Barra Estabilizadora do Veículo: para que serve?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Barra Estabilizadora do Veículo: para que serve?

Para que um automóvel mantenha a sua direção estável e possa transitar com muita tranquilidade, uma das peças que precisa estar em perfeito estado é a barra estabilizadora.

O carro é um maquinário, o qual detém em sua composição diversos elementos importantes. Assim, a partir do bom funcionamento em cada um, a tendência é que não ocorram danos. Como resultado, a sua experiência ao dirigir será muito satisfatória. Porém, para que isso aconteça, é preciso que as peças automotivas (como a barra estabilizadora) realizem as suas ações sem nenhum problema.


Importância de uma boa Manutenção das Peças Automotivas

Em primeiro lugar, antes de começar a falar sobre a barra estabilizadora, destacamos a importância que todos os componentes veiculares possuem. Isso porque, devido ao pouco conhecimento de alguns donos dos automóveis, muitas peças relevantes “são deixadas de lado” na hora de realizar uma manutenção preventiva.

Consequentemente, sem a pró-atividade de observar o desgaste ou possíveis contratempos nestes materiais, a possibilidade de que ocorra um problema (e que o mesmo gere um custo financeiro inesperado) será muito alta.

Além disso, quando todas as peças automotivas estão em ordem, a performance ao transitar nas ruas e estradas será muito melhor. Assim, o seu veículo responderá com muita agilidade e proporcionará uma excelente rodagem.

Portanto, é necessário que o condutor fique atento à situação atual do automóvel. Cada um dos sistemas veiculares (como o sistema de suspensão ou de injeção eletrônica) precisa de um acompanhamento especial.

Desta forma, ao menor sinal de desconfiança, procure o Centro Automotivo Full Pneus para uma revisão com os nossos especialistas em mecânica automotiva.


Barra Estabilizadora: principais informações

Muitos motoristas não sabem, mas o sistema de suspensão não possui apenas a função de absorver os impactos – os quais acometem o carro a partir de ondulações e irregularidades na pista. Assim, também há o objetivo de perpetuar a estabilidade e o comportamento dinâmico comum de um automóvel.

Como resultado, esta segunda meta das peças que compõem a suspensão manterá os pneus e as rodas em contato constante com as vias urbanas e estradas.

Portanto, dificilmente ocorrerá a perda do controle da sua direção ou outras instabilidades. Desta forma, esta barra possui um papel de grande importância dentro do funcionamento do carro.

1- O que é a Barra Estabilizadora?

Este elemento é uma peça automotiva, a qual está inserida dentro da área de suspensão do veículo. Assim, a sua função é reduzir a inclinação da carroceria nas curvas. Como resultado, manterá a boa estabilidade do automóvel. 

2- Como ocorre o seu funcionamento?

Ao implementarmos um aumento de velocidade no automóvel, sempre que realizarmos uma curva – a parte dianteira irá “mergulhar” naturalmente. Assim, um pedaço da suspensão terá uma sobrecarga e o outro lado ficará com muito pouco peso para sustentar.

Este desequilíbrio entre os lados é muito ruim para o veículo. Isso porque, poderá afetar o comportamento do seu carro, o que diminuirá a capacidade de aderência e a facilidade na frenagem das rodas. Como resultado, a direção também terá uma perda na eficiência, o que será drástico para a rodagem.

Desta forma, a barra estabilizadora age para reduzir esse risco. Portanto, quando se encontra instalada de um modo correto, a sua meta será anular estes efeitos. Assim, impedirá que a dinâmica do automóvel fique instável, forçando a roda interior a se manter com total aderência na pista.

Consequentemente, ao ser “torcida” pela compressão da suspensão no exterior da curva, exercerá uma compensação na parte interior. Portanto, empurrará o veículo em direção ao piso.

3- O que são as Barras Estabilizadoras Ativas?

Nos últimos tempos, os automóveis esportivos e outros top de linha sofreram algumas melhorias. Assim, com relação a esta peça automotiva, isso não seria diferente. Portanto, um dos equipamentos (os quais fazem parte do composto veicular de veículos modernos) é a barra estabilizadora ativa.

Como resultado, este elemento possui algumas inovações em tecnologia, o que tornará mais agradáveis as viagens e passeios. Desta forma, em alguns modelos da linha Audi (por exemplo), há um mecanismo eletromecânico, o qual permite ao motorista controlar a estabilidade da carroceria do carro.

Assim, a partir deste pequeno motor elétrico, o modo de monitorar a reação do veículo – frente a instabilidades e possíveis ondulações em uma estrada ou rua – será muito mais adequado!

4- Para comprar uma barra estabilizadora, devo procurar produtos originais?

Em alguns casos, isso não será necessário. Assim, será possível utilizar peças recondicionadas para equipar o seu carro. Porém, a melhor opção sempre serão os materiais originais.

Observação: tenha o máximo de atenção ao adquirir as soluções não originais. Portanto, procure o apoio de uma loja automotiva que tenha reconhecimento no mercado. Como resultado, ao efetuar uma compra nesta localidade, você terá plena confiança de que está realizando um ótimo negócio.


Dicas para manter uma Boa Manutenção nos Componentes do seu Carro

Agora que você identificou as principais características e comprovou a importância desta solução, será interessante conhecer os melhores métodos para cuidar do seu automóvel. Assim, com esta finalidade, nós preparamos uma lista, com diversas dicas para manter a revisão do carro em dia.

Como resultado, estas ações proporcionarão um excelente apoio na manutenção da performance e do desempenho de seu automóvel. Portanto, confira os tópicos abaixo:

  • Mantenha o controle do sistema de suspensão: confira a depreciação das peças automotivas que estão neste conjunto. Assim, além de preservar a barra estabilizadora, você manterá intactos outros materiais;
  • Verifique a situação dos freios: estes elementos são indispensáveis para que o carro não sofra acidentes ou ocorra a perda da direção ao dirigir. Portanto, tenha atenção ao primeiro sinal de defeito;
  • Confira os óleos do carro: o óleo do motor, freio e câmbio precisam estar em um nível correto. Assim, pelos menos uma vez na semana, confira estes 3 elementos;
  • Carregue a sua bateria: a bateria realiza a ligação do motor. Portanto, é necessário que esteja com a carga em um estado aceitável para que o carro transite;
  • Correia Dentada: esta peça transmite os movimentos entre cada eixo paralelo. Assim, permite que o veículo rode sem maiores dificuldades. Assim, tenha cuidado e acompanhe o seu desgaste natural, a fim de que realize a troca no momento certo (confira sempre o manual).

Para que a sua barra estabilizadora e as outras peças funcionem corretamente, conte com o apoio da Full Pneus. Assim, nosso estabelecimento conta com equipamentos de última geração para desenvolver a sua manutenção automotiva!

Venha nos fazer uma visita: Av Nilo Peçanha, 1249, Nova Iguaçu-Rio de Janeiro – próximo à Via Dutra (direção do Rio) na saída 178B.

 
Central de atendimento: 21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço para as crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira