Ar Condicionado Automotivo: Dicas, Curiosidades e Cuidados

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Ar Condicionado Automotivo: Dicas, Curiosidades e Cuidados

O ar condicionado automotivo é um componente importante para que o condutor e os passageiros tenham muita tranquilidade e conforto.

No Verão do Rio de Janeiro, as temperaturas aumentam em larga escala. Assim, é extremamente comum que os termômetros marquem 40 graus nos dias muito quentes. Como resultado, quem dirige e transita com o automóvel, nos horários mais ensolarados, sofrerá os efeitos deste calor. Porém, caso o seu carro esteja com o ar condicionado automotivo funcionando de forma plena, dificilmente ocorrerá algum problema de desconforto.

Há algum tempo, este item era considerado um artigo de luxo . Contudo, a partir de uma elevação das temperaturas no dia a dia, se tornou algo indispensável para boa parte dos condutores.

Como resultado, as principais fabricantes vendem os carros com este produto instalado. Já nos casos dos veículos usados sem ar condicionado, o condutor deverá ir em um Centro Automotivo e solicitar a sua implementação.

Assim, quando um carro tem um ótimo ar condicionado, a temperatura do lugar ficará muito agradável. Além disso, é necessário que a manutenção esteja em dia. Isto porque, há a possibilidade de que o acúmulo de sujeira e poeira gere algum dano nesse dispositivo.

Assim, infelizmente, quando o motorista não está atento, isso pode ocorrer e trazer diversos problemas. Deste modo, tomar os cuidados necessários é muito importante. Portanto, iremos falar mais sobre este tema, com o objetivo de evidenciar alguns pontos relevantes sobre o ar condicionado automotivo.


Dicas para ter o Melhor Ar Condicionado Automotivo

Como qualquer outra peça automotiva, o ar condicionado do carro precisa ser de alta qualidade para não trazer nenhum tipo de contratempo no futuro. Além disso, a partir da observação de certas características, o motorista não irá correr o risco de adquirir um veículo que possua este componente em um estado ruim.

Assim, a fim de apoiar na sua escolha por um ar condicionado automotivo, iremos dar alguns toques excelentes:

Escolha o Melhor Tipo de Ar Condicionado para o Automóvel

Em primeiro lugar, antes de fazer a aquisição de um novo carro, é preciso identificar qual o modelo de ar automotivo que este veículo utiliza. Como resultado, você poderá decidir se prefere um modelo com o ar manual ou digital.

  • Manual ou Analógico: é o formato mais simples do segmento. Assim, possui como principal característica a regulagem de temperatura, com o comando que vai da escala azul (frio) até a vermelha (quente). Apesar disso, como desvantagem, não há como estabelecer uma temperatura exata.
  • Digital: tem uma estrutura similar a analógica. Porém, neste componente é possível definir, de forma correta, a temperatura. Como resultado, é um equipamento mais moderno do que o anterior.

Portanto, a partir dessa diferença, a primeira dica é que você observe qual tipo existe no carro que deseja comprar. Assim, será possível decidir o que irá lhe atender melhor no seu dia a dia.

Use o componente em uma temperatura que gaste menos combustível

Quando o motorista utiliza esta peça automotiva na velocidade máxima (para atingir a menor temperatura), haverá um consumo maior do combustível do carro. Isto acontece, porque o compressor terá que retirar o máximo de força do motor. Como resultado, o motor irá “trabalhar em uma escala maior”, o que gastará muita energia.

Portanto, é importante manter uma temperatura entre 22ºC e 23ºC. Assim, além do ambiente ficar agradável, isto contribuirá para que o seu motor mantenha uma boa atuação no dia a dia. Como resultado, o consumo será menor.

Mantenha a Manutenção em Dia

O ar condicionado automotivo precisa de muitos cuidados e uma atenção especial. Isto porque, devido ao seu excesso de uso, a tendência é de que apresente a necessidade maior de diversas revisões e melhorias. Além disso, existem alguns pontos específicos que são relevantes para que o conforto do motorista e dos passageiros não seja afetado. 


As Curiosidades sobre o Ar Automotivo

Assim como a própria criação do automóvel moderno, o ar condicionado automotivo possui alguns fatos curiosos. Como resultado, existem algumas histórias e situações, as quais merecem destaque neste artigo.

Portanto, gostaríamos de enfatizar alguns fatores muito interessantes sobre esse produto:
  1. O surgimento do primeiro componente em um carro: ocorreu em 1939, através da empresa Packard. Porém, apenas em 1954, foi comercializado o primeiro veículo com ar automotivo do mundo para o mercado.
  2. Falta de praticidade: no início, o equipamento ocupava todo o porta-malas do carro. Assim, algum tempo depois, com a evolução da tecnologia, esse “trambolho” foi deixado de lado.
  3. Custo do equipamento: estima-se que o valor dessa peça fique entre 6 e 8% do custo de mercado do carro.
  4. Fumar: como o ar condicionado automotivo cria uma circulação de ar no ambiente, quando uma pessoa fuma no veículo, alguns resíduos podem se armazenar em boa parte do estofamento. Como resultado, isto poderá trazer várias toxinas, as quais irão prejudicar a sua saúde.
  5. Seguro cobre o ar condicionado do carro: alguns pacotes de seguro automotivo incluem a possibilidade de realização da manutenção do componente sem nenhum custo a mais. Porém, é preciso que o proprietário fique muito atento(a) e verifique se a sua apólice inclui essa atividade.

Cuidados Essenciais com este material no dia a dia

Agora que você conheceu algumas dicas e descobriu as curiosidades sobre esse componente, deve estar uma dúvida sobre os cuidados com esse material. Assim, fizemos uma lista com as medidas mais importantes.

Como resultado, a partir de uma atenção redobrada, você terá um produto em constante funcionamento, sem nenhum inconveniente. Portanto, confira:

Higienização

Em primeiro lugar, para que o ar automotivo funcione da maneira correta, é preciso que esteja sempre limpo. Assim, higienizar esse material é de suma importância. Além disso, realizar este procedimento é algo simples: troque o filtro da cabine de 12 em 12 meses, verifique sempre o filtro (principalmente, se rodar em estradas de terra) e não esqueça da tubulação (procure um Centro Automotivo especializado).

Não deixe o Ar desligado por muito tempo

No período de temperaturas mais frias, é comum que os condutores acabem por não usar esse componente. Mas, mesmo que não seja o momento ideal, evite deixar o ar condicionado sem funcionamento por muito tempo. Isto porque, esta atitude pode gerar alguns problemas no futuro. Portanto, ligue – pelo menos – por alguns minutos, mesmo que você esteja vivendo uma época de Inverno.

Observe se há um superaquecimento ou vazamento no material

O ar condicionado para automóveis possui diversas peças. Assim, existem as mangueiras, o compressor, as polias, a válvula de expansão, o termostato, dentre outras.

Como resultado, há o risco de que alguma delas falhe, o que irá causar um defeito. Portanto, fique atento(a) aos sinais do título acima. Isto porque, podem identificar se existe algum problema – o qual precisa ser resolvido com muita urgência. 


Cuidado Extra: para que o seu componente de ar condicionado automotivo funcione 100% todos os dias, não deixe de buscar o apoio e a manutenção correta com a Full Pneus! Assim, a nossa equipe está pronta para lhe dar o apoio necessário em todos os momentos!


Venha nos Visitar!

Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – RJ – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >