Super Banner

Carro barulhento. Sua suspensão pode estar com problema.

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Carro barulhento. Sua suspensão pode estar com problema.

Nenhum motorista gosta de andar com um carro barulhento. Neste sentido, ao dirigir, sentimos um desconforto ao ouvir algum barulho estranho no automóvel. Desse modo, é importante verificar o que pode estar acontecendo. 

De modo geral, barulho não é sinal de um bom funcionamento dos veículos. Isso pode ser consequência de alguma peça que está fora do lugar, no final de sua vida útil ou até mesmo a ausência de alguma peça. 

Nós, da Full Pneus, já atendemos diversos clientes que se queixaram desse problema. Por isso, alertamos constantemente o estado funcional da suspensão do carro. 

Neste sentido, sabemos que a maioria dos casos que atendemos tiveram esse mesmo problema. 

Sendo assim, focamos na solução em prestar atenção e avaliar como anda a suspensão veicular do nosso cliente. 

Mas, o que a suspensão tem a ver com ruídos, sons e barulhos indesejados? É simples entender: 

Dessa forma, a suspensão automotiva é um conjunto de várias peças que se conectam entre si para fazer com que o carro funcione corretamente. 

Sendo assim, os amortecedores, as barras estabilizadoras, os pivôs, as molas são algumas peças que compõem o sistema de suspensão. 

Com isso, é comum que os barulhos estejam vindo dos amortecedores. Caso houver algum vazamento, é importante substituir esta peça. 

Mas, o ideal é verificar todas as peças da suspensão e verificar se há a necessidade de substituir mais alguma peça. 

E você? Teve esse problema e não soube ainda resolvê-lo? Leve o seu carro para nossos especialistas para solucionar de maneira correta.


Carro barulhento: saiba mais sobre a suspensão do seu carro 

Antes de comentar sobre a troca de suspensão do seu carro, saiba o que é uma suspensão e como funciona. 

Assim, a suspensão é responsável pela estabilidade do veículo no solo. Neste sentido, quando um veículo passa em um burraco ou em um quebra mola, seja em alta ou baixa velocidade, o sistema de suspensão é o responsável por realizar essa função.

Para saber mais, o sistema de suspensão é composto pelos pelas seguintes peças: 

Antes de trocar a suspensão, saiba a função de cada elemento que compõe essa parte do carro. Vamos explicar para que cada uma dessa peça faz e o que são responsáveis.

É responsável por auxiliar na limitação do movimento lateral do veículo.

Dessa forma, além de auxiliar nas falhas do asfalto, a barra estabilizadora é responsável por manter a movimentação do veículo de um lado para o outro.

Sendo assim, a barra estabilizadora é responsável por manter o automóvel fixo no chão e os lados direito e esquerdo se movimentando para o mesmo lado. 

Além disso, ela funciona também como um limitador, pois impede que uma roda vire mais para o lado que a outra. Se observados embaixo do veículo podemos ver claramente que a direção se vira para o mesmo lado e com o mesmo ângulo.

Problemas na barra estabilizadora?

A barra estabilizadora pode demonstrar alguns problemas que são observados pelo próprio motorista.

Assim, o desgaste dos pneus pode ser um dos principais itens que mais demonstra que a barra não está com seu melhor funcionamento.

Além disso, outra forma de observar que a peça está com defeito é o barulho incomum ao girar o volante. Em alguns casos, pode causar até dificuldade de girar o volante.

O amortecedor possui a função de amortecer ou reduzir o impacto.

Neste sentido, o amortecedor é acionado toda vez que o veículo passa por uma irregularidade do solo. Assim, muitas das vezes não sentimos essas irregularidades justamente por causa do amortecedor.

Problemas no amortecedor?

O amortecedor, diferente da barra estabilizadora, possui outras formas de descobrir o seu mau funcionamento.

Uma dessas características mais comuns é quando o automóvel fica dando um solavanco. Quando passa o veículo em um quebra mola ele não tem o amortecimento adequado e fica quicando.

Com isso, muitas das vezes o problema no amortecedor apresenta uma falta de estabilidade para se dirigir.

Outro ponto que pode ser observado é os barulhos quando passa em superfícies irregulares ou lomba.

O coxim está ligado diretamente ao amortecedor. Com isso, ele é responsável por fixar e dar suporte ao amortecedor.

