Como escolher o jogo de pneus ideal para o seu carro?

Autor: Full Pneus

Compartilhar:

Como escolher o jogo de pneus ideal para o seu carro?

Transitar com um excelente jogo de pneus será o diferencial para alcançar uma ótima experiência com o seu carro. Porém, você sabe como escolher o produto ideal?

O produto pneumático é um dos componentes mais importantes do veículo. Assim, desempenha uma função relevante: é o primeiro contato com o solo. Como resultado, proporciona mais estabilidade para e permite que o motorista dirija, sem maiores dificuldades. Além disso, um bom jogo de pneus irá apoiar o veículo na obtenção de uma performance única. Portanto, saber escolher o produto ideal para o seu carro irá trazer diversos benefícios e vantagens.


Principais Informações sobre um Pneu

Em primeiro lugar, para que o motorista escolha de modo acertado, é preciso conhecer algumas informações sobre o jogo de pneus. Assim, será simples identificar aquele que está de acordo com os seus desejos e necessidades.

1- De que materiais é formado um produto pneumático?

A maioria da composição de um pneu é um conjunto que envolve uma borracha natural sintética e o negro de fumo (um derivado de petróleo). Como resultado, confere ao material muita resistência a qualquer tipo de piso.

Além disso existem outros elementos, que ajudam na manutenção da estrutura deste produto pneumático. Portanto, para o seu conhecimento, descubra cada um nos tópicos abaixo:

  • Talões: compostos por aço e um revestimento de borracha, proporcionam a vedação hermética entre a jante das rodas e os jogos de pneus.
  • Flanco: um tipo de espessura maior, a qual é inserida do piso até o talão. Assim, a sua função é manter o produto pneumático estável em suas laterais.
  • Lonas: constroem o formato do pneu, a partir da inserção de cordas de fibra. Como resultado, estes materiais são entrelaçados e cobertos com borracha. Portanto, isto proporcionará uma boa capacidade flexível (mas, sem tornar esta solução totalmente elástica).
  • Piso: a área com uma maior maciez deste produto. Assim, é esta parte que entra em contato com o solo. Como resultado, traz ao veículo muita aderência, além de melhorar o amortecimento nas pistas. Portanto, o piso irá proporcionar conforto, segurança e tranquilidade.
  • Coluna: reforça a área do pneu, que se localiza no centro do produto. Assim, realiza uma função de proteção. Isto porque, este local é muito vulnerável.
  • Lamela e Sulco: são as texturas que funcionam como dispersores de materiais externos, os quais possam entrar nos produtos pneumáticos. Assim, como exemplo, podemos citar: lama e água.

2- Duração da Vida de um Jogo de Pneus

Uma questão, a qual intriga muitos motoristas, diz respeito ao tempo de utilização de um produto pneumático. Isto porque, muitos pensam que apenas a depreciação do material emborrachado demonstra o desgaste de um pneu.

Mas, isto não é uma verdade. Assim, como este material é manufaturado e com diversas características próprias, a sua durabilidade precisa ser monitorada. Isto porque, alguns fatores podem influenciar em sua vida útil:

  1. Data da Fabricação: em primeiro lugar, este fator deve ser observado. Isto porque, independente do uso no dia a dia, o prazo de garantia – fornecido pelos fabricantes automotivos do mercado – é de 5 anos. Assim, fique atento(a) e observe esta data, a fim de não ultrapassar esse limite em destaque. 
  2. Umidade, temperatura e pressão: estas três características também precisam ser analisadas, de tempos em tempos. Isso porque, causam uma interferência direta na manutenção deste produto. Como resultado, caso não haja uma atenção recorrente, poderá ocorrer o comprometimento de toda a estrutura.
  3. Estepe: é muito comum que os motoristas se esqueçam disso. Assim, não realizam a calibragem, durante um período correto. Consequentemente, a depreciação deste pneu, em particular, será mais acelerada do que a dos outros presentes no automóvel.

– Observação: como descobrir a data de criação de um produto pneumático? 

Para saber esta informação, é preciso olhar em sua lateral. Assim, neste local, há um código de identificação. Como resultado, a data é caracterizada pelos 4 últimos dígitos: os primeiros 2 numerais indicam a semana e os outros dois dizem respeito ao ano.

