


Entenda os principais benefícios de manter um pneu calibrado!

Descubra as vantagens dos pneus que realizam a rodagem, apenas com uma ótima calibragem:

1- Maior estabilidade: um carro, onde todos os pneus estão funcionando corretamente, estará mais estável para fazer curvas e dirigir em maior velocidade – sem contratempos.

2- Direção segura: além disso, quando os pneus estão calibrados, a direção ficará mais leve e confortável.

3- Economia de gasolina e demais combustíveis: com cada pneu na calibragem correta, a economia de combustível será notória. Isso acontecerá, porque o motor fará menos esforço ao transitar pelas ruas e estradas.

4- Segurança: a partir de uma estabilidade maior e uma direção confortável, será menor a ocorrência de acidentes ou problemas. Assim, aumenta-se a segurança do motorista e dos passageiros!

5- Tempo de vida: com cada pneu calibrado, a durabilidade do produto será maior. Assim, você poderá usufruir da qualidade e desempenhos dos produtos pneumáticos por mais tempo!


A calibragem de pneus economiza dinheiro e diminui o riscos de acidentes

Poucas pessoas sabem, mas, de acordo com uma pesquisa da Michelin, cerca de 50% dos veículos no brasileiro trafegam com a calibragem dos pneus incorreta e desse número 20% estão em condição perigosa.

Isso gera inúmeros problemas. Um deles é seu desgaste prematuro. Pneus com calibragem incorreta podem ter uma vida útil de até 8.500 km menor.

Além disso, andar com pneus muito cheios ou muito vazios aumentam o risco de acidentes e o consumo de combustível.


Calibragem de pneus: formas de economizar

Primeiro de tudo, para economizar no combustível, faça a verificação da calibragem regularmente. Ainda mais se você utiliza o carro diariamente.

Tenha em mente que um pneu calibrado é um automóvel mais seguro.

Evite dar arrancadas, pois assim os bicos de injeção necessitam colocar mais combustível para dentro da câmara de combustão.

Poupe em colocar muito peso dentro do veículo, ainda mais se for carro de passeio, eles não são projetados para andar com peso. Assim ,você consome mais combustível.

Priorize andar sempre em uma faixa de 2 a 4 mil rotações por segundo (RPM), sem forçar demais o motor. 

Resguarde em ultrapassagens, já que você precisa pisar mais fundo e assim, consome mais combustível.

Tente não colocar o automóvel para puxar ou empurrar objetos e coisas, pois assim você força o motor a consumir mais. 

Não fiquei utilizando o automóvel nem sempre na reserva, pois além de ser prejudicial para a bomba de combustível. Isto pode queimar e um grande risco de ficar enguiçado.  


Temos a certeza de que estas dicas irão ajudá-lo(a) a deixar o pneu do seu carro em um excelente estado! Para comprar os melhores pneus do RJ, acesse o site da Full Pneus: Clique aqui no link!


Nossa equipe está pronta para apoiar no que for preciso! Venha nos visitar!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: telefone 21 2765 6700.

Observação: possuímos um espaço destinado às crianças, onde você pode deixar o seu filho(a), enquanto acompanha o seu serviço.

 Redes Sociais

Facebook                      Instagram

 

Matérias Relacionadas

Conserto de rodas de liga leve

Oferta de Pneus em Nova Iguaçu

Medo de dirigir atinge 6% da população brasileira

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira