Super Banner

Catalisador: Um item importante para o seu carro

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Catalisador: Um item importante para o seu carro

Conheça mais sobre o Catalisador: uma peça extremamente importante para a proteção do meio ambiente!

São muitos os componentes que fazem parte do conjunto mecânico de um veículo. Entre eles, o catalisador, que desempenha um papel importante no funcionamento do aparato, sendo responsável por converter as substâncias nocivas liberadas pelo escapamento em substâncias inofensivas antes de serem expelidas para a atmosfera.

No entanto, muitos donos de veículos acham que este equipamento é desnecessário no veículo e acabam retirando-o. Sendo assim, vamos falar sobre os perigos desta prática no texto.

Os catalisadores são exigidos em todos os veículos comercializados no mercado brasileiro desde 1997 – cerca de cinco anos após a chegada dos primeiros modelos equipados com tal recurso. Nos Estados Unidos, porém, a situação é diferente, visto que ele é considerado um equipamento obrigatório desde meados da década de 1970.

O porquê disso? Como citamos anteriormente, ele é extremamente importante para evitar a liberação de substâncias nocivas, sendo que na maioria dos casos ele consegue converter aproximadamente 98% dos gases nocivos e poluentes. Logo, acaba resultando em menor poluição no meio ambiente.

Porém, como você já deve imaginar, para que os gases tóxicos sejam convertidos em gases inofensivos, é preciso que o catalisador esteja em boas condições e, fora isso, seja de boa procedência.

Assim como praticamente todas as peças de um veículo, há sempre um modelo específico de catalisador para cada automóvel. Logo, consulte sempre o manual proprietário antes de adquirir um novo catalisador para o seu carro.

Como posso detectar que o catalisador do meu carro está com defeito?

É complexo detectar defeitos no catalisador sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem ela.

No entanto, entre os principais sintomas está o aumento da rotação do motor em marcha lenta, aumento de consumo de combustível, interrupção do funcionamento do motor após alguns minutos (caso o componente esteja entupido, gerando aumento da contrapressão no escape) e lentidão ao se pisar no acelerador.

Quais são os cuidados que devo ter com esta peça?

Como havíamos citado anteriormente, você não deve abastecer, em hipótese alguma, o seu automóvel com combustível que tenha chumbo em sua composição, já que este pode inutilizar e até mesmo entupir o componente.

É preciso ainda dirigir com cautela, sem passar por muitos buracos e/ou valetas de maneira mais “brusca”, por exemplo. Isso pode evitar impactos na região inferior do veículo, para que não haja deformações estruturais no catalisador e também danos na colmeia interna do componente.

Além disso, recomenda-se a substituição do catalisador sempre que for detectada alguma avaria – como danos na carcaça – a fim de evitar um possível superaquecimento do motor e perda de potência.

Pode remover o catalisador do veículo?

Você provavelmente já deve ter escutado por aí que o catalisador reduz a potência do motor de um carro e que muitos já até removeram o equipamento do conjunto. No entanto, esse ato é proibido por lei e pode gerar uma infração grave passível de multa, podendo gerar ainda a apreensão do veículo.

Da mesma forma que outros componentes, os carros foram projetados já com o catalisador e a sua remoção pode gerar problemas, como a contrapressão do sistema de escape ou alterações inesperadas no sistema de injeção eletrônica.

Esses problemas podem ser ocasionados por uma falha na comparação das leituras dos dois sensores de sonda Lambda presentes no escapamento. O primeiro, posicionado antes do catalisador, identifica o que está sendo expelido pelo motor, enquanto o segundo, localizado depois, identifica as substâncias processadas pelo catalisador.


Está buscando peças para o seu carro e não encontra? Faça uma visita a Full Pneus ou Entre em contato conosco aqui!


Portanto, venha agora conhecer todo o nosso Centro Automotivo e escolha o seu produto favorito!

Ficamos localizados na Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – Ficamos próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Troca de pneus e rodas é na Full Pneus

A troca de pneus e rodas em boas condições são essenciais para a segurança do seu veículo e dos ocupantes. Além disso, garantem melhor desempenho, economia de combustível e dirigibilidade mais suave. Na Full Pneus, você encontra tudo o que precisa para manter seus pneus e rodas sempre em dia. Saiba mais neste artigo! Serviços…

Filtro de Ar Sujo? Saiba o que Fazer!

O filtro de ar é um componente essencial para o bom funcionamento do seu carro, mas muitas vezes passa despercebido nas revisões e manutenções. A saber, sua função principal é capturar impurezas do ar, como poeira, fuligem e outros poluentes, antes que elas entrem no motor e causem danos. Mas como saber se o filtro…

Por que não devo usar água da torneira no meu carro?

Embora possa parecer uma solução prática e econômica, utilizar água da torneira no sistema de arrefecimento do seu carro pode trazer graves consequências para o veículo. Neste artigo, saiba os principais motivos pelos quais você deve evitar essa prática. Além de entender por que a água desmineralizada é a única opção segura e recomendada. Os…

Revisão Preventiva: quando e por que fazer?

Manter o carro em bom estado é fundamental para garantir a segurança nas ruas, evitar imprevistos e prolongar a vida útil do veículo. E a revisão preventiva é a chave para alcançar esse objetivo! Mas, com qual frequência devo levar meu carro para revisão? A resposta depende de diversos fatores, que vamos explorar neste artigo.…

A coifa da homocinética rasgou? Troque agora!

A coifa da homocinética, também conhecida como coifa da junta homocinética, é uma peça fundamental para o bom funcionamento do seu carro. Neste sentido, essa peça, geralmente feita de borracha, tem a importante função de proteger a junta homocinética, localizada na extremidade do semi-eixo, contra poeira, água, pedras e outros elementos que podem danificá-la. Mas…

promção