Desta forma, caso o seu pneu tenha o código 1017, significa que a sua fabricação ocorreu na décima semana do ano, em Outubro de 2017.

3- Principais Cuidados que o jogo de pneus precisa ter no dia a dia!

Uma dúvida, muito comum entre boa parte dos condutores, é sobre os cuidados que são necessários para manter este produto transitando de um modo correto. Assim, para lhe ajudar, queremos dar algumas dicas:

  • Faça o rodízio dos seus pneus de 10 em 10 mil km.
  • Caso o volante trepide ou puxe para um lado, será preciso realizar o balanceamento e o alinhamento.
  • Evite as freadas bruscas. Assim, você evitará um desgaste maior do produto.
  • Procure desviar de buracos e ondulações. Isto porque eles podem causar problemas e danos ao material.
  • Obedeça aos limites de velocidade e às regras de trânsito.

Como identificar o melhor pneu para o meu carro?

No segmento automotivo, existe uma ampla variedade de produtos pneumáticos. Assim, o consumidor possui muitas opções para analisar, a fim de escolher por aquele que irá proporcionar uma performance superior.

Porém, quais são os atributos que um motorista deve observar antes de fazer a sua escolha?

Pensando nisso, gostaríamos de fornecer algumas dicas excelentes. Como resultado, será mais simples e fácil optar por um material de imensa qualidade. Portanto, confira cada um dos toques:

– O seu jogo de pneus precisa proporcionar conforto

Muitas pessoas dirigem um grande número de horas nas ruas. Assim, para não terem problemas físicos, é preciso que a dirigibilidade seja agradável. Portanto, os pneus são muito importantes. Isto porque, contribuem para que a estabilidade não tenha alterações repentinas. Importante: pneus esportivos fornecem menos conforto, já que têm uma camada mais fina (isso aumenta o atrito com o solo).

– Procure um produto de ótima durabilidade

O jogo de pneus, que está inserido na categoria highway terrain (HT) , além daquele considerado “de passeio” possui uma excelente vida útil. Porém, o modelo mud terrain (MT) e os de maior desempenho têm um desgaste mais rápido.

– Pneus para os Dias Chuvosos

Não são apenas os pilotos de Fórmula 1 que devem se preocupar com isso. Assim, é importante que o motorista adquira um produto pneumático que tenha desenho na banda de rodagem.

– Observe alguns fatores específicos, como a Medida e as Etiquetas de Identificação

Estas características técnicas são importantíssimas e precisam ser averiguadas, antes de comprar qualquer pneu.

– Por último, leia todo o Manual do Carro

Este documento é de extrema relevância. Isto porque, detém um grande número de informações – que irão apoiar o automóvel na manutenção do seu bom funcionamento. A partir destas dicas, será fácil optar pelo produto adequado. 


Você quer que o seu automóvel transite com o melhor jogo de pneus do mercado? Então, venha na Full Pneus e confira todas as nossas Promoções e Novidades neste segmento!


Atuamos com diversas marcas como Michelin, Pirelli, Continental. Hankook, Yokohama, Goodyear, Dunlop, dentre outras!

Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 1249 – Nova Iguaçu – Rio de Janeiro – próximo à Rodovia Presidente Dutra (sentido Rio) saída 178B.
 
Central de atendimento21 2765 6700
 
Importante: a nossa empresa possui um espaço destinado às crianças, onde você poderá deixar o seu filho ou filha com toda a segurança – enquanto aguarda o final de sua compra ou serviço!
 
Preços de Pneus Promoção
Redes Sociais
 
Facebook                          Instagram

Matérias Relacionadas

Escolha o seu fabricante de pneu

Pneus RJ
pneu-michelin-rj
pneus-goodyear-full-pneus-rj
pneu-bridgestone-rj
pneu-yokohama
Pneus Dunlop RJ
jinyu-pneus-full-pneus
zeta-pneus-rj
pneus-fate-nova-iguacu
pneu-maxxis
pneu-achilles-rj
pneu-comforser-rj

temos outras marcas

Confira

Últimas notícias mais notícias >