Super Banner

Como sei que é preciso trocar o óleo do meu carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como sei que é preciso trocar o óleo do meu carro?

No Brasil, muitas pessoas têm um sonho de possuir um carro. Mas, todo motorista sabe que ter um carro não é uma tarefa fácil. Desse modo, é preciso ficar atento com a manutenção, limpar constantemente e, também, trocar o óleo do automóvel. 

Desse modo, precisamos ficar atentos a tantos detalhes. Tudo isso para fazer o carro andar da melhor forma. Neste sentido, trocar o óleo pode trazer muitos benefícios para o seu automóvel. Como resultado, ele estará mais apto a oferecer segurança para você e sua família.

Neste sentido, estar com o carro em dia é sinal de que você pode aproveitá-lo em todos os momentos. Desde subir uma ladeira a passar por uma estrada de barro. É claro que com todos os cuidados, você poderá sentir confiança de que o seu carro terá uma boa performance.

Mas, como a maioria dos cariocas andam em asfalto, também é preciso ter uma atenção redobrada nas ruas e estradas. Não importa o ano ou modelo do carro, se certificar que as partes do automóvel estão em bom estado, é dever de todo bom motorista.

Especialmente, quando o assunto é troca de óleo. Isto porque renovar o óleo lubrificante do motor permite com que você o mantenha com uma boa durabilidade. Desse modo, a hora de trocar de óleo pode variar. 

De modo geral, temos que realizar a troca de óleo entre 6 e 12 meses ou após 5 mil a 10 mil km rodados. Mas esse mínimo ou máximo vai depender do material que você for usar no seu automóvel. Ou seja, se você usar o material do tipo mineral, quer dizer que a troca deve ser realizada no menor tempo. Caso você use o material sintético, você terá o tempo maior para realizar a troca de óleo. 

Quer saber mais? Acompanhe a seguir!


Vai trocar o óleo do seu carro? Conheça os tipos

Basicamente, existem 3 tipos de óleo:

Os óleos sintéticos possuem um aditivo químico. Dessa forma, esse tipo de óleo é todo elaborado e fabricado em laboratório.

Isso proporciona uma maior qualidade, limpeza, economia e desempenho.

Já os óleos semissintéticos são óleos naturais que passam por laboratórios e recebem adição de material químico.

Dessa forma, esse material químico ajuda o óleo natural a ter uma melhor qualidade, e com menos oxidação das peças.

Os óleos minerais naturais são extraídos diretamente do petróleo bruto.

Dessa forma, esse petróleo em seus processos de subprodutos vão gerando matérias primas para outros produtos.

Assim, o óleo é um produto que é extraído do petróleo logo que ele é retirado ou extraído das jazidas.

Agora que sabemos os tipos de óleo, temos que ir atrás de outros fatores que definem o tipo de óleo para cada veículo.


Trocar o óleo: importante serviço para o seu carro

Como podemos imaginar, o óleo é responsável pela lubrificação das peças mecânicas. Por isso, estas peças são fundamentais para o melhor funcionamento do motor.

Dessa forma, sabemos que o rim no ser humano é responsável por filtrar o sangue. Com isso, analogicamente, o filtro do carro é responsável por retirar as impurezas do óleo.

Como resultado, uma peça com uma lubrificação adequada tem o seu desgaste reduzido. Assim, isto melhora o desempenho de todo o resto do motor.

Neste sentido, todo carro necessita de lubrificação. Com isso, existe a lubrificação para o sistema de resfriamento e a lubrificação do sistema do motor.

Desse modo, o óleo tem a função de lubrificar o eixo do virabrequim.

Com isso, o eixo do virabrequim é responsável pela força que é encaminhada para os eixos que fazem as rodas girarem.

Neste sentido, o óleo é responsável por criar uma camada ou película que facilita a redução do atrito do eixo com outras peças do motor.

Agora, imaginemos que, quando uma peça gira ou se movimenta em algum sentido, ela entra em contato com outras peças.

Em seguida, ao entrar em contato com essas peças, acontece uma coisa que na física é conhecida como atrito.

Então, quanto maior o atrito entre as duas peças, maior é o desgaste.

Então, quando uma peça tem um alto atrito e pouca lubrificação, as peças, em vez de se deslocarem uma sobre a outra, começam a se deslocar uma na outra.

Não entendeu? Vamos explicar melhor.

Quando uma peça recebe uma lubrificação, essa mesma peça desliza com mais facilidade, sem que ocorra um desgaste da peça.

Agora, quando uma peça não recebe uma lubrificação ou a lubrificação é muito pouca, essa peça que deveria não desliza sobre a outra peça, o que deveria acontecer.

Como resultado, começa a ter um desgaste das duas peças. Isso porque, em vez dela passar rente a outra peça, ela passa justamente na peça. Como resultado, isso causa um desgaste daquela superfície.

Mas, um fator que muitos motoristas até experientes não se atentam é em relação ao tipo de óleo.

 


O Centro Automotivo Full Pneus está apto a fornecer os melhores serviços para o seu veículo com um custo / benefício invejável! Assim, antes de procurar na concorrência, venha em nossa loja ou fale com o nosso atendimento!


Compareça à nossa loja automotiva e confira todas as ofertas em pneus! Assim, compre sempre a sua solução na Full Pneus e tenha o seu pneu ideal!

Além disso, atuamos com excelentes serviços: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, troca de óleo, troca de filtro, conserto do motor, troca dos amortecedores, mudança da correia dentada entre outros.

Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro)

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto espera o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook        Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

Veja as principais medidas de Pneus da Pirelli

A importância da manutenção preventiva.

Cuidados com os pneus do carro no verão

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Qual pneu continental é o melhor? Qual linha e modelo escolher?

Na hora de escolher os pneus ideais para o seu veículo, é importante considerar a qualidade, desempenho e durabilidade oferecidos por cada fabricante. Neste sentido, o pneu Continental é conhecido por sua excelência e inovação.  Neste artigo, vamos explorar as características dos pneus Continental e descobrir o que os diferencia de outras fabricantes. Assim, ajudando…

Por que o pneu é tão caro?

O pneu é uma parte essencial do nosso veículo, garantindo uma condução segura e confortável.  No entanto, muitas vezes nos deparamos com preços elevados ao comprar um novo conjunto de pneus.  Mas você já se perguntou por que os pneus são tão caros?  Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que influenciam o preço dos…

Mito ou fato: Pneu remold é mais barulhento?

Quando se trata de escolher pneus para um veículo, surgem muitas dúvidas 28e mitos, especialmente em relação ao pneu remold.  A saber, uma das questões mais frequentes é se esses pneus são mais barulhentos do que os pneus novos.  No entanto, esta afirmação não é necessariamente verdadeira. A questão do barulho do pneu remold pode…

Por que o pneu estoura?

Imagine a seguinte situação: você está dirigindo tranquilamente pela estrada, quando de repente ouve um estouro alto vindo do pneu do seu carro.  Logo, você sente o volante vibrar e percebe que perdeu o controle do veículo.  Neste caso, essa é uma situação que muitos motoristas já enfrentaram e, sem dúvida, é uma das mais…

O que é pneu radial?

O pneu radial é um tipo de pneu amplamente utilizado nos veículos de hoje em dia.  Dessa forma, os pneus radiais são conhecidos por sua durabilidade, aderência e conforto.  Neste artigo, vamos explorar o que exatamente é um pneu radial e como ele difere dos pneus convencionais.  Além disso, vamos abordar a questão de quanto…

promção