Desse modo, essa fixação é responsável por diminuir o ruído, as vibrações e os impactos. 

Problema no coxim?

Uma das formas de observar todo e qualquer problema que venha do coxim, geralmente é proveniente de vibrações com ruídos altos vindos da parte dianteira do veículo.

Outra sensação que muitos motoristas observam é a direção desconfortável e a direção instável.

Para quem não sabe, a mola é um item que possui um grau de elasticidade muito grande. Apesar de ser um item muito resistente e com uma espessura grossa, é muito difícil tentar fazer a compressão na mão.

Desse modo, a mola é responsável por auxiliar o amortecedor a fazer a compressão e a estabilização. Desse modo, quando um veículo passa por uma lombada, o pistão do amortecedor reduz o impacto e a mola auxilia a retornar ao lugar.

Problema na mola?

Uma das características observadas é quando o veículo parece que está ficando mais baixo, isso é proveniente de mola cansada.

Esse é um dos itens que mais recebe impacto, por ficar próximo ao chão.

Desse modo, o braço oscilante é responsável por ligar as rodas ao chassi do veículo.

Problema com o Braço oscilante? 

Geralmente, o problema com o braço oscilante é o empeno, trincamento, rachadura. É uma peça muito difícil de observar se algo aconteceu, mas por se tratar de uma peça fundamental na suspensão é indicado que qualquer tipo de avaria seja logo substituída.

O pivô é responsável por acompanhar e auxiliar o movimento das rodas.

Problemas no pivô?

Ruídos agudos e/ou folgas são um dos principais indicadores de problemas com o pivô. Essas folgas e o mau funcionamento da peça é proveniente de pancadas e passar por lugares que possuem muita irregularidade.


Aproveite e venha nos fazer uma visita: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Rua Otávio Tarquino, 1248 – Nova Iguaçu – RJ (próximo a Via Dutra, sentido Rio de Janeiro). 

Central de atendimento: 21 2765 6700

Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!

 

Redes Sociais

Facebook          Instagram

 

Matérias Relacionadas

A Full Pneus atende todo o Rio de Janeiro

A importância da manutenção preventiva.

7 dicas para uma manutenção preventiva do seu carro

 

 

A Full Pneus trabalha com todas as marcas de pneu automotivo

Clique na marca de Pneu abaixo e veja se tem a sua medida

sentury

Veja também

Mais da Full

Nova gasolina já é fabricada e preços não dependem da cotação do petróleo

Com o recente anúncio da nova política de preços da Petrobras em relação à gasolina, o combustível já começa a ficar mais barato nas bombas de abastecimento. Contudo, o custo da gasolina ao consumidor continua sujeito à cotação internacional do petróleo com o qual é fabricada no mercado internacional. Os carros elétricos são substitutos naturais…

Valor gasto por musas do Carnaval daria para comprar Corolla ou Mercedes.

Apesar do carnaval já ter acabado, ainda está na memória todo o encanto dos desfiles das escolas de samba, e é claro a beleza que tomou conta dos principais jornais. O que quase ninguém sabe, é o valor astronômico de cada fantasia. As das chamadas musas e rainhas das escolas chegam ao valor de um…

O que é pneu cinturato?

No mercado de pneus, um tipo de pneu que tem ganhado destaque nos últimos anos é o pneu Cinturato.  Neste sentido, sabemos que os pneus oferecem um papel crucial no desempenho, na segurança e no conforto de um veículo.  Dessa forma, com uma variedade de tipos e modelos disponíveis, pode ser difícil para os motoristas…

Pneu, onde jogar fora?

O pneu desempenha um papel fundamental na segurança e no desempenho dos veículos.  Dessa forma, o pneu é responsável por garantir a aderência ao solo, absorver impactos e proporcionar estabilidade durante a condução.  No entanto, chega um momento em que os pneus atingem o fim de sua vida útil e precisam ser substituídos.  Nesse momento,…

O que é pneu remold e sua utilização é permitida?

O pneu remold tem sido uma opção popular entre os motoristas que buscam uma alternativa econômica e sustentável para a substituição de pneus desgastados.  Dessa forma, esses pneus passam por um processo de recauchutagem, no qual uma nova banda de rodagem é aplicada sobre a estrutura do pneu antigo, proporcionando uma segunda vida útil ao…

